Você Sabe Aplicar o Protetor Solar Corretamente?

Já estamos no verão, é janeiro, muita gente tá de férias e na praia, aproveitando esse sol lindo que tá fazendo. Mas pra aproveitar o melhor que o sol pode oferecer, é preciso proteger a pele da maneira correta, coisa que é rara, afinal os dermatologistas sustentam que menos de 25% dos pessoas aplicam corretamente o produto. E você, sabe aplicar o produto da maneira correta? Confiram as dicas abaixo e mantenham a pele devidamente protegida!

1. Escolha o Produto Certo

A coisa já começa na escolha do produto, e a grande maioria compra as cegas, por indicação de um ou outro, sem levar em consideração o que é melhor pra sua pele.

Bom, pra escolher o filtro solar ideal, é preciso ficar atento ao seu tipo de pele. Meninas de peles oleosas devem optar por produtos com textura mais leve, em gel, gel-creme, mousse ou sérum, bem como por produtos isentos de óleo (oil free) para que a oleosidade da pele não piore. Já as meninas de peles mais secas devem escolher os filtros mais densos e com fórmulas mais hidratantes, pra evitar que a pele resseque.

repelentes-e-filtro-solar-1

Qual o FPS indicado?

O FPS é o fator de proteção contra os raios UVB e indica quantas vezes a sua pele estará protegida do sol comparado a uma pele sem nenhuma proteção. A indicação geral é de que o FPS 30 funciona para a maioria das pessoas, mas isso vai depender de pessoa pra pessoa, da cor da pele e do grau de resistência dessa pele. Assim, quanto mais clara for a pele, mais vulnerável ao sol ela é e maior deve ser o FPS, o contrário vale para as meninas de pele morena e negra, pois quanto mais escura for a pele, mais resistentes elas são a ação do sol, devendo o FPS ser menor.

Aqui tem um problema grave, pois 99% das pessoas só observam o FPS quando deveriam observar o PPD, que é a proteção contra os raios UVA. Os raios UVB estão relacionados com o câncer de pele e com a vermelhidão, mas os raios UVA estão relacionados com manchas e envelhecimento, e se o PPD não for adequado, as manchas aparecem e a pele envelhece. O ideal é que o PPD seja maior que 12, mas até hoje poucos protetores oferecem esse tipo de informação, o que é uma pena. Geralmente o que vem informado em relação ao PPD é a “linguagem dos sinais”, representada pela +, e o ideal é que a proteção UVA seja alta, o que é representado assim: +++ ou ++++.

Qual a Quantidade Correta?

Aqui é a parte que todo mundo erra, sabia? Passamos muito menos protetor do que deveríamos, porque a quantidade correta é de 2mg/cm², o que, traduzindo, dá uma colher das de chá para o rosto, uma colher das de sopa para cada braço, uma para a frente e uma para a parte de trás das pernas e uma para a parte da frente do tronco e uma para a parte de trás. Um protetor facial, por exemplo, que vem com 60 ml, deve durar, no máximo, 30 dias, e se durar mais que isso significa que você está aplicando menos do que deveria.

Quando passamos as quantidades corretas de filtro solar, mantemos a pele protegida, mas se aplicamos menos do que o indicado, a proteção é reduzida, o que significa que você não estará protegido com o FPS indicado na embalagem do produto. É por esse motivo, aliás, que a recomendação é usar o maior FPS possível.

Espalha Isso Menina!

Outro erro comum é não espalhar o protetor solar da maneira correta, o que acaba deixando o produto concentrado em alguns pontos e “faltando” em outros. O ideal para produtos de textura cremosa é que eles sejam espalhados em movimentos circulares, enquanto que os produtos em gel, que podem esfarelar, devem ser aplicados em sentido único, sem movimentos circulares. Já os protetores em spray devem ser aplicados de forma generosa e sem espalhar com as mãos em seguida, pois isso acaba interferindo na cobertura.

A Forma Certa de Aplicar

O filtro solar precisa ser aplicado de maneira uniforme em toda a pele para que a proteção seja também uniforme. Aplique o produto em casa, em ambiente fresco para que a pele não esteja transpirando, e lembrando de que a pele precisa estar limpa. Aplique o filtro em todo o rosto e corpo, em quantidades generosas, e aguarde ele secar pra só depois vestir a roupa, o que evita manchas e evita também que o tecido acabe removendo parte do produto.

A grande maioria dos produtos mais modernos oferecem proteção imediata, mas, na dúvida,  é bom esperar uns 15 minutinhos antes de se expor ao sol.

Uma coisa importante é lembrar de passar o filtro solar em todos os lugares, inclusive na nuca, nós pés e nas orelhas, meu vício, aliás! Sério, tempos atrás vi uma senhora super jovem, com a pele bonita, mas com a orelha “de 100 anos”, toda manchada e engrunhada,  e desde esse dia nunca mais esqueci de passar filtro solar na orelha!

Usar corretamente evita manchas e acne

Reaplicação

O filtro solar precisa ser reaplicado de três em três horas nos dias “normais”, e de duas em duas horas em caso de exposição solar direta. Caso entre no mar ou na piscina, reaplique o produto no corpo todo (e no rosto também) após secar o corpo com a toalha. Quem transpira muito deve reaplicar o filtro com mais frequência pra garantir que a proteção seja eficaz. Isso é muito importante e muita gente esquece, porque quase todo mundo aplica o filtro solar só uma vez ao dia, o que é um erro.

E não dá pra esquecer de dar uma forcinha pro protetor solar, né? O udo de chapéus, de bonés, de viseiras, de óculos escuros e de roupas também ajuda muito e funcionam como uma espécie de proteção mecânica.

Lembrando que o horário de exposição solar deve ser até antes das dez horas da manhã e após as quatro horas da tarde, porque o intervalo entre 10 da manhã e 4 da tarde é de sol muito intenso, o que não é nada bom pra saúde da pele.

 

Você Sabe Aplicar o Protetor Solar Corretamente?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.