in

As festas acabaram

Alguns meses antes do final do ano, você entrou na academia pensando em deixar o corpo bombando para a viagem à praia ou para usar aquele vestido branco no ano novo. Chegaram as festas como Natal e Ano Novo, comidas, bebidas, sobremesas, dormir tarde, acordar tarde e agora?

Hora de desistir? Nunca. Entre novamente  no ritmo anterior para perder os quilinhos ganhos durante as festas e férias. O ideal agora é fazer da atividade física uma necessidade diária, da mesma forma como você escova os dentes ou se alimenta. O entusiasmo não pode virar impaciência e não adianta ficar se olhando no espelho todos os dias só vai trazer decepção. Não adianta se comparar antes e depois de cada sessão de academia. A pessoa não vai emagrecer ou aumentar a massa muscular do dia para a noite.

Nem sempre quem começa a malhar mostra muita paciência. Tem gente que entra para a academia e duas semanas depois já começa a tomar suplemento ou anabolizantes, sem orientação. Isso é completamente errado. Você pode descobrir novos métodos de treinos, de dietas e até de como passar o tempo livre. Antes de colocá-los em prática, no entanto, é bom conversar com um profissional.

Conhecer o próprio corpo também é importante. De tempos em tempos, registrar suas medidas, peso e porcentagem de gordura pode ser um motivador importante. Somar o autoconhecimento a um treino planejado faz com que as possíveis decepções sejam menores.

Agora, só ir a academia não adianta. Parece óbvio, mas é normal ver quem desperdice boa parte do tempo que possui para se exerccitar. Levar uma garrafinha de água ajuda a economizar bons minutos. Evitar aqueles papos longe de aparelhos, também. É seu dinheiro e seu tempo que estão em jogo, então aprenda a valorizá-los e o que você faz dentro e fora da academia também faz diferença.

Fuja da rotina, depois de alguns meses, você passa a conhecer todos os movimentos dos exercícios. Logo o seu corpo também, você vai conhecer e saber o que ele precisa ou pede. Aqueles exercícios já não te levam a lugar algum? Se não há desafio para seu estágio atual de preparo físico, então é melhor inovar.

Cada vez que você malha, dá um passo, mas cada vez que você  falta, perde o avanço. Depois de uma parada de seis dias, até 10% da capacidade aeróbica pode se perder. Se o tempo apertar e não for possível manter o ritmo, pelo menos mantenha a intensidade dos exercícios.

Exercitar não quer dizer que você pode ficar de “pernas para o ar” pelo resto do dia. Se você ficar inativo o resto do dia, não adianta nada concentrar os esforços em apenas um período de tempo. Malhação é um extra.

Não se deslumbre, passeando entre todos os aparelhos da academia. Com a ajuda de um personal trainer, identifique seu objetivo e faça uma malhação adequada. O contrário te levará a perder tempo e esforço. Definição, condicionamento, perda de peso? O que você quer? Fale com um profissional.

Que tal uma refeição normal depois que sair de casa? Se você saiu da academia sem malhar por pelo menos uma hora, ou não fará exercício no dia seguinte, pense bem antes de abrir a barrinha de cereal e bebida isotônica ou pedir um açaí. A boa e velha água pode contribuir para a reidratação. Ao chegar em casa, alimentar-se normalmente pode ser uma boa ajuda.

Meninas não se sintam tristes, pois isso acontece com todo mundo e todo final de ano, tanto com homens como mulheres, “ganharem os quilinhos” a mais nas festas.

Beijos, Rogéria.

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Quando aprendi que precisava me amar

Equoterapia