Vocês conhecem o chá de hibisco? Já falei dele tempos atrás e continua sendo um dos meus preferidos por uma série de motivos.
Esse chá é derivado do botão seco da flor hibiscos sabdariffa, que é rica em antioxidantes poderosos, como os ácidos orgânicos e os flavonoides. Além disso, possui ação diurética que age contra a retenção de líquidos e possui, ainda, a capacidade de evitar o acúmulo de gorduras. Ou seja, é tudo de bom! Mas evita mesmo o acúmulo de gorduras? Sim, pois esse chá tem a capacidade de reduzir a adipogênese, um processo que facilita o acúmulo de gorduras no corpo. Os flavonoides, dizem alguns estudos, possuem efeito vasodilatador e cardioprotetor, o que também é muito benéfico para a saúde.
E não é só isso, pois a flor utilizada pra preparar o chá é rica em riboflavina (vitamina B2) e tiamina (vitamina B1), que são importantes para a saúde da pele, dos cabelos, das unhas e dos ossos. Essas vitaminas ajudam, ainda, na captação de energia das células e no auxílio do metabolismo da glicose e do oxigênio.
Como possui boas doses de ferro, esse chá ajuda no transporte de oxigênio no organismo, o que evita problemas como cansaço e anemia, por exemplo. Já a vitamina A presente no chá é antioxidante e amiga da visão, do sistema imunológico e da pele, enquanto a vitamina C, que também é antioxidante, protege o organismo, turbina o metabolismo, protege de doenças cardiovasculares e é tudo de bom para a pele.
Quanto aos flavonoides antioxidantes, nota-se a presença das antocianinas e das quercetinas. As antocianinas possuem efeito vasodilatador, cardioprotetor e ajudam a evitar que a gordura se acumule. Já a quercetina possui ação diurética, o que ajuda na retenção de líquidos.
Ele tem ação diurética!
Quase todo mundo tem acúmulo de líquidos no organismo, o que resulta em inchaço. Como o chá de hibisco possui ação diurética, evita esse problema e combate a retenção hídrica.
Ele controla o colesterol!
Estudos realizados recentemente concluíram que o chá de hibisco ajuda na redução do colesterol ruim e no aumento do bom colesterol.
Ele controla a pressão arterial!
O chá de hibisco ajuda a reduzir a pressão arterial, e isso foi comprovado através de um estudo publicado no Jornal of Nutrition. A razão desse benefício deriva da presença dos flavonoides que reduzem uma enzima que age na pressão arterial.
Ele é bom para o cérebro!
Como é rico em vitamina B1 e vitamina B2, o chá de hibisco ajuda na captação de energia nas células, ajudando no metabolismo da glicose e do oxigênio, tendo ação sobretudo nos neurônios, que são as células que formam o nosso cérebro.
Pra fazer o chá de hibisco, ferva a água, desligue o fogo e, em seguida, adicione as folhas secas, tampando e deixando abafado por três minutos. Isso é importante para que o chá não perca suas propriedades benéficas. Ele pode ser consumido quente ou gelado, sendo usado no lugar da água para fazer sucos, o que é ótimo pra quem não gosta de tomar chás!
Beijos
Ju Lopes