in

Usar rímel vencido: um perigo para os seus olhos

Usar rímel vencido
Usar rímel vencido – Veja os problemas

Usar rímel vencido – Veja os problemas

Não são poucas as pessoas que nos escrevem diariamente para saber se podem usar maquiagem vencida. Um dos produtos que é campeão nesse quesito é o rímel, que ressalta nossos olhos, deixando desde aquele olhar tipo pin up até resultar em maquiagens bem sofisticadas, com cílios longos, prontos para a noite. Pois é, mas atenção. Não dá para usar rímel vencido , ou qualquer maquiagem vencida. Vamos explicar o porquê você sempre deve respeitar o prazo de validade, lembrando que além de perder todos os benefícios, esses produtos podem, ainda, causar alergias sérias em nossa pele.

Prazo de Validade

Tudo porque, quando passa da validade, os princípios ativos podem ter uma mudança na formulação e o resultado pode ser oxidação, podendo gerar inflamação ou infecção na área dos olhos se usar rímel vencido. A consequência pode ser grave. É preciso ficar atenta em usar rímel vencido porque, geralmente, a maquiagem não tem um prazo de validade muito grande. Muitas não ultrapassam dois anos. Mas, em vez de jogar fora, não são poucas as mulheres que, mesmo depois de vários anos do vencimento, ainda continuam a guardar esse produto. O resultado pode ser desastroso caso ela queira usá-lo novamente.

Local certo para guardar

Que tal prolongar a vida útil de seu rímel para que você possa usá-lo até o fim da validade, sem ter que usar rímel vencido e causar qualquer irritação aos olhos? Pois é, muita gente não dá muita importância ao melhor lugar para guardar a maquiagem, a deixando até mesmo um pouco aberta ou colocando o pincel do rímel em qualquer lugar. Além de ressecar o pincel, podendo causar danos ao produto, se você deixar o aplicador em qualquer lugar pode ficar sujo e causar alergias. E lembre-se de nunca tocar nas cerdas com as mãos sujas.

De vez em quando, lave o pincel com água boricada ou soro fisiológico. É bom sempre estar com o aplicador bem limpo para evitar qualquer risco de contaminação.

Usar rímel vencido : Próximo ao vencimento

Em primeiro lugar, se o seu produto estiver próximo do vencimento, potencialize seu uso. É isso mesmo. Se for durante o dia, que tal você marcar mais os seus olhos e complementar com uma maquiagem bem discreta, com batom mais marcante ou até mesmo um gloss. Se for à noite, você pode e deve exagerar e pronunciar bem os olhos, para ficarem no estilo boneca.

Mas, o contrário não vale. O que significa isso? Se uma amiga quiser te emprestar ou dar um rímel vencido ou que está prestes a vencer, agradeça mas não aceite. Maquiagem, principalmente para os olhos, é algo muito pessoal. Usar rímel vencido até mesmo se a pessoa tiver qualquer tipo de inflamação ou infecção, pode ter certeza que o vírus ou bactéria estará presente no produto e, consequentemente, você pode ser infectada.

Usar rímel vencido : Depois de vencido

Se venceu, não há outro caminho para o seu produto se não o lixo, usar rímel vencido será um perigo. Não fique com pena de jogar uma maquiagem fora. Às vezes, a economia pode não valer à pena. Além da possibilidade de uma conjuntivite, que é a inflamação daquela membrana transparente e fina da área dos olhos, há também a chance de uma irritação séria com coceira, olhos avermelhados, inchaço, que podem desencadear uma inflamação. O caminho, nesse caso é procurar um especialista e cuidar dos olhos com bastante cuidado e carinho. Lembre-se que essa região é uma das mais delicadas do corpo e merece ser bem tratada.

Se já usou rímel vencido

Não dá para prever o que pode ocorrer se usar rímel vencido. Pode ser que você não tenha qualquer sintoma, mas arriscar é que pode ser o problema. Quando um rímel é fabricado, há uma garantia do laboratório que ele não vai, por exemplo, entupir o canal lacrimal e, nem tampouco, causar irritações na chamada íris d’água ou ainda causar olhos vermelhos. Os produtos são testados e a garantia, caso haja qualquer problema, é quando ainda há validade.

Se os olhos começarem a doer, inchar e ficar muito vermelhos, a primeira medida é lavar os olhos, imediatamente, com soro fisiológico. Faça também compressas com gaze limpa e com soro gelado. Se os sintomas persistirem mesmo assim, corra para o médico.

Não se descuide das datas

Nem sempre dar conta de todas as atividades do dia nos possibilitam prestar atenção a alguns detalhes importantes. Mas, pra que não aconteça de usar rímel vencido é preciso ficar atenta à data de validade de seus cosméticos. Nossa dica é que, sempre que possível, dê uma conferida para ver quais são de fato essas datas. Faça uma espécie de marcação em suas maquiagens, principalmente no rímel. Se estiveram próximas do vencimento, coloque uma etiqueta vermelha e se faltam poucos meses, dê um sinal amarelo. Assim, marcadinhas, vai ser bem mais fácil identificar o que você deve descartar.

Não venceu, mas causou alergia

Pois é… é como estávamos falando mais acima. Se você não guardar a sua maquiagem da forma indicada pelo fabricante – geralmente longe do sol ou de locais muito úmidos, além de tomar cuidados com a higienização, o seu rosto, e principalmente a área dos olhos, podem sofrer o revés do descuido de usar rímel vencido. Sempre guarde sua maquiagem em lugar seco, mas ao mesmo tempo arejado. Ela vai durar muito mais tempo.

6/8 - (35 votos)

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Kérastase Elixir: mude seus cabelos

Esfoliante de lábios – Conheça os inúmeros benefícios