in ,

Acne na Vida Adulta

 A Praga!

A acne, que antes era “sinal” de adolescência, vem acometendo uma quantidade enorme de mulheres na idade adulta.

Diariamente recebo e-mails de meninas, na faixa dos 30 anos, procurando informações sobre o problema, que, na fase adulta, tem como causa principal o estresse.

As Causas

É fato que levamos uma vida altamente estressante e isso reflete sim na pele, pois o estresse atinge as suprarrenais, que acaba por estimular a produção das glândulas sebáceas, ocasionando a oleosidade excessiva e a acne.

Mas nem só de estresse “vive” a acne adulta, pois outros fatores, como desequilíbrios hormonais, má alimentação, uso de determinados medicamentos, fatores emocionais, cosméticos e maquiagens oleosas ou incorreta higienização da pele, dentre outros, podem dar origem ao problema.

Para que seja feito o tratamento correto, é preciso descobrir a causa exata, pois só assim pode-se determinar o que realmente será eficaz.

Os Tratamentos

Se a causa for, por exemplo, hormonal, o tratamento inclui certos contraceptivos orais que contenham algum ativo de ação anti-andrógena ou bloqueadora de receptores hormonais, mas esse tratamento não será eficaz se a causa for a má alimentação ou o uso de cosméticos oleosos.

Além disso, é preciso levar em consideração o grau da acne, pois para cada grau existe um tipo de tratamento.

Casos leves (grau I) geralmente são tratados com sabonetes específicos, tretinoína tópica ou derivados e loções adstringentes, que reduzem a secreção sebácea e equilibram a queratinização folicular.

Em casos de acne de grau 2, é válido o uso de anti-inflamatórios, bem como de antibióticos de uso tópico.

Já em casos mais graves, existe a possibilidade do uso de isotretinoina oral, que deve ser avaliado por um dermatologista de confiança.

Procurar um dermatologista é fundamental nesses casos, pois só ele pode determinar qual será o melhor tratamento, de acordo com cada caso específico.

Por isso, nada de fazer a louca e sair usando produtos por conta própria, viu?

Isso pode piorar, e muito, o problema!

Beijos

Ju

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Amarelo Canário! a cor da vez!

Lenços Anti-Brilho