Fazer dieta não é fácil, e conseguir emagrecer definitivamente é mais difícil ainda, porque somos seres de “hábitos” constantes, e mudar esses hábitos, que construímos ao longo dos anos, não é nada fácil!
Vejam truques para emagrecer definitivamente e acabar com o efeito sanfona!
Restrição de Grupo Alimentar Não Funciona!
Os partidários da dieta das proteínas, e de muitas outras que pregam a restrição de algum grupo alimentos que me perdoem, mas pra perder peso e, principalmente, manter o peso perdido, é preciso comer de tudo um pouco, de forma equilibrada.
É lógico que, estando de dieta, você não vai comer sorvete todo dia o dia todo, mas cortar completamente esse ou qualquer outro alimento da dieta não funciona, porque ninguém consegue sustentar essa privação por muito tempo, e isso, aliás, já foi objeto de estudos científicos.
Portanto, ao invés de excluir tudo o que mais gosta da sua dieta, se reeduque e aprenda a comer tudo, mas em pequenas porções e de forma controlada.
Mastigue Bastante e Coma sem Pressa!
Engolir a comida, quase sem mastigar, com toda pressa do mundo é um péssimo negócio! Isso porque, estudos revelam, quem come muito rápido tem 84% a mais de chances de ficar obeso do que quem come devagar, mastigando bem os alimentos. A razão disso é que para que o corpo receba do cérebro o sinal de que estamos satisfeitos e, portanto, não devemos comer mais, demora, em média 20 minutos, e quem como rápido não chega nem perto desse tempo e, por isso, acaba comendo bem mais.
Portanto, para emagrecer, mastigue bem os alimentos, coma devagar, com calma, dando o tempo necessário para que o cérebro envie o sinal de saciedade para o organismo. Além disso, comendo rápido nem dá pra sentir direito o sabor do alimento, né?
Dormir é Preciso!
Inúmeros estudos já comprovaram que quem dorme pouco ou dorme mal, tende a comer mais e a ser mais gordo. Isso acontece porque é durante o sono que o organismo produz leptina, que é hormônio que controla a sensação de saciedade. Assim, quem dorme menos, produz menos leptina e, consequentemente come mais e ganha mais peso!
Mas não é só isso! Quem dorme pouco produz uma maior quantidade de grelina, o hormônio que “dá fome” e, ainda, reduz o gasto energético em até 55%. Ou seja, dormir é preciso!
Dê Fim Ao Estresse!
O estresse é um dos maiores inimigos do emagrecimento, já que, dentre outras coisas, ele desencadeia a vontade de comer mais, e sempre alimentos super calóricos, gordurosos e cheios de açúcar, como para que, tendo prazer na alimentação, se “compense” o estresse vivido. E, além disso, o estresse está relacionado com o cortisol, hormônio nada amigo de quem pretende perder uns quilinhos!
Portanto, se o estresse é o seu problema, busque meios de relaxar e dar fim a esse maldito, que de bom não proporciona coisa nenhum!
São truques simples, mas que, se conseguirmos incorporar ao nosso dia a dia, fazem toda diferença nos processos de emagrecimento e manutenção do peso. Que tal começar?
Beijos
Ju Lopes