Quando escrevi aquele post sobre os benefícios do sono para a saúde e a beleza algumas meninas me enviaram e-mails preocupadas, inclusive a Cláudia, que trabalha no período noturno. A dúvida delas é “o que fazer para conservar a saúde e a beleza se eu não tenho como dormir à noite?”
Como cada vez mais as cidades funcionam 24h por dia, sem interrupções, e como milhares de pessoas trabalham no período noturno, acho que esse assunto vale um post. Vamos lá!
O ser humano tem suas atividades organicas organizadas em torno do ciclo de 24 horas, de forma que a frequência cardíaca, a pressão sanguínea, a temperatura corporal, dentre outros, funcionam dentro dessa ritmicidade. Por causa disso é importante manter horários equilibrados, pois a quebra dos ritmos e rotinas organicas alteram a sincronicidade do funcionamento do organismo, acarretando inúmeros males.
Por causa disso já se sabe que quem fica acordado durante a noite corre mais riscos de sofrer problemas cardiovasculares e metabólicos. Além disso, já está comprovado ficar de vigília durante a noite pode causar arritmias, hipertensão e obesidade.
Mas o que fazer para reverter esse quadro?
Primeiro, estabeleça um horário correto e rígido para dormir, porque é preciso regular o relógio biológico. Dormir cada dia em um horário piora ainda mais a situação, porque o organismo fica completamente desregulado.
Durma, no mínimo, seis horas por dia sem interrupções, pois é quando dormimos profundamente que há uma maior reparação e restauração do organismo. Para se recuperar, o cérebro precisa de descanso, e quanto mais profundo é o sono, maior é a recuperação cerebral.
Para recuperar o sono perdido, tanto as horas dormidas quanto sua intensidade são importantes. Parte das horas de sono mais restauradoras acontece quando dormimos profundamente. Apesar dos verdadeiros efeitos do sono ainda estarem sendo estudados, é geralmente considerado um período de recuperação para o cérebro. E quando você dorme mais, permite que seu cérebro passe mais tempo nessa fase rejuvenescedora.
Facilite seu sono evitando assistir TV antes de dormir. Além disso, nada de tomar café, refrigerantes, chá mate ou bebidas estimulantes de noite, pois isso interfere na qualidade do sono.
O quarto de dormir deve ser aconchegante, escuro, arejado e sem ruídos, pois isso facilita o relaxamento.
Enquanto você dorme a casa deve permanecer em silêncio, pois os ruídos impedem o relaxamento total, o que interfere nas fases do sono e, consequentemente, na reparação do organismo.
Seguindo essas dicas, dá para amenizar os efeitos das noites sem dormir!
Beijos
Ju
@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br