Pele hidratada é tudo de bom, né?
Existem duas formas de manter a pele hidratada, a interna e a externa.
A hidratação interna se dá pela ingestão de líquidos, como a água, os sucos naturais e a água de coco.
Para hidratar a pele internamente, é preciso, então, ingerir bastante líquido, numa média de 8 copos de água por dia.
O suor, que é constituído de água e sais minerais, é quem trás a água das camadas internas para a epiderme e garante, assim, a hidratação da pele. Como suamos mais no verão, a pele fica bem mais hidratada do que no inverno, apesar de todo o calor.
No inverno devemos, então, lançar mão de hidratantes mais potentes, que evitam a perda hídrica.
A hidratação externa ocorre quando utilizamos produtos hidratantes, como loções e cremes hidratantes, que depositam substâncias hidrofílicas nas camadas externas da pele.
Os hidratantes mais leves são específicos para o verão, e os mais densos são próprios para o inverno, que é quando devemos usar produtos mais concentrados e com tecnologias mais modernas, como as nanosferas , que levam a ativo hidratante para as camadas mais profundas da pele.
O mecanismo de atuação dos hidratantes ocorrem por oclusão, por umectação ou por hidratação ativa.
A atuação por oclusão é feita com ativos emolientes, como a lanolina e a vaselina.
Na atuação por umectação, utilizam-se substâncias que retém água na pele, como a glicerina e o propilenoglicol.
Na atuação pode hidratação ativa, são utilizados ativos que possuem capacidade higroscópica, como os alfa-hidroxiácidos e derivados.
Um questionamento que muita gente faz é se os óleos realmente hidratam, e o que acontece, na verdade, é que os óleos são substâncias oclusivas, que evitam que a água evapore através da pele, o que mantém o equilíbrio hidrico e, consequentemente, a hidratação, o que é bem diferente de hidratar.
O certo é que precisamos manter a pele hidratada, por qualquer mecanismo de atuação, para garantirmos uma pele macia, elástica e saudável.
Beijos
Ju
[email protected] /https://www.facebook.com/JuLopesPE