As manchas de pele são hiperpigmentações causadas, na maioria das vezes, pelo aumento de melanina e de outros agentes pigmentantes na pele e têm como principais causadores a radiação solar, os radicais livres e os hormônios sexuais.
Para combater essas manchas existem algumas substâncias disponíveis, sendo que a mais prescrita é a hidroquinona que, apesar de realmente clarear a pele, é arriscada, sobretudo para quem vive em locais de sol intenso, onde ela pode manchar a pele.
Por conta disso, o ácido kójico vem sendo largamente utilizado, já que é um despigmentante natural, eficiente e seguro.
O ácido kójico é produzido pelo koji, um cogumelo japonês utilizado na fermentação do arroz para a produção de saquê. Trata-se de um despigmentante suave, que não causa irritação nem fotossensibilidade, o que possibilita seu uso durante o dia sem o risco de causar manchas. Ele é menos potente que a hidroquinona, mas em compensação é muito mais seguro.
Como esse ácido, ao contrário de outros despigmentantes, não oxida, ele pode ser usado juntamente com o ácido glicólico e outros clareadores. Além disso, ele produz efeitos rapidamente, já que de duas a quatro semanas já se nota uma redução grande nas manchas, sendo que o tratamento deve durar, em média, seis meses.
Além de ser despigmentante, ele também é antiséptico e possui ação anti-oxidante, o que ajuda no combate ao envelhecimento cutâneo.
Ele é utilizado em concentrações que variam de 1 à 4%e m cremes e emulsões fluidas não iônicas, géis, géis-creme e loções aquosas.
Não deve ser utilizado em peles irritadas ou com queimaduras, bem como em gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos.
Eu gosto bastante dos produtos com ácido kójico e acho que é uma excelente opção para se usar no verão, quando o uso de ácidos mais fortes e fotossensíveis não são indicados. Muitas marcas comercializam clareadores com essa substância, mas eu prefiro os produtos manipulados, que são, quase sempre, mais potentes.
Alguém aqui já usou?
Beijos
Ju
@JuLopesL / [email protected]