Aposte na mandioca

O consumo tem sido limitado por algumas pessoas, por acreditarem que consumir a mandioca engorda, mas para tudo na vida é preciso limite para que possamos tirar vantagem dos alimentos. No caso da mandioca, existe sim. É preciso entender que ela é nutritiva e possui carboidratos que fazem bem para a saúde.

Ela é eficaz por trazer as energias necessárias que precisamos durante o dia, justamente por conter dois carboidratos que são ótimos para nossa saúde, a amilopectina e a amilose. Além de ser  cheia de fibras e não possuir glúten. Isso fará com que a sua digestão seja um pouco mais rápida do que quando você consome outros alimentos.

Em cada local ela é chamada de uma maneira, como por exemplo aipim, macaxeira, maniva, uaipi e xagala. Isso não quer dizer que não seja o mesmo alimento. Todos os nomes servem para identificar mandioca, que causa o mesmo efeito no corpo humano. Ela é mais barata que a batata, o que é uma ótima vantagem, porque é 30% mais barata.

macaxeira_cozida

Entre a batata e a mandioca, o melhor mesmo é optar pela segunda, porque possui mais vitaminas. Entre elas vitaminas A, B1, B2 e C. Mas é preciso saber que a desvantagem em relação a  batata está nas calorias porque a mandioca possui três vezes mais do que a batata. Mas, por conter mais vitaminas e mais fibras do que a batata, ao consumir a mandioca você fica mais saciada o que é muito bom, pois você comerá uma menor quantidade.

Você sabe a máxima dos carboidratos? Ainda não? Pois bem, é importante que você escolha somente um para consumir no almoço, no jantar e até mesmo no café da manhã. porque a mistura deles pode causar um excesso de peso. Por isso, ao escolher a mandioca é preciso que você possa consumir somente ela misturada com o resto da alimentação balanceada para que o peso não suba.

Outra vantagem é para os diabéticos: ela não fará com que você tenha picos de glicemia, ou seja, está liberada inclusive para a dieta de quem precisa controlar a glicemia.

Além dos diabéticos, aqueles que possuem a doença celíaca também podem consumir essa raiz, justamente porque ela não contém glúten, ajudando a ampliar o cardápio daqueles que precisam fugir das proteínas. Além disso, já são feitas farinhas que são derivadas da mandioca.

mandioca2

Aprenda como que você pode utilizar essa raiz desde cozida até frita. Para fazê-la cozida, o tempo normalmente é de 15 minutos. Sempre em fogo alto e imersa na água. Você pode ainda colocar apenas um fio de óleo, que a deixará um pouco mais saborosa. Você pode ir testando para saber quando que está pronta. Se estiver macia já pode ser consumida.

tapioca

Você pode consumir a mandioca em forma de tapioca. Pode fazer em casa, ou comer em algum lugar, claro que o recheio precisa ser leve para que você não abuse e fique acima do peso. Ela é servida branquinha mesmo, por isso, se você for preparar em casa, aposte na goma fresca, assim você sentirá o sabor melhor. Deixe apenas alguns segundos, vire e passe o outro lado na frigideira, assim mesmo, de forma rápida e sem a deixar dourar. Além disso, você pode escolher uma frigideira que não precisa de óleo. Assim ficará ainda mais saudável a sua alimentação.

mandioca frita

Se você que inovar (sem abusar), pode fazê-la frita. Mas é preciso que você tenha a cozido antes, como você utiliza óleo, é fundamental não comer a mandioca frita sempre. Você ainda pode escolher uma fritadeira elétrica que não precisa de óleo para fritar.

Coloque em sua dieta a mandioca, claro que você precisa continuar fazendo uma alimentação balanceada, só assim você poderá utilizar a mandioca como aliada da beleza e da vida. Converse com o médico que acompanha você, assim você poderá comer as porções corretas, sem abusar.

É um carboidrato, por isso, é preciso que você saiba o quanto vai consumir. Caso contrário, a sua dieta irá para o “brejo”. Se você ainda não provou essa delícia, está na hora de experimentar, principalmente porque ela está liberada e faz muito bem!

Além disso, ela pode ser ótima para crianças também. Você pode inclusive utilizá-la para fazer algumas receitas como o escondidinho, que pode ser delicioso e totalmente saudável. Saiba que não será só a mandioca que ajudará na sua saúde. Por isso, é preciso fazer exercícios físicos com rotina, não consumir doces e nem refrigerantes em excesso.

Você precisa saber se pode comer mandioca antes de começar a consumir, assim você não errará. Assim como todos os outros alimentos, a mandioca quando consumida de forma errada pode trazer problemas de peso.

produto_152851_12616

Tabela com os nutrientes que tem em 100 g de mandioca, isso pode ajudar você na hora de escolher entre ela e a batata:

Calorias (Kcal)……………………160

Proteínas (g)……………………..1,36

Lipídeos (g)……………………….0,28

Carboidratos (g)……………….38,06

Fibras (g)……………………………1,8

Cálcio (mg)………………………….16

Vitamina C (mg)…………………20,6

Perceba a quantidade de vantagens que você terá ao consumir apenas 100 g dessa raiz. Por isso, se na sua região as pessoas têm a mania de comer mandioca e você nunca provou, essa é a hora para que você possa apreciar essas maravilhas na sua saúde. Agora, se você come muita batata, está na hora de começar a substituir pela mandioca, por mais que ela seja um pouquinho mais calórica, pode trazer mais vantagens e energia para a sua vida do que a batata. Comece hoje mesmo, com uma dieta equilibrada que possa ajudar você com vantagens. Tome cuidado ao fazê-la frita, hein? Só porque é saudável não está liberado que você coma fritura todos os dias. Até porque o óleo pode engordar muito. A melhor forma de consumir a mandioca ainda é a cozida. E saiba que precisa ser muito bem cozida e nunca pode ser consumida crua.

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Protetor Solar: Tem Que Usar No Inverno?
Conheça alimentos perigosos que estão disfarçados de bonzinhos
Tags: ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.