in

Como Evitar as Crises de Psoríase?

 

Vocês já ouviram falar da psoríase? Trata-se de uma doença de pele incurável e não contagiosa  que se caracteriza pelo surgimento de  placas avermelhadas e com aparência escamosa, mas sem coceiras ou algo do tipo. Sabe-se que cerca de 3% da população sofre com a doença, cujos episódios são mais frequentes após eventos emocionalmente traumáticos.

Contudo, alguns cuidados ajudam a manter as crises bem longe.

1. Mantenha a Pele Hidratada

A principal dica pra quem tem psoríase é a hidratação. Quem tem a doença deve hidratar a pele várias vezes ao dia, principalmente nas regiões onde as lesões costumam surgir, e sempre com hidratantes mais potentes.

Na escolha do hidratante, é bom deixar de lado os que contêm aromas, corantes ou qualquer outra substância potencialmente irritante para evitar possíveis alergias que podem piorar o quadro. O uso de água termal é bem indicado, já que acalma a pele e ajuda na cicatrização.

Quem tem o problema deve evitar qualquer tipo de procedimento estético sem conhecimento de um dermatologista de confiança, e até o uso de cosméticos deve ser comedido, já que muitas substâncias usadas na formulação de cosméticos podem piorar o quadro.

scalp-psoriasis

2. Cuidado Com a Exposição Solar

A exposição solar é benéfica  para quem tem psoríase, desde que alguns cuidados sejam tomados, claro. Pra começo de conversa, cuidado com o horário em que se expõe ao sol, porque a exposição das  10hs às 16hs não é recomendada. Além disso, nada de passar muito tempo exposta ao sol, basta 15 minutos por dia, tanto pra absorver a quantidade ideal de vitamina D quanto para aproveitar o efeito anti-inflamatório dos raios solares.

3. Evite as Esfoliações

A esfoliação, essa coisa que eu amo, não é indicada para quem tem psoríase, já que  a esfoliação pode acabar ocasionando o rompimento superficial da pele, e isso pode desencadear novas crises e piorar as lesões existentes. Ocorre, nesse caso, o fenômeno de Koebner, que é quando  um determinado trauma, quando ocorre em uma parte saudável da pele, ocasiona o surgimento de lesões existentes em outras partes do corpo.

4. Cuidados com o Banho

Quem tem psoríase não deve tomar banho longos, muito quentes ou muito frios, e nem deve fazer o uso de buchas. Os sabonetes devem ser neutros, com ativos hidratantes e preferencialmente sem  aromas ou corantes. Após o banho use uma tolha macia para enxugar a pele, sem esfregar.

5. Depilação: Escolha o Método Menos Traumático

É preciso cuidado ao usar a lâmina, já que os traumas, se ocorrerem, podem ocasionar lesões. É essencial que o método depilatório seja escolhido com parcimônia, visando sempre o menor trauma possível para a pele. Caso tenha algum tipo de alergia, como a cera ou a lâmina, evite usar esses métodos.  Caso a área esteja inflamada, não depile antes de tratar a pele pra evitar que o quadro piore.

6. A Escolha da Roupa

Evitem roupas justas, muito apertadas e de tecidos que impeçam a  transpiração, já que isso pode favorecer a proliferação de fungos . O ideal é optar por roupas confortáveis, de tecidos naturais e que não apertem a pele.

 

 

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Passos Pra Que a Chapinha Não Estrague Seu Cabelo

Doenças de Pele Causadas ou Agravadas pelo Estresse!