in

Abdominoplastia: Tudo O Que Você Precisa Saber

Qual Anestesia é Utilizada?

Aqui depende do “tamanho” da cirurgia. Por exemplo, se for uma cirurgia com muita remoção de tecido, ou que seja associada a outras, a anestesia utilizada é a geral. Nos demais casos, via de regra, utiliza-se a peridural com sedação.

Quais São as Contra-Indicações?

Todos os casos devem ser avaliados individualmente pelo cirurgião plástico e existem muitos casos em que a cirurgia não é recomendada.

Um caso mito comum é quando já existem cicatrizes de cirurgias anteriores, inclusive a cirurgia da cesariana, pois, dependendo da cicatriz, ela pode tanto reduzir a eficácia da cirurgia quanto impedir a sua realização.

A cirurgia também não é indicada para quem possui dificuldades de cicatrização, para fumantes, para quem tem doenças relacionadas com a produção do colágeno e para quem planeja engravidar novamente.

Captura de tela inteira 05052013 180906

Como é o Pré-Operatório?  

Todos os exames solicitados pelo cirurgião devem ser realizados e é preciso muita transparência para evitar complicações. Por exemplo, a recomendação é de suspender o uso de cigarro, bebidas alcoólicas e anticoagulantes, e muita gente não suspende, acaba tendo problemas e depois finge não saber os motivos.

É essencial informar ao seu médico quais remédios você toma e se tem tido sintomas de gripes ou doenças relacionadas. No mais, só mesmo o jejum absoluto nas oito horas que antecedem a cirurgia.

Como é o Pós-Operatório?

O pós-operatório é a fase mais difícil da cirurgia, e digo isso porque acompanhei o “sofrimento” de duas amigas e as limitações são enormes. Mas compensam…

Nos primeiros 40 dias após a cirurgia é obrigatório o uso da malha compressora, que é horrível para colocar, sobretudo se a pessoa fez outra cirurgia no mesmo dia a precisa usar a que parece um “macacão”. Não se pode fazer exercícios físicos, movimentos bruscos, subir e descer escadas, carregar peso, fazer qualquer movimento que possa “forçar” a barriga e, pior, é preciso manter a postura “envergada”, curvada, durante, pelo menos, 15 dias.

É preciso muito cuidado ao se sentar, se deitar e se levantar, pois não se pode curvar muito para frente, nem esticar o tronco. Dirigir nem pensar, e usar roupas que apertem a região, bem como tomar sol é coisa que você não pode fazer.

As dores podem ser amenizadas com o uso de analgésicos, e nada deve ser feito sem que se consulte antes o cirurgião.

Quais São os Riscos da Abdominoplastia?

Existem os riscos inerentes a qualquer cirurgia, como infecção, trombose venosa, sangramento, óbito e  tromboembolismo pulmonar.

Além desses, que podem acontecer em qualquer cirurgia, pode ocorrer o chamado retalho abdominal, mais comum em fumantes, onde há a necrose do tecido, e os queloides, mais comuns em pessoas de pele morena e negra.

Resultados

Após a cirurgia já é possível notar que os contornos corporais mudaram, e isso mesmo com o inchaço comum do período. Aos poucos a pessoa vai desinchando e os resultados vão se tornando mais visíveis, mas o resultado definitivo é possível ser visto mesmo após a cicatrização completa, que ocorre, via de regra,  do oitavo ao décimo mês após a cirurgia.

Beijos

Ju Lopes

4.6/8 - (4 votos)

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Abdominoplastia: Quando É Indicada?

Quais alimentos evitam rugas e melhoram a disposição?