É desejo de toda mulher ter um cabelo lindo, daqueles de dar inveja, mas a grande maioria não sabe por onde começar. Produtos nós compramos aos montes, mas nem sempre compramos o produto certo, usamos na frequência certa ou da forma correta.
Confiram abaixo 8 passos simples pra ter cabelos de arrasar!
Hidrate!
O cabelo é composto basicamente por proteínas, lipídeos e água, e todos os dias, devido a fatores ambientais, mecânicos e químicos, os fios perdem nutrientes, inclusive a água, o que compromete a hidratação, deixando o cabelo ressecado, opaco e sem vida. Pra evitar isso é preciso hidratar os fios regularmente, e a frequência vai depender do estado do seu cabelo, mas, na maioria dos casos, uma hidratação por semana é suficiente.
As máscaras de hidratação não precisam ser as mais caras, já que o que se faz aqui é somente a reposição de água, então pode se jogar nos potões baratinhos vendidos em mercados.
Nutra!
Como expliquei acima, o cabelo é formado por água, lipídeos e proteínas, e como há perda diária desses nutrientes, eles precisam ser repostos com certa regularidade. Nutrir os fios, fazendo a reposição lipídica, é essencial pra sua beleza e saúde. A nutrição capilar é feita principalmente com manteigas e óleos vegetais, que podem vir em máscaras ou comprados “puros”, com o cuidado de fazer uso de produtos que sejam 100% vegetais, porque a mistura com óleos minerais é furada, já que os óleos minerais não tratam os fios, só maquiam.
Qualquer tipo de cabelo deve receber produtos nutritivos, o que vai fazer diferença é o tipo de óleo usado em cada cabelo, porque quanto mais fino for o cabelo, mais fina deve ser a textura do óleo a ser usado.
Reconstrua
Em maior ou menor grau, todo cabelo precisa de reconstrução, porque a perda de proteína, mesmo que seja mínima, ocorre sempre, e ela precisa ser reposta. Quem faz uso de químicas capilares, como coloração, descoloração, alisamentos, relaxamentos e progressivas, dentre outros, precisa prestar bastante atenção na reconstrução, porque as químicas capilares geram uma perda de massa grande, o que fragiliza bastante o cabelo.
Existem reconstruções mais ou menos intensas, e a escolha de qual usar vai depender do nível de danos do seu cabelo. Também a depender do estado do seu cabelo é que será definida a frequência da reconstrução, que em casos extremos pode ser semanal, e em casos mais leves pode ser mensal.
Condicionador
Hoje existe uma confusão muito grande sobre usar ou não o condicionador, e se ele pode ou não ser substituído pela máscara. A resposta é depende, porque máscara e condicionador possuem funções bem diferentes, já que a máscara vai tratar e o condicionador vai, além de condicionar, selar as escamas. Se a máscara possuir pH baixo, ela pode sim substituir o condicionador, caso contrário não.
Escolha condicionadores específicos para o seu tipo de cabelo e para os problemas que ele possui naquele momento, pois cada cabelo e cada problema capilar pedem ativos específicos.
As meninas de cabelos oleosos e finos não devem abrir mão do produto, mas ele deve ser aplicado apenas nas pontas.
A Temperatura da Água
Uma coisa importante e que parece irrelevante é a temperatura da água no momento de lavar os fios. A água quente resseca o cabelo e piora, por causa do efeito rebote, a oleosidade da raiz. O ideal é usar água fria, em temperatura ambiente ou, no máximo, morna, pra evitar que os fios sofram ainda mais danos. Ah, e o último enxágue deve ser feito com água fria, pra potencializar o brilho dos fios.
Intervalo entre as químicas
Eu sou ansiosa e entendo a ansiedade de vocês em querer mudar tudo de uma vez só, até porque já fiz muito isso, mas tá errado, tá muito errado! O cabelo é uma estrutura frágil e a química capilar é extremamente agressiva, imagina então fazer duas ou três químicas seguidas? Tem gente que descolore, tonaliza e alisa no mesmo dia. Tem gente que faz tudo isso, não gosta da cor e quer pintar dois dias depois… Oi? Jura que você vai fazer isso e espera, de verdade, que o cabelo aguente? Não vai aguentar, vai ficar feio, vai ficar frágil e mesmo com o uso de ótimos produtos vai demorar bastante pra voltar a ser o que era, e olhe lá se voltar.
Os dermatologistas dizem que o intervalo entre uma química e outra é de, no mínimo, 20 dias, mas eu hoje, depois de muitos perrengues, só faço uma química quando conseguir recuperar, ao menos em parte, os danos da outra. Portanto, muito cuidado e não pesem na mão pra não ter arrependimento depois!
Cuide da Alimentação!
Parece besteira, mas não é, porque a alimentação é a base para um cabelo saudável e bonito, não tem conversa. Não vai adiantar cuidar do cabelo por fora se internamente ele não tem o que precisa pra crescer forte e saudável, então trate de ter uma alimentação saudável, que privilegie os alimentos certos, que são ricos em vitaminas, minerais e proteínas, que são extremamente importantes para a saúde dos fios.
Filtro Solar
Já expliquei por aqui, e não foram poucas vezes, que os raios solares danificam muito os cabelos, e não só em relação a cor. Claro que o sol desbota o cabelo, e claro que isso não é legal, mas o sol faz bem mais do que oxidar o pigmento. Ele resseca os fios e acelera a perda de nutrientes, o que deixa os cabelos mais frágeis e quebradiços, e isso sem falar que eles ficam sem brilho, ásperos e sem vida.
Combater tudo isso é muito simples: use um protetor solar capilar! Você pode optar por comprar o produto “puro” ou usar um leave-in que ofereça fator de proteção, que é o mais fácil, já que é um tipo de produto que precisamos usar todos os dias.
Parece frescura, mas não é e em pouco tempo vocês notam facilmente as diferenças!
São esses os oito passos para garantir fios mais bonitos e saudáveis!