Quase nunca falo de cirurgia plástica por aqui, mas resolvi abrir uma exceção quando a Luana, que teve trigêmeos, me pediu informações sobre a técnica, já que a sua barriga ficou extremamente flácida após o parto, o que era de se esperar já que a barriga esticou bastante.
A abdominoplastia é uma cirurgia indicada sobretudo para remover o excesso de pele, mas também remove gordura e gera mais firmeza nos músculos da região do abdômen. Como há a remoção da pele, é indicado para quem tem estrias na região, como foi, também, o caso da Luana.
Muita gente questiona a diferença entre a lipoaspiração e a abdominoplastia, e adianto logo que uma coisa não tem nada a ver com a outra, porque a lipoaspiração remove gordura, mas quando há flacidez, quando há excesso de pele, só o que resolve é a abdominoplastia.
A abdominoplastia é indicada para, por exemplo, pessoas que perderam muito peso e ficaram com excesso de pele na região abdominal, para mulheres que ficaram com a pele da barriga flácida após a gestação e em casos similares.
Ou seja, abdominoplastia não é tratamento para “perder” a barriga ou tratar a obesidade.
Cicatrizes
Um questionamento muito comum, também, é sobre as cicatrizes, e para explicar isso direitinho preciso falar sobre como o procedimento é feito.
Via de regra, esse tipo de cirurgia é feito com duas incisões, sendo uma horizontal e uma vertical.
A incisão horizontal é realizada na virilha, na área acima dos pelos pubianos até a região próxima aos quadris. O tamanho e a forma dessa incisão vai depender da quantidade de pele que precisa ser removida.
Já a incisão vertical é feita até a região do umbigo. É nesse momento que é feita a sutura dos músculos abdominais para que eles fiquem mais rígidos. Aqui, remove-se o excesso de pele da parte de cima, que é esticada para baixo e, em seguida, abre-se um orifício para que o umbigo seja colocado no lugar.
Feito isso e finda a cirurgia, são colocados drenos na parte inferior da barriga para aspirar o abdômen, afim de evitar o acúmulo de líquidos. A localização dos drenos é na região pubiana justamente para disfarçar a cicatriz. Esses drenos serão removidos posteriormente pelo cirurgião e, via de regra, causam dor quando da sua remoção.
Após a remoção dos drenos, as incisões horizontais e verticais são fechadas completamente.
Em alguns casos, quando a quantidade de pele a ser removida não é muito grande, é feita a chamada miniabdominoplastia, que remove gordura e pele da parte inferior da barriga, o que gera uma cicatriz menor, mas isso só quem pode avaliar é um cirurgião plástico.
Quanto Tempo Dura A Cirurgia?
A quantidade de horas que dura esse tipo de cirurgia depende de vários fatores, como a quantidade de pele a ser removida, a quantidade de gordura a ser retirada e, também, se haverá ou não associação com outros procedimentos, como a lipoaspiração, por exemplo. Mas, de modo geral, é uma cirurgia que costuma durar entre duas e cinco horas.
Beijos
Ju Lopes