Faz tempo que elas ganharam evidência no salões de beleza, seja somente para iluminar alguns fios, o cabelo inteiro ou fazer mechas californianas. Para cada tipo de luzes há uma técnica mais indicada para se chegar ao resultado desejado. Com o passar do tempo novos métodos vão chegando ao mercado e desbancando aqueles que estavam em voga há muito tempo, como a touca por exemplo. Há anos ela dominava o segmento de mechas, muitas pessoas estavam tão acostumadas à ela a ponto de se negarem a testar o papel laminado.
Mas a realidade hoje é outra, é o laminado que aparece nas bancadas dos salões, é uma preferência mundial. Os cabeleireiros garantem que ele oferece mais segurança na hora de realizar o procedimento, é mais fácil de manusear, de definir os locais em que as mechas ficarão e também de controlar o resultado. Além disso o papel laminado é abre o tom de forma mais rápida que a touca.
O queridinho dos cabeleireiros
O fato de poder controlar o resultado com mais eficiência é o que mais chama a atenção dos profissionais. Com o papel é possível definir melhor a largura das mechas, você pode escolher a espessura que desejar, seja mais marcada e larga até a mais fininha, isso não interfere em nada. O segredo é saber costurar os fios, definir o tamanho correto e o local onde elas ficarão.
Ainda nas diferenças entre as duas técnicas, ele auxilia no processo de clareamento, pois esquenta os fios, o que faz as cutículas se abrirem com maior facilidade. Profissionais ressaltam a importância de não fechar todo o papel, já que ao abafar os fio totalmente podem ocorrer manchas.
Com esse mercado super em alta, surgem outras opções semelhantes ao papel laminado, uma que se parece com a cartolina, outra que usa o plástico e ainda outra versão que trabalha em favor natureza apesentando um material sustentável conhecido como isomanta, também consegue aquecer o cabelo, já usei essa e adorei o resultado.
O legal é que para facilitar ainda mais o trabalho do cabeleireiro e livrá-los dos possíveis erros, desenvolveram materiais com velcro acoplado, assim ele não sai do lugar e não mancha o cabelo.
A touca ficou no passado
É claro que ela ainda é utilizada em alguns estabelecimentos de beleza, a escolha é pessoal, tanto da cliente quanto do cabeleireiro. Porém o método não e bem visto por alguns profissionais, pois ele pode prejudicar a saúde dos fios e passar longe do resultado esperado. Entre as características que a desqualificam para realizar as mechas estão o fato de quebrar os fios durante a puxada com a pinça, a nuca que fica escura porque os furos não chegam até lá, o que dificulta o processo.
Além disso, os cabelos ficam desprotegidos, totalmente à mercê do descolorante, que pode levar à quebra e ao ressecamento extremo. Por essas e outras, é que mais vale a pena investir nos papel laminado ou nas versões semelhantes a ele!