Categories: Dieta

O adoçante faz ou não faz mal?

Quem faz dieta costuma usar bastante os adoçantes, que são mesmo excelentes aliados em programas de emagrecimento. Mas será que eles são seguros?

Os estudos sobre o tema não são conclusivos, entretanto alguns estudos realizados em animais comprovaram que o uso de determinados adoçantes aumenta a probabilidade de desenvolvimento de alguns tipos de câncer e de doenças degenerativas.

Aqui no Brasil, a ANVISA reduziu a quantidade máxima permitida de dois tipos de adoçantes, a  sacarina e ciclamato, em bebidas e alimentos como medida de precaução, já que o consumo de  adoçantes aumentou muito nos últimos anos.

O cliclamato é um adoçante artificial derivado do petróleo , que  tem  um poder adoçante até cinquenta vezes maior que o   da sacarose. Ele não é calórico, pode ir ao fogo e deixa gosto residual. A sacarina também é extraída do petróleo e adoça até duzentas vezes mais que a sacarose.

A sacarina tem o uso proibido no Canadá e o ciclamato não pode ser usado nos Estados Unidos desde a década de 70, vez que alguns testes feitos demonstraram que os animais desenvolveram câncer de bexiga após o uso desses adoçantes, mas não existem dados que comprovem o risco para seres humanos.

Contudo, sabe-se que tanto o ciclamato quanto a sacarina possuem um alto teor de sódio que, dentre outras coisas, é responsável pelo aumento da pressão arterial e da retenção de líquidos.

O aspartame, que é um dos adoçantes mais usados no mundo, vem causando controvérsias vez que em alguns estudos feitos em animais, dentre eles o feito em Bolonha, na Itália, ficou comprovado que 20% das cobaias desenvolveram leucemia.

Essa pesquisa durou, em média, três anos, que é o tempo de vida das cobaias, e equivale a 40 anos da vida de um ser humano. As cobaias foram divididas em seis grupos distintos que recebiam doses diferentes de aspartame. A primeira constatação desse estudo é que nenhuma das cobaias emagreceu, mesmo as que receberam altas doses de aspartame. O mais grave é que 20 % das fêmeas de um dos grupos tiveram leucemia, fato confirmado pelas necropsias. Essas fêmeas que morreram de câncer recebiam  uma dose de aspartame menor do que a permitida pelos Estados Unidos e pela União Européia, o que levou muita gente a questionar o nível real de segurança do consumo de aspartame.

Os especialistas dizem que não há motivo para alarme vez que a pesquisa foi feita em animais e não há como transpor isso para avaliar em  seres humanos.

Certo mesmo é que não se recomenda o consumo de aspartame por gestantes, vez que ele contém uma substância chamada fenilalanina, que pode atingir o feto e causar doenças graves.

 O que eu acho, na verdade, é que é muito difícil avaliar se eles fazem mal ou não, vez que o uso dessas substâncias é  muito recente e ainda não deu tempo para analisar os possíveis danos que eles podem causar.

Como os estudos ainda são inconclusivos eu evito usar o máximo possível, mas isso sou eu, é a minha opinião,  e não significa que é ruim, só que eu prefiro as coisas naturais. Acho muito mais prático tomar stevia ou então açúcar mesmo, desde que seja o demerara, pois eu não uso açúcar refinado, e depois gastar as tais calorias pulando corda, brincando com o cachorro ou de outra forma qualquer, do que consumir algo que não possui dados conclusivos sobre os males que pode causar.

O que vocês acham disso?

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br 

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Alimentos Que Aumentam A Libido - Parte 1
Qual A Diferença entre Light, Diet e Zero?
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Ver comentários

  • Fiquei até c medo agora... já ouço desde pequena que muito adoçante faz mal a saúde, por isso tomo apenas pela manhã, não uso muito açúcar, mas o que uso, uso do refinado, não gosto do gostinho do mascavo e nem do precinho dele rs...
    Até peguei meu adoçante aqui, vi que é de " sacarina e cilamato" (nem sei o que é isso, vou começar a evitar mais o uso dele, ou trocar pelos feitos a base de stevia!
    Bom.. é uma porcentagem taoo pequena de adoçante no nosso dia a dia tbm, pior que açúcar é o arroz, pão...
    beijão Ju.
    ;)

  • Meu cardiologista disse que não conseguia baixar a minha pressão arterial, então cheguei a conclusão de fato que os adoçantes em gotas e o aspartame, estavam influindo nisso. A partir do começo do mês de fevereiro de 2012, não faço mais uso desses adoçantes.

Postagens recentes

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

7 horas atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

1 dia atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

4 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

1 semana atrás

Progressiva numa parte do Cabelo?

Progressiva numa parte do Cabelo? Aposto que já ouviu falar de progressiva na raiz ou no fundo do cabelo, já…

2 semanas atrás