Blefaroplastia: Pálpebras Muito Mais Jovens!

Não sou muito favorável a cirurgias invasivas e, na maioria das vezes, sem necessidade, mas é fato que a blefaroplastia não entra nessa lista, porque não se pode dizer que a remoção da pele em excesso nas pálpebras, bem como seu “levantamento” são “sem necessidade”. Fora isso, ao contrário do que muita gente pensa, não é uma coisa tão invasiva, é até simples, aliás.

Essa é uma cirurgia bem procurada porque está bastante relacionada com a juventude, vez que as bolsas embaixo dos olhos, as pálpebras caídas e a pele em excesso na região remetem ao que a gente menos quer: ao envelhecimento!

A cirurgia é bem simples, já que remove-se a pele e as bolsas palpebrais, que é o tecido adiposo localizado na região, sendo que, em muitos casos, a gordura sequer precisa ser removida, mas apenas reposicionada. E o melhor é que os pés de galinha também podem ser corrigidos nessa cirurgia. Tudo aqui depende do quadro geral da região, pois se não existir um excesso de pele, remove-se apenas as bolsas de  gordura por dentro da pálpebra, no chamado método transconjuntival, sem a necessidade de incisão externa.

correcao-palpebras-blefaroplastia

Pode-se lançar mão, também, do laser ablativo tipo CO2, que serve tanto para remover as bolsas de gordura e realizar as incisões durante a cirurgia, mas também como procedimento estético que trata a pele e melhora o aspecto geral das rugas mais finas. Esse método tende a ser mais preciso, já que causa menos danos a pele, o que significa uma cicatriz esteticamente melhor, mais discreta, e, além disso, ele pode ser usado no rejuvenescimento, o que, claro, é um benefício a mais.

Independente do método, é fato que quem se submete a cirurgia fica bem satisfeito, já que  ela descansa o olhar, alivia as pálpebras e rejuvenesce bastante, sendo esse, claro, o maior benefício, porque, podem reparar, o rosto pode até estar com a pele tratada, bem cuidada, sem manchas e outros problemas, mas se as pálpebras estiverem caídas ou se existirem bolsas ao redor dos olhos, a aparência fica cansada e envelhecida, não tem jeito! Se livrar disso, nesses casos, é um verdadeiro banho de autoestima!

E A Anestesia?

Quando fala em cirurgia, a primeira coisa que me vem na cabeça é a anestesia. Ô medo! Rs Mas nessa cirurgia a anestesia é “das leves”, ou seja, é local com sedação caso a blefaroplastia seja o único procedimento realizado. Quando existem outras cirurgias combinadas, é o médico quem vai determinar o tipo de anestesia, de acordo, claro, com as necessidades do procedimento. Em alguns casos pode ser necessária a anestesia geral, quando, por exemplo, associada a blefaroplastia, existir o lifting facial, mas isso depende do médico, pois alguns médicos, mesmo no caso de lifting facial, optam pela anestesia local com sedação.

O paciente raramente dorme no hospital e, via de regra, é liberado no mesmo dia, já que a internação é feita, preferencialmente, pela manhã, então no final da tarde , quando passar o efeito da sedação, que dura em média seis horas, o paciente é liberado.

E o Pós-Operatório?

Nos dias que se seguem a cirurgia, é recomendado o uso de anestésicos para  resolver o problema da dor, que não é muito comum, mas pode ocorrer. No geral o que se sente é um certo desconforto, mas não dor, e a recuperação tende a ser bem rápida.

Contudo, é comum o surgimento de manchas roxas no local, que somem após 72 horas, em média, sendo que elas vão melhorando progressivamente. Aqui, é recomendado ficar longe da exposição solar direta, evitar locais quentes e abafados, evitar cozinhar (por causa do “calor”), evitar banhos quentes, entre outras coisas. Compressas de chá de camomila ajudam, bem como dormir com a cabeceira da cama elevada.

A regra geral é que os sintomas reduzam progressivamente, sendo que quinze dias após a cirurgia não se  note mais nenhum sintoma. Entre o quarto e o sétimo dia são retirados os pontos e após uma semana, no máximo dez dias após a cirurgia, a pessoa pode voltar ao trabalho.

ft31-10-2011_093424

É muito importante evitar a exposição solar, sobretudo nos primeiros dias, quando as manchas roxas estão na pele, pois, caso contrário, a pele pode ficar marcada. A restrição ao sol é, na verdade, mais longa, podendo se estender por até quatro meses, já que nessa fase as cicatrizes estão avermelhadas, o que significa proibição de se expor ao sol, pra não “piorar” a cicatriz. Aqui é preciso caprichar no protetor solar e não abrir mão dos óculos de sol.

Em alguns casos é recomendada a drenagem linfática local, mas isso depende do quadro geral do paciente e também de indicação médica.

E a Cicatriz?

A cicatriz, temor da maioria, tende a ficar imperceptível. É que na pálpebra superior ela fica localizada no sulco dos olhos, e na pálpebra inferior fica rente aos cílios, o que torna o sinal pouco aparente.

Antes da remoção dos pontos não é indicado o uso de maquiagem já que formam-se casquinhas na cicatriz, mas após a remoção dos pontos o uso de maquiagem é liberado. Há médicos que liberam o uso em até 48 hs, mas a grande maioria recomenda esperar um pouco mais, sobretudo para usar sombras e lápis preto.

E os Riscos?

Agora que já falamos da parte boa, vamos para os riscos, que são muito importantes de serem avaliados. É bel legal se informar sobre tudo o que pode acontecer durante e depois da cirurgia pra não ser pego de surpresa, sabe?

E como essa cirurgia é em uma região delicada, os cuidados são redobrados, já que, se feita por um profissional  não habilitado ou incapacitado, a pessoa pode até ficar cega. Podem ocorrer, também lesões na córnea, mas todos esses danos podem ser prevenidos, e isso se faz escolhendo um médico capacitado, com boas referências.

Em alguns casos, quando remove-se pele em excesso, o globo ocular pode ficar saltado, o que significa, mais uma vez, que devemos ter cuidado na escolha do profissional que vai fazer a cirurgia.

Beijos

Ju Lopes

 

Blefaroplastia: Pálpebras Muito Mais Jovens!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.