Manual do suco verde: inclua na sua alimentação de forma correta

Conheça todos os benefícios que essa bebida saudável pode oferecer a você e o inclua sem causar danos ao organismo.

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o suco verde. Em pouco tempo ele ficou mais famoso que as celebridades que se alimentam dele. Afinal, estampar várias capas de revistas de saúde não é para qualquer um, certo? Apesar de ser uma bebida muito nutriente, há formas corretas de consumi-la. E não está entre elas a decisão de fazer uma dieta somente com o suco que tem o poder de desintoxicar.

O fator que mais chama atenção é a quantidade de quilinhos extras que ele pode ajudar a eliminar. É possível perder até 5kg em apenas um mês, desde que o suco substitua uma refeição do dia como o café da manhã, o almoço ou o jantar. Decidir trocar umas das refeições essenciais por um único suco, por mais que apesente muitos nutrientes, pode trazer prejuízos para a saúde. Quando houver necessidade de fazer alterações no cardápio diário, o melhor a se fazer é procurar a ajuda de um nutricionista.

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Manual do suco verde

Não encare essa recomendação como mais um conselho clichê. Analise a situação repetitiva de fazer uma dieta por conta própria, sem conhecimentos suficientes que podem gerar um desiquilíbrio alimentar. Essa atitude à médio e longo prazo oferece grandes riscos à saúde.

Mas, deixemos os sermões de lado e vamos a parte boa que o suco oferece. Estrelando os alimentos básicos que fazem desse suco um grande sucesso: o couve, que não poderia faltar; aipo, espinafre, pepino e uma fruta pra completar o menu. Não só de água se dilui essa bebida, água de coco, chá verde, chás ou sucos também fazem sua participação especial. Se quiser agregar ainda mais, os grãos combinam super bem nos diversos sucos.

O Detox está na moda, já criaram diversas variações que levam o famoso nome. A desintoxicação é uma das grandes responsáveis pelo emagrecimento. E é por conta da associação de fibras e um mix super recheado de vitaminas e minerais naturais conquistados por meio de vegetais, hortaliças e frutas que a pessoa consegue eliminar peso com mais facilidade. Como cada um dos ingredientes apresentam efeitos específicos, há receitas diferenciadas que se adaptam as várias necessidades existentes.

Uma forma saudável e indicada para incluir o suco na alimentação é unir os resultados de uma boa dieta equilibrada aos efeitos do suco. Ninguém melhor para ensinar a maneira corretar de ingerir a bebida verde do que os profissionais da área. Por isso, acompanhe agora detalhes de tudo o que de melhor o suco oferece e as formas mais indicadas de se consumir. Nutricionistas revelam os principais benefícios e como agregá-los à nossa rotina sem perdas ou danos e ainda potencializar os resultados agindo corretamente, assim como manda o figurino! Vem aprender mais com a gente:

Vegetais fazem toda a diferença na hora de uma alimentação saudável

Dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revelam fatos que não condizem à uma população que se alimenta bem. Esse é o caso do Brasil que atingiu a média de 20% de pessoas que consomem vegetais e frutas nas refeições. Apenas essa porcentagem da população, um tanto quanto mínima, se alimenta como realmente deveria, segundo os padrões da Organização Mundial da Saúde, que apresenta o número de 400 gramas desses alimento por dia. Há quem diga que não consegue comer vegetais, acham insossos e sem graça, mas há modos de preparo que os tornam mais atraentes. Para isso, busque novas receitas que te ajudarão a comê-los com prazer ou sem repulsão.

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Conheça todos os benefícios que essa bebida saudável pode oferecer a você e o inclua sem causar danos ao organismo

A margem super baixa de consumo de vegetais torna o suco verde uma boa alternativa para substituir esse déficit. Quem se encaixa no exemplo dado acima, pode se jogar na bebida, pois ela é capaz de substituir a quantidade diária recomendada, tanto de verduras, quanto de frutas. Comer bem e segundo os padrões é um grande desafio, principalmente para pessoas ocupadas. É preciso comer aproximadamente cinco porções de frutas e quatro de verduras por dia, mas tem gente que come essa quantia durante uma semana.

Nutricionistas afirmam que o suco ganhou espaço com mais facilidade, ultrapassando os adeptos à salada. Como no suco os sabores são misturados um ao outro, eles se camuflam e se tornam menos evidenciados que na saladas. Quem faz careta para beber o suco pode recorrer aos sabores das frutas. Escolha uma que apresente o sabor forte e então junte aos demais ingredientes. Dessa forma, os sabores serão mascarados e a fruta será o grande sabor de destaque.

Ação desintoxicante super bem-vinda no organismo

A característica mais famosa da nossa estrela é limpar o organismo. Uma verdadeira operação limpeza começa a acontecer no fígado. Alguns componentes se destacam nesse trabalho de faxinar o nosso corpo, a tarefa fica por conta dos compostos cidrilicos, que aparecem no espinafre, na couve e também nos tradicionais temperos da cozinha brasileira, a cebola e o alho.

Por mais que possua o poder de desintoxicar, a dieta do suco verde não é igual a dieta desintoxicante. Complexo demais? Eu explico melhor. A dieta detox é composta por alimentos com proteínas magras, como as carnes brancas, por exemplo. Porém, o suco verde pode sim aparecer dentro do menu detox, mas é somente um item da dieta.

A união perfeita: líquidos e fibras

Dentre os destaques desse suco encontram-se as fibras. Elas nunca foram tão recomendadas como nos dias de hoje. Em grande concentração na bebida, a substância consegue melhorar o transito do intestino, e assim, auxiliar no bom funcionamento do corpo. Além de fazer um bem enorme para quem deseja emagrecer, torna a digestão mais lenta, fazendo com que os picos de colesterol e glicose sejam mais baixos no sangue.

Una o útil ao agradável, emagreça de forma saudável
Una o útil ao agradável, emagreça de forma saudável

A sensação de saciedade também é um motivo para comemorar, já que essa nos faz comer bem menos do que o normal e conseguir passar mais tempo sem ficar beliscando alimentos não tão saudáveis a todo momento. Mas para que as fibras sejam diluídas e desempenhem seu papel da melhor forma possível, é necessário que haja água nessa mistura. Nisso, os alimentos também ajudam, já que a água está presente em sua composição.

Não custa nada lembrar que o suco não pode ser coado. Sim, dispense a peneira e coma as fibras dos vegetais que são de suma importância para alcançar o objetivo inicial.

Una o útil ao agradável, emagreça de forma saudável

A quantidade de nutrientes essenciais para manter nosso corpo funcionando bem está contida no suco. Pelo menos a maioria dela, por conta da diversidade de substâncias saudáveis que há nele. Sua riqueza em ácido fólico, ferro, magnésio e muita vitamina C, o transforma numa grande fonte de saúde. O gengibre, uma figurinha carimbada das receitas saudáveis, também dá as caras por aqui assumindo a função de termogênico que auxilia e muito na perda de peso. Já o aipo é uma grande fonte de vitamina K. Enquanto os vegetais de cor verde escura possuem alta concentração de antioxidantes naturais muito importantes como a zeaxantina e a luteína. As duas formam uma dupla que protegem a saúde dos olhos.

A querida clorofila, dá o ar da graça nesse tipo de alimento. A substância de cor verde atua como uma grande amiga que só faz bem ao nosso organismo. Age tanto na forma de desintoxicação, quanto na alcalinização do sangue. Essa última é uma característica muito importante, considerando o fato que quando o nosso corpo apresenta muita acidez, ela fica muito mais fragilizado e desprotegido. Sendo assim, ele é facilmente acometido por doenças. Também ajuda a combater os efeitos terríveis dos radicais livres, os quais toda mulher tem eterno pavor. Os potencializadores do envelhecimento precoce aparecem devido a alimentação inadequada e desequilibrada e o estresses, um mal corriqueiro dos dias de hoje.

É preciso assumir uma nova postura e se alimentar bem

A pessoa só consegue emagrecer com saúde quando há uma visão correta da situação. Ou seja, quando a pessoa que se propõe ao regime se der conta de que o suco sozinho não fará milagres. Portanto, não adianta se deixar levar pela gula, comer o que não deve, em horários inapropriados e depois tomar o suco achando que tudo o que ingeriu vai desaparecer.

A má alimentação, regada a ingestão de muito açúcar e alimentos gordurosos em excesso, não será anulada ao beber o suco, entendeu? É bem simples, a consciência é a alma do sucesso de uma dieta. Por isso costumam dizer que a dieta começa na cabeça, é ela quem deve ser disciplinada. É claro que o suco garante uma melhora significativa na qualidade de vida por conta da ingestão de verduras e frutas. Os resultados são visíveis e não demoram muito a aparecer.

Quem permanece com a ideia de substituir as principais refeições pelo suco verde, corre o risco de cair numa cilada alimentar. Cada um das refeições exige quantidades de nutrientes específicos que conduzem à uma alimentação saudável, se fizer substituições, com certeza, se chegará ao ponto de carência de nutrientes. Esteja ciente disso e das consequências que sempre acompanham essa decisão.

Não abra mão de um bom especialista

Mesmo que muitos demonstrem opiniões contrarias, saiba que a substituição de uma refeição pelo suco é recomendada por alguns nutricionistas. Esse tipo de práticas tem o respaldo de estudos que comprovam a eficiência desse tipo de troca, desde que a regra de que isso aconteça em apenas uma refeição. Da mesma forma que as demais alimentações devem ser super balanceadas e equilibradas com os nutrientes necessários.

Contudo, nem pense em trocar o almoço pela bebida verde. Especialista explicam que apesar da presença de vários componentes benéficos ao corpo como a água de coco, as sementes, os vegetais e as fibras, eles não são capazes de suprir à quantidade ideal e muito menos manter o equilíbrio que é indispensável numa refeição como essa. A exemplo da proteína que é super necessária na hora do almoço. A maneira correta de fazer substituições é na hora dos lanches da amanhã ou da tarde ou num período após as refeições.

Cortar o mal pela raiz, elimine os excessos!
Cortar o mal pela raiz, elimine os excessos!

Se optar por tomar o suco após o jantar, o ideal é que se faça isso, pelo menos após duas horas depois da alimentação. A explicação da recomendação está no fato de que os alimentos não digeridos podem atrapalhar na absorção de todos os benefícios do suco. Já que provavelmente você não tenha esse conhecimento especifico e a desenvoltura de criar um cardápio adequado para suas necessidades, é indispensável que um profissional da área a ajude nessa tarefa.

Cortar o mal pela raiz, elimine os excessos!

O tempo de duração da dieta vai depender mais de você do que da indicação do profissional. Isso porque, geralmente, as pessoas enjoam facilmente dos sabores fortes do suco verde quando ingeridos em forma de substituição do lanche. A monotonia é um fator que sempre aparece em regimes, afinal, mais do mesmo todos os dias nos faz enjoar rapidamente. Há estudos que comprovam o tempo de duração que gira em torno de um há dois meses nesse tipo de caso. Assim como a falta de fibras faz  mal, a grande quantidade delas também apresenta riscos, os sintomas mais conhecidos são a fermentação, a azia, o estufamento e a náusea.

Não pense que pode sair por aí tomando um litro de suco por dia achando que assim irá conquistar benefícios mais rápido. Há uma medida certa que deve ser cumprida, são aproximadamente 200 a 250 ml diários, uma vez ao dia, de preferência. Tudo em excesso faz mal e até desgasta o organismo, assim acontece com o ácido fólico que há no suco. Quando ingerido em grandes quantidades, a quantia que sobra começa a afetar o corpo de uma maneira prejudicial. Se houver muito dele dentro de você, parte dos nutrientes ingeridos podem ser eliminados.

Não se esqueça de mastigar

A mastigação é super importante, ela ajuda a manter a saúde bucal e o bom desenvolvimento dos dentes. Esse é um dos motivos pelo qual a bebida não deve ser consumida inadequadamente, já que o liquidificador faz todo o trabalho que deveria ter sido realizado pelos dentes em conjunto com o estômago. Por isso, de fato não temos trabalho nenhum, basta engolir e pronto. E a consequência de se alimentar por meio de bebidas liquidas é a ausência da mastigação. Entretanto, há um consenso quando se trata da substituição correta que citamos acima. Quando aliada à outros alimentos sólidos, especialistas afirmam que não há problema algum.

Agora que você já está muito bem informada, se jogue na onda do suco verde e tenha sucesso na dieta seguindo essas recomendações valiosas!

Manual do suco verde: inclua na sua alimentação de forma correta
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Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

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