Abdominoplastia: Quando É Indicada?

Quase nunca falo de cirurgia plástica por aqui, mas resolvi abrir uma exceção quando a Luana, que teve trigêmeos, me pediu informações sobre a técnica, já que a sua barriga ficou extremamente flácida após o parto, o que era de se esperar já que a barriga esticou bastante.

A abdominoplastia é uma cirurgia indicada sobretudo para remover o excesso de pele, mas também remove gordura e gera mais firmeza nos músculos da região do abdômen. Como há a remoção da pele, é indicado para quem tem estrias na região, como foi, também, o caso da Luana.

Muita gente questiona a diferença entre a lipoaspiração e a abdominoplastia, e adianto logo que uma coisa não tem nada a ver com a outra, porque a lipoaspiração remove gordura, mas quando há flacidez, quando há excesso de pele, só o que resolve é a abdominoplastia.

A abdominoplastia é indicada para, por exemplo, pessoas que perderam muito peso e ficaram com excesso de pele na região abdominal, para mulheres que ficaram com a pele da barriga flácida após a gestação e em casos similares.

Ou seja, abdominoplastia não é tratamento para “perder” a barriga ou tratar a obesidade.

Captura de tela inteira 05052013 180909

Cicatrizes

Um questionamento muito comum, também, é sobre as cicatrizes, e para explicar isso direitinho preciso falar sobre como o procedimento é feito.

Via de regra, esse tipo de cirurgia é feito com duas incisões, sendo uma horizontal e uma vertical.

A incisão horizontal é realizada na virilha, na área acima dos pelos pubianos até a região próxima aos quadris. O tamanho e a forma dessa incisão vai depender da quantidade de pele que precisa ser removida.

Já a incisão vertical é feita até a região do umbigo. É nesse momento que é feita a sutura dos músculos abdominais para que eles fiquem mais rígidos. Aqui, remove-se o excesso de pele da parte de cima, que é esticada para baixo e, em seguida, abre-se um orifício para que o umbigo seja colocado no lugar.

Feito isso e finda a cirurgia, são colocados drenos na parte inferior da barriga para aspirar o abdômen, afim de evitar o acúmulo de líquidos. A localização dos drenos é na região pubiana justamente para disfarçar a cicatriz. Esses drenos serão removidos posteriormente pelo cirurgião e, via de regra, causam dor quando da sua remoção.

Após a remoção dos drenos, as incisões horizontais e verticais são fechadas completamente.

Em alguns casos, quando a quantidade de pele a ser removida não é muito grande, é feita a chamada miniabdominoplastia, que remove gordura e pele da parte inferior da barriga, o que gera uma cicatriz menor, mas isso só quem pode avaliar é um cirurgião plástico.

Quanto Tempo Dura A Cirurgia?

A quantidade de horas que dura esse tipo de cirurgia depende de vários fatores, como a quantidade de pele a ser removida, a quantidade de gordura a ser retirada e, também, se haverá ou não associação com outros procedimentos, como a lipoaspiração, por exemplo. Mas, de modo geral, é uma cirurgia que costuma durar entre duas e cinco horas.

Beijos

Ju Lopes

Abdominoplastia: Quando É Indicada?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.