Conheça alimentos perigosos que estão disfarçados de bonzinhos

Esse é um dos casos em que vale afirmar que nem tudo o que parece realmente é!

Quando se decide encarar um regime é certo que muitos alimentos estarão fora da lista de refeições, tudo o que possui gordura, carboidratos em excesso, farinha branca, refrigerante, sal e açúcar são extintos do cardápio. Mas o problema não está naqueles alimentos que nós sabemos que fazem mal, e sim, naqueles que tem cara de bom moço e escondem substâncias que podem colocar a dieta à baixo.

Alguns desses alimentos são figurinhas carimbadas do menu light, porém não cumprem o que realmente propõem. Vale muito pesquisar na internet, conversar abertamente com um nutricionista e eliminar todas as suas dúvidas antes de entrar numa dieta, às vezes pensamos que estamos abalando, mas, no fim acabamos numa cilada alimentar e, mesmo depois de muito sacrifício, desanimamos com o resultado bem abaixo das nossas expectativas. É frustrante né? Mas nós estamos aqui exatamente para te ajudar a desmistificar alimentos enganosos e também diminuir o percurso até o seu objetivo: perder os quilinhos extras de forma saudável.

light
Conheça alimentos perigosos que estão disfarçados de bonzinhos

Pão integral, peito de peru defumado e barrinha de cereais fazem parte da lista negra, entenda melhor o assunto com auxílio da nutricionista, Isabella Correia. Essas dicas não são exclusivas para quem está de dieta, quem deseja fazer uma reeducação alimentar pode segui-las também. Conheça os cinco itens mascarados que você deve ignorar quando for às compras.

Barra de cereais

É verdade que algumas são verdadeiras companheiras de quem está firme e forte na dieta, mas como dissemos no início, nem tudo o que parece saudável é de fato. Muitas das barrinhas encontradas em supermercados estão cheias de açúcar, gordura saturada, xarope de frutose e glicose. Aos invés de ajudar, essas fazem justamente o contrário incentivam a compulsão alimentar, provocam alterações de glicose sanguínea e colaboram com o ganho de peso excessivo. Para dificultar só mais um pouquinho a sua escolha, há grande concentração de corantes e conservantes que devem passar bem longe de uma dieta saudável. Então como saber se o que se está comprando vai te trazer benefícios ou colocar tudo por água abaixo?

Mantenha os olhos atentos na hora de escolher seu snack de cereais, leia o rótulo e veja quais ingredientes estão presentes na formulação, corra de muitas calorias e prefira as que são abastadas de fibras. Procure optar sempre pelas que apresentem castanhas e frutas, pois elas vem acompanhadas de uma boa dose de fibras. Barrinhas dotadas de sementes como linhaça, gergelim ou quinoa também são ótimas pedidas, já que oferecem saúde por meio de minerais e vitaminas e a sensação de saciedade acompanhada de baixo índice de calorias.

Pão integral

Alguns devem estranhar muito a presença desse campeão de dietas aqui na lista de alimentos disfarçados. Mas saiba que podemos ter sido enganados em boa parte das nossas compras, isso porque ao invés de integrais de verdade, muitos produtos são feitos à base de farinha branca, com menor quantidade de fibras e muito mais açúcar do que deveria. Por isso, olhos abertos na hora de ler as informações do rótulo. Segundo a nutricionista Isabella Correia devemos prestar bastante atenção a maior quantidade presente no rótulo, esta deve ser referente a farinha de trigo integral, que aprece com o nome de centeio, trigo ou semelhante, dessa forma, as fibras aparecerão em maior proporção.

Atenção também à outros fatores que determinam se o pão é saudável ou não, observe bem a quantidade de gorduras ruins, nesta classe se encaixam trans e saturadas, e sódio, quanto menor a quantidade desses itens, mais saudável será o pão. Mas é importante saber que nem sempre as gorduras são maléficas ao organismo, se a quantidade total estiver muito alta, veja se as oleaginosas como castanhas e sementes como chia, ou linhaça estão presentes na composição. Neste caso, as gorduras presentes não apresentam risco e não tornam o pão ruim, isso dependerá da sua escolha, considere as indicações acima.

pao-integral-1309524608207_956x500

Peito de peru defumado

Pasmem com a presença dele aqui na lista dos perigosos, não sei se com você aconteceu o mesmo, mas eu fiquei chocada quando vi o nome de aqui, é mais uma prova de que já fomos enganados muitas vezes. Considerado um dos amigos da dieta, o peito de peru é muito fácil de acompanhar lanches e algumas refeições por possuir pouca gordura. Mas o perigo está no processo pelo qual ele passa para ser defumado, ele recebe conservantes, nitratos e nitritos que são muitíssimos perigosos à saúde, e a situação se agrava por causa do risco de câncer que estas substancias oferecem. E não para por aí, os componentes presentes na formulação podem causar dor de cabeça ou enxaqueca, excesso de sódio, que provoca a retenção de líquido e eleva a pressão arterial. A consequência não poderia ser diferente da predisposição à doenças do coração e nos rins.

Refrigerante diet

Risco eminente, desse aqui muitas pessoas já ouviram falar, mas vamos esclarecer porque ele oferece tanto perigo ao organismo. O grande agravante dessa bebida são os adoçantes prejudiciais, como por exemplo o aspartame, acusado de contribuir para perda de massa óssea e demais doenças autoimunes. Além disso, o vilão causa um desiquilíbrio no paladar de pessoas que o utilizam na dieta e no fim, quando essas mesmas pessoas retomam a alimentação normal, não conseguem ter a mesma saciedade, que é diretamente ligada ao paladar, por isso elas começavam a comer mais. Além disso, o sabor adocicado compromete também a produção de insulina, age no aumento dela criando uma espécie de barreira que oxida a gordura, mesmo quando o alimento possui pouca caloria. O sódio da composição também gera o inchaço.

Molhos

Quem não gosta de complementar algumas refeições com os famosos molhos prontos como barbecue, shoyu ou catchup. Apesar de consumir a versão light, junto com ela vem um gama de gordura e calorias, por isso é legal fazer substituições inteligente, troque os industrializados por naturais. Use azeite, vinagre, ervas frescas, pimenta, canela em suas refeições. E mais, essas versões apresentam uma boa quantidade de açúcar, que geralmente são provindas do milho, elas podem provocar alterações nos níveis de insulina.

Conheça alimentos perigosos que estão disfarçados de bonzinhos
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.