Abdominoplastia: Tudo O Que Você Precisa Saber

Qual Anestesia é Utilizada?

Aqui depende do “tamanho” da cirurgia. Por exemplo, se for uma cirurgia com muita remoção de tecido, ou que seja associada a outras, a anestesia utilizada é a geral. Nos demais casos, via de regra, utiliza-se a peridural com sedação.

Quais São as Contra-Indicações?

Todos os casos devem ser avaliados individualmente pelo cirurgião plástico e existem muitos casos em que a cirurgia não é recomendada.

Um caso mito comum é quando já existem cicatrizes de cirurgias anteriores, inclusive a cirurgia da cesariana, pois, dependendo da cicatriz, ela pode tanto reduzir a eficácia da cirurgia quanto impedir a sua realização.

A cirurgia também não é indicada para quem possui dificuldades de cicatrização, para fumantes, para quem tem doenças relacionadas com a produção do colágeno e para quem planeja engravidar novamente.

Captura de tela inteira 05052013 180906

Como é o Pré-Operatório?  

Todos os exames solicitados pelo cirurgião devem ser realizados e é preciso muita transparência para evitar complicações. Por exemplo, a recomendação é de suspender o uso de cigarro, bebidas alcoólicas e anticoagulantes, e muita gente não suspende, acaba tendo problemas e depois finge não saber os motivos.

É essencial informar ao seu médico quais remédios você toma e se tem tido sintomas de gripes ou doenças relacionadas. No mais, só mesmo o jejum absoluto nas oito horas que antecedem a cirurgia.

Como é o Pós-Operatório?

O pós-operatório é a fase mais difícil da cirurgia, e digo isso porque acompanhei o “sofrimento” de duas amigas e as limitações são enormes. Mas compensam…

Nos primeiros 40 dias após a cirurgia é obrigatório o uso da malha compressora, que é horrível para colocar, sobretudo se a pessoa fez outra cirurgia no mesmo dia a precisa usar a que parece um “macacão”. Não se pode fazer exercícios físicos, movimentos bruscos, subir e descer escadas, carregar peso, fazer qualquer movimento que possa “forçar” a barriga e, pior, é preciso manter a postura “envergada”, curvada, durante, pelo menos, 15 dias.

É preciso muito cuidado ao se sentar, se deitar e se levantar, pois não se pode curvar muito para frente, nem esticar o tronco. Dirigir nem pensar, e usar roupas que apertem a região, bem como tomar sol é coisa que você não pode fazer.

As dores podem ser amenizadas com o uso de analgésicos, e nada deve ser feito sem que se consulte antes o cirurgião.

Quais São os Riscos da Abdominoplastia?

Existem os riscos inerentes a qualquer cirurgia, como infecção, trombose venosa, sangramento, óbito e  tromboembolismo pulmonar.

Além desses, que podem acontecer em qualquer cirurgia, pode ocorrer o chamado retalho abdominal, mais comum em fumantes, onde há a necrose do tecido, e os queloides, mais comuns em pessoas de pele morena e negra.

Resultados

Após a cirurgia já é possível notar que os contornos corporais mudaram, e isso mesmo com o inchaço comum do período. Aos poucos a pessoa vai desinchando e os resultados vão se tornando mais visíveis, mas o resultado definitivo é possível ser visto mesmo após a cicatrização completa, que ocorre, via de regra,  do oitavo ao décimo mês após a cirurgia.

Beijos

Ju Lopes

Abdominoplastia: Tudo O Que Você Precisa Saber
3 (60%) 1 Voto

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

2 Comments
  1. Marcela Ferraz disse:

    Quero tanto fazer uma abdominoplastia. Jú, vc sabe me dizer qual a diferença entre a mini abdominoplastia e a abdominoplastia? Uma fez fui até o cirurgião e ele me disse que meu caso poderia ser feito a mini, porém tenho o estômago alto e precisaria costurar os músculos. Mas uma amiga me disse que já é possível costurar os músculos com a mini. Nossa muito confuso isso não é??? Escolher o médico então piorou, porque o que foi bom pra uma não foi pra outra. Estou perdida”!!

  2. Eu tambem tenho muitas duvidas sobre esse assunto, queria saber tambem os custos financeiros dessa operação, porque ninguem fala mais ou menos o preço,hein?

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.