Chá de Hibisco É Tudo de Bom!

Vocês conhecem o  chá de hibisco? Já falei dele tempos atrás e continua sendo um dos meus preferidos por uma série de motivos.

Esse chá é derivado do botão seco da flor hibiscos sabdariffa, que é rica em antioxidantes poderosos, como os ácidos orgânicos e os flavonoides. Além disso, possui ação diurética que age contra a retenção de líquidos e possui, ainda, a capacidade de evitar o acúmulo de gorduras. Ou seja, é tudo de bom! Mas evita mesmo o acúmulo de gorduras? Sim, pois esse chá tem a capacidade de reduzir a adipogênese, um processo que facilita o acúmulo de gorduras no corpo. Os flavonoides, dizem alguns estudos, possuem efeito vasodilatador e cardioprotetor, o que também é muito benéfico para a saúde.

E não é só isso, pois a flor utilizada pra preparar o chá é rica em riboflavina (vitamina B2) e tiamina (vitamina B1), que são importantes para a saúde da pele, dos cabelos, das unhas e dos ossos. Essas vitaminas ajudam, ainda, na captação de energia das células e no auxílio do metabolismo da glicose e do oxigênio.

cha-hibisco-dieta-41173

Como possui boas doses de ferro, esse chá ajuda no transporte de oxigênio no organismo, o que evita problemas como cansaço e anemia, por exemplo. Já a vitamina A presente no chá é antioxidante e amiga da visão, do sistema imunológico e da pele, enquanto a vitamina C, que também é antioxidante, protege o organismo, turbina o metabolismo, protege de doenças cardiovasculares e é tudo de bom para a pele.

Quanto aos flavonoides antioxidantes, nota-se a presença das antocianinas e das quercetinas. As antocianinas possuem efeito vasodilatador, cardioprotetor e ajudam a evitar que a gordura se acumule. Já a quercetina possui ação diurética, o que ajuda na retenção de líquidos.

Ele tem ação diurética!

Assuntos nesse artigo

Quase todo mundo tem acúmulo de líquidos no organismo, o que resulta em inchaço. Como o chá de hibisco possui ação diurética, evita esse problema e combate a retenção hídrica.

Ele controla o colesterol!

Estudos realizados recentemente concluíram que o chá de hibisco ajuda na redução do colesterol ruim e no aumento do bom colesterol.

Ele controla a pressão arterial!

O chá de hibisco ajuda a reduzir a pressão arterial, e isso foi comprovado através de um estudo publicado no Jornal of Nutrition. A razão desse benefício deriva da presença dos flavonoides que reduzem uma enzima que age na pressão arterial.

Ele é bom para o cérebro!

Como é rico em vitamina B1 e vitamina B2, o chá de hibisco ajuda na captação de energia nas células, ajudando no metabolismo da glicose e do oxigênio, tendo ação sobretudo nos neurônios, que são as células que formam o nosso cérebro.

Pra fazer o chá de hibisco, ferva a água, desligue o fogo e, em seguida, adicione as folhas secas, tampando e deixando abafado por três minutos. Isso é importante para que  o chá não perca suas propriedades benéficas. Ele pode ser consumido quente ou gelado, sendo usado no lugar da água para fazer sucos, o que é ótimo pra quem não gosta de tomar chás!

Beijos

Ju Lopes

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Menu de Verão: salada tem tudo a ver com a estação
4 Ensinamentos de Dukan pra Emagrecer Rápido!
Tags: , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Uma resposta para “Chá de Hibisco É Tudo de Bom!”

  1. edilson catein de mello disse:

    tomar cha de hibisco e bom para queda de cabelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.