A dieta alcalina, que vem tomando conta das redes sociais e dos demais meios de comunicação, baseia-se no fato de que o nosso organismo foi, supostamente, programado para ser alcalino. Prova disso é que o pH da imensa maioria das nossas células e fluidos é alcalino. Até o nosso sangue é ligeiramente alcalino, de forma que o nosso organismo tente a usar de inúmeros meios para manter esse teor de alcalinidade no sangue.
Entretanto, o organismo também cria, através de suas funções corporais, ácidos e, por isso, precisa de um sistema que equilibre essa acidez para se manter alcalino. Teoricamente, a reserva de alcalinidade do organismo manteria essa “balança” equilibrada, só que, com a dieta absolutamente errada que a grande maioria da população tem, que, geralmente, é rica em alimentos ácidos, o organismo não consegue “dar conta”.
Só para ter uma ideia, vamos pegar uma bebida consumida largamente no mundo todo, que é a Coca-Cola. Essa bebida tem o pH entre 2 e 3, que é altamente ácido. Isso, em conjunto com a enorme quantidade de porcarias, fast food, produtos lácteos e carnes que consumimos diariamente gera o caos orgânico! A grande maioria dos alimentos consumidos hoje são ácidos, como o açúcar, as gorduras, os fermentos, o álcool, os alimentos refinados e os produtos lácteos, por exemplo.
Supõe-se que muitas doenças são derivadas dessa acidez excessiva, dentre elas a osteoporose, já que para manter o pH alcalino, o organismo usa suas reservas, como o cálcio, e menos cálcio significa mais problemas ósseos.
Mas quais são, afinal, os alimentos alcalinos? Os alimentos alcalinos são, em sua maioria, os vegetais frescos, as sementes, os cereais integrais, a amêndoa e o limão (sim, no organismo o limão é alcalino e tem o poder de alcalinizar o sangue!), dentre outros.
Para saber se os alimentos são ou não alcalinos é preciso analisar alguns fatores. Por exemplo, se ele for rico em minerais alcalinos, como o cálcio, o magnésio, o potássio e o sódio, ele tende a ter um efeito alcalinizante. Contudo, mesmo se tiver minerais alcalinos, o alimento será ácido se conter açúcar, fungos, fermentos ou se for fermentado, processado ou refinado.
As frutas, em sua grande maioria, são consideradas ácidas devido a grande quantidade de açúcar na sua composição (frutose). As exceções aqui são o limão, que tem grande poder de alcalinizar o organismo, o abacate e a lima, além da melancia, que tem doses baixas de açúcar.
Assim, para manter o organismo funcionando direito, devemos ter uma dieta que privilegie os alimentos alcalinos (consumo médio de 80% de alimentos alcalinos para 20% de alimentos ácidos) em detrimento dos alimentos ácidos.
Além disso, não se pode esquecer que é indispensável tomar bastante água durante o dia, para manter o organismo hidratado, saudável e cheio de energia, pois a água ajuda a liberar as toxinas do organismo.
No próximo post explico direitinho o motivo pelo qual o açucar, tão consumidos nos dias de hoje, é considerado um verdadeiro veneno para a dieta e para a saúde , certo?
Beijos
Ju Lopes