in

CrossFit: O Treino do Momento!

Você já ouviu falar do CrossFit? Trata-se de um método criado pelo treinador americano Greg Glassman que mistura exercícios do atletismo, da ginástica e do levantamento de peso com o objetivo de condicionar de maneira ampla e abrangente, equilibrando as diversas capacidades físicas, como resistência muscular, força, flexibilidade, equilíbrio, agilidade, precisão, potência, resistência cardiovascular e resistência respiratória.

É dizer, a proposta do método é super potencializar a aptidão física, ajudando na eliminação do peso excedente e no ganho de massa magra.

Como é Feito o Treino?

O CrossFix é bem diversificado e nem um pouco repetitivo, já que os seus exercícios mudam o tempo todo e não seguem uma série exata e predeterminada.

CrossFit: O Treino do Momento!
CrossFit: O Treino do Momento!

Inicia-se, claro, com um aquecimento, passa-se para a “técnica, que visa o aperfeiçoamento dos movimentos executados, e então começa o treino, com exercícios sem intervalo e de alta intensidade, seguido de um alongamento.

São três os treinos básicos:

1- Execução da série proposta no menor intervalo de tempo possível;

2- Execução dos movimentos o maior número de vezes possível em um lapso temporal determinado;

3- Execução das séries propostas com aumento da carga até o limite suportável.

O tempo necessário para a aula é de 1 hora em média, e os exercícios, que incluem agachamentos e saltos, trabalham todo o corpo para simular as atividades do dia-a-dia e reeducar a movimentação, que na grande maioria das pessoas é prejudicada.

Com o crossfix corrige-se essa deficiência e a pessoa começa a se movimentar corretamente de novo, agachando, pulando, correndo, se pendurando e fazendo tudo aquilo que fazíamos quando erámos crianças.

São muitos os objetos utilizados, que incluem anilhas, barras, pneus, caixas, cordas, argolas e barris, sendo esse um dos motivos pelos quais as aulas são feitas em um ginásio aberto e sem espelhos, e não em uma sala de academia.

Para começar, é feita uma avaliação, claro, e os exercícios são de baixa intensidade.

Apesar de parecer uma “brincadeira”, o treino do crossfix é forte, mas são os praticantes, claro, que dosam a intensidade do treino, mostrando o limite de resistência do seu corpo. Isso é, aliás, muito importante para que não seja comprometida a integridade física.

Quem Pode Praticar?

O crossfix pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, já que é facilmente adaptável. Por ser adaptável, é indicado mesmo que a pessoa tenha problemas de saúde, pois tudo será feito de acordo com a pessoa, com a sua capacidade atual.

Cuidado!

Interessou? Só tome cuidado ao escolher o local em que vai fazer o treinamento. Os ginásios a que disponibilizam esse tipo de treino precisam ser afiliados e os profissionais que dão aula precisam fazer um curso preparatório, então, verifique se o treinador possui ou não o certificado e se o ginásio é ou não afiliado.

Via de regra, o crossfix não é disponibilizado em salas de academias, então ele não pode ser oferecido como uma aula normal de academia.

Achei a proposta bem parecida com a do treinamento funcional, que é o que eu faço… Alguém aqui já fez?

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Preenchimento Labial: Elas Fazem!

Quinoa: Usina de Proteínas!