Ahhhh, o chocolate…Quem resiste? Quem não se delicia? Quem não se rende?
Eu amo chocolate, de preferência amargo, mas sempre acreditei que ele fizesse mal e que fosse responsável pelo aparecimento de espinhas (MITO) e do aumento do colesterol, pois ele é rico em gorduras.
Contudo, tenho lido alguns estudos e algumas matérias em revistas e sites especializados que sustentam que o chocolate pode – e deve- ser consumido diariamente, pois que gera inúmeros benefícios para a saúde.
Como o chocolate é feito do cacau, os efeitos benéficos do chocolate são atribuídos ao cacau.
Sabe-se que o cacau possui altos teores de flavonóides, que possui ação antioxidante, antiinflamatória e antiplaquetária. Além disso, os flavonóides protegem o organismo contra as doenças cardiovasculares, pressão alta e a aterosclerose.
Para usufruir desses benefícios, deve-se ingerir chocolate meio-amargo ou amargo, que é o mais rico em flavonóides, enquanto o branco e o “ao leite” possuem quantidades mínimas.
O indicado é que seja feita a ingestão diária de 50g de chocolate meio amargo ou amargo, e quanto maior o teor de cacau na sua composição, melhores serão os benefícios.
Entretanto, não se pode esquecer que, apesar de todos esses benefícios, o chocolate é feito, também, da manteiga do cacau, que contém uma boa quantidade de gorduras e, por isso, não se pode exagerar na sua ingestão.
Então, chocolate, principalmente o amargo e o meio amargo, não faz mal. O que faz mal, com certeza é o exagero.
Assim, se a gente consumir chocolate dentro dos limites indicados, a gente só tem a ganhar. O difícil, mesmoooooooooo, é conseguir lembrar disso e parar no primeiro pedacinho quando estamos nos deliciando! Aíiiii é que são elas!
Beijos
Ju
@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br
https://www.facebook.com/JuLopesPE