Tem gente que fala, fala, fala e não sabe nada sobre plantas medicinais. Mais do que isso: tem gente que usa essas plantas e nem conhece o poder que elas têm. Alho, alecrim, babosa são algumas das riquezas que a natureza oferece para diminuir o inchaço, curar queimaduras ou até mesmo aliviar a ansiedade. O bom de tudo isso é que essas plantas, além de ajudarem na saúde, podem ser usadas em receitas, plantadas em casa e não precisam de grande investimento financeiro para cuidar.
O alho, por exemplo, ajuda a combater o colesterol alto e ainda aumenta a imunidade do corpo. Isso porque ele contém alto teor de vitaminas, A, B2 e C, que ajudam também a manter a pele esticadinha e com a produção de colágeno em dia. Uma boa forma de consumir o alho é na comida, como tempero, e também de forma mais forte: cru! O cheiro e o sabor podem assustar, mas deixar cerca de 0.5 g de alho moído misturado com 30 ml de água em temperatura ambiente ajuda na saúde e é mais potente na cura de doenças como gripe e nariz entupido. O indicado é consumir duas colheres deste xarope por dia.
A calêndula também tem um sabor mais amargo, mas é ótima para cicatrizar pequenos cortes na pele e tratar infecções em feridas. Ela é famosa pela tinta que solta e é essa tinta que ajuda a combater a infecção. Tem muitas pomadas feitas à base da calêndula que ajudam a amenizar as varizes e hematomas. Ela ainda ajuda a tratar acne no rosto e fungos nos dedos, além de amenizar as cólicas durante a TPM. Que maravilha, né? Para usá-la de forma correta, coloque uma xícara de sobremesa da flor em uma xícara de chá com água bem quente. Depois, espere por 10 minuto e coe antes de beber.
O agrião está presente na maioria dos pratos de saladas em casa ou no restaurante. A planta ajuda a melhorar problemas respiratórios, como bronquites, renites e sinusites. O agrião também ajuda a eliminar os líquidos retidos no corpo, já que é altamente diurético e anti-inflamatório. Você pode consumi-lo da forma mais comum, em saladas, e também em sucos ou vitaminas, batidas no liquidificador com frutas, leite e gelo.
A babosa ajuda a combater a caspa e a devolver o brilho para os cabelos. Por isso é muito usada em tratamentos estéticos. O bom da babosa é que ela pode ser encontrada em cremes para recuperar os fios. Se você preferir, pode passar a planta diretamente no cabelo e deixar o leite que vai sair da babosa por cerca de 20 minutos no couro cabeludo. Assim, você ficará com cabelos cheios de brilho e sem caspa e nem piolhos! É preciso tomar cuidado para não ingerir a babosa, ok?
O tempero alecrim fica gostoso na comida, mas também pode melhorar as crises de enxaqueca. Uma colher de óleo de alecrim aplicada na testa ou na nuca, com massagens suaves, ajuda na dor de cabeça mais leve até mais intensa. Se você quiser, pode diluir essa quantidade em uma colher de azeite de oliva para render mais. A massagem deve ser bem suave, em movimentos circulares.