in

Manchas de Verão: Como Evitar?

Contei, no post anterior, um pouco do drama das minhas manchas de pele. Daí achei legal fazer posts explicando como elas surgem, como evitar e como tratar.

O Que Causa As Manchas?

São vários os causadores das manchas, como a ação do tempo (manchas senis), hormônios, herança genética, alguns alimentos (tudo o que for cítrico mancha a pele!), mas o pior de todos, o responsável mor, o capitão do time, é o tal danado do sol! O problema maior do sol é que o efeito dos raios solares na pele é cumulativo. Assim, são somados todos os efeitos causados por todas as horas de exposição solar a que ficamos submetidos desde que nascemos. Triste, a vida!

Em relação às manchas, o que acontece é que o excesso de exposição solar, que varia de pessoa para pessoa, e, consequentemente, de raios solares, acaba estimulando a produção de melanina de maneira irregular, o que dá origem às manchas. As meninas de pele clara são as que mais sofrem com o problema, assim como as meninas que se expõem muito ao sol. As áreas mais afetadas são as áreas mais sensíveis, como o colo, o rosto, as mãos, os ombros, os braços e o pescoço, mas elas podem aparecer em qualquer parte do corpo.

ROSTO_COR

Filtro Solar: A Melhor Arma!

Por isso, para evitar esse tipo de problema, a melhor arma é o filtro solar e não tem conversa! Além de evitar as manchas, o filtro solar também ajuda no clareamento das mesmas. O filtro precisa ser aplicado antes da exposição solar e reaplicado de 2 em 2 horas, sempre que transpirarmos demais ou após mergulho no mar ou na piscina. Escolha o filtro solar mais indicado para o seu tipo de pele (oleosa, seca, mista, sensível etc), bem como o fator de proteção mais adequado. Outra coisa que vale lembrar: filtro solar não é só para o rosto! Ele pode, deve e precisa ser aplicado no corpo todo, certo?

Ainda no quesito filtro solar, vale alertar que qualquer tratamento para manchas deve ser acompanhado de filtro solar, porque a pele tende a ficar muito mais sensível com o uso de ácidos e ativos clareadores. Quem usa ácidos ou clareadores e “esquece” o filtro solar tem grandes chances de acabar com manchas bem maiores do que aquelas que pretendia tratar!

Dicas Extras

Além disso, evite a exposição solar direta das 10 às 16 horas, pois é nesse horário que há a maior incidência dos raios ultravioleta do tipo B, que são causadores do câncer de pele. Em todos os casos, vale abusar de bonés, chapéus (de abas largas!) e demais acessórios que ajudem a proteger a pele do efeito dos raios solares.

O Tratamento

Ainda falarei sobre os tratamentos disponíveis em um tópico específico, mas, só para ilustrar, são muitas as substâncias clareadoras que podem ser utilizadas em casa, como a hidriquinona, o ácido azeláico e o ácido retinóico, por exemplo, que dificultam a formação de novos pigmentos. Existem, ainda, os procedimentos feitos em consultórios, como lasers e peelings, mas isso é assunto para outro post!

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Meu Rosto Manchou! O Que Fazer?

Alimentos Que Turbinam a Sua Saúde!