Alguém aqui já fez algum tipo de preenchimento? Eu conheço o preenchimento com ácido hialurônico que, creio eu, é o mais usado, mas o que está bombando no momento é o preenchimento de ácido poliático, que promete, dentre outras coisas, devolver a firmeza da pele. Bom, né?
Pra quem não conhece, o preenchimento facial é um tipo de procedimento que atua no rejuvenescimento da pele, reestruturando a pele flácida, e o ácido poliático é um dos ativos utilizados para, simplificando, “realizar o milagre”, já que ele induz a formação do colágeno, que, como todo mundo sabe, é o grande responsável pela firmeza da pele.
O preenchimento com o ácido poliático pode ser utilizado em todo o rosto, exceto olhos e lábios, com o intuito de melhorar o seu contorno e, de quebra, combater a flacidez, podendo, ainda, ser utilizado por pessoas que, por algum motivo, perderam volume na região do rosto. Não existe idade ideal para o preenchimento, porque tudo vai depender da pessoa, mas, via de regra, é um tipo de tratamento mais procurado por pessoas acima dos 35 anos.
Não deve ser aplicado ao redor dos olhos pois sua função é neutralizar a perda de volume e de firmeza, e não minimizar rugas e linhas de expressão.
O procedimento deve ser realizado por um médico especialista em estética e sempre em consultórios ou clínicas. A anestesia é local e o ácido poliático é inserido na camada subcutânea através de uma injeção com agulhas bem finas. É muito importante que o ácido seja inserido no local correto, e por isso sua aplicação só pode ser feita por quem tenha conhecimentos de anatomia humana, já que, aplicado no local errado, a pele fica irregular e com nódulos, o que não é nada bom para o rosto, né?
Após a realização do procedimento, o rosto ficará inchado, e os resultados serão notados após 30 dias, em média, já que esse ácido é um bioestimulador, ou seja, ele vai estimular a formação do colágeno, e é esse o tempo mínimo para que isso aconteça. Como sua absorção é lenta, ele dura bastante, cerca de 18 meses, mais ou menos, e durante todo esse período ele vai continuar estimulando a produção do colágeno.
Para alcançar melhores resultados, o ideal é que sejam feitas, no mínimo, duas sessões com intervalos de quatro semanas em uma e outra.
Quem tem problemas de infecção na pele, bem como gestantes, não deve se submeter a esse tratamento. Além disso, ele não deve ser utilizado na região dos lábios, dos olhos e nas olheiras.
Via de regra, o ácido polático é bem tolerado, já que é biocompatível, mas algumas pessoas são alérgicas a essa substância e, por isso, não podem se submeter ao tratamento.
Os efeitos colaterais mais comuns são as manchas roxas e o inchaço na região onde ele foi aplicado. Além disso, a face costuma ficar dolorida, mas essa reação é normal e melhora rapidamente.
Sabe o que eu fiquei pensando? Se estimula o colágeno, será que não seria uma boa opção para estrias? Só não sei se pode ser aplicado no resto do corpo…
Beijos