Como cuidar da pele oleosa em casa?

As mulheres que sofrem com a pele oleosa sabem que, mesmo com a chegada do inverno, o problema não reduz e nem some e precisa de cuidado e de tratamento específico. A maquiagem dura menos, a pele fica grudenta e a imagem fica prejudicada quando o excesso de oleosidade resolve aparecer.

De acordo com a esteticista Ana Luisa de Almeida, de São Paulo, a produção de sebo na pele pode ser causada por vários fatores: genética, alimentação, uso de produtos inadequados, falta de limpeza e higienização da pele e também por algum problema hormonal. “Para fazer um tratamento adequado, é preciso consultar um médico dermatologista para descobrir a causa e, a partir daí, tratar. Mas existem formas de amenizar o excesso de oleosidade”, afirma a especialista.

Uma das maneiras que Ana se refere é o uso do sabonete adequado para pele oleosa. Ele vai ajudar a amenizar o excesso de brilho e também vai limpar a pele de forma adequada, minimizando a produção de sebo. “Os sabonetes podem ser comprados em farmácias de manipulação ou lojas de estética. Eles têm na composição, ácidos que neutralizam a produção de sebo, ajudando a pele a ficar mais seca, mas não ressecada e nem com falta de vitaminas”, explica a esteticista.

Girl with clay facial mask.

Na hora de lavar a pele, evite as altas temperaturas na água, pois o calor ajuda a aumentar a produção de sebo e, assim, manter a pele oleosa. Outro cuidado importante para amenizar a aparência da pele oleosa é tirar a maquiagem todos os dias antes de dormir, deixando os poros limpos e a pele consegue respirar melhor. A especialista no assunto também orienta escolher base, corretivo e outros produtos da maquiagem sem óleos na formulação. “A maquiagem com óleo na fórmula aumenta ainda mais a oleosidade da pele. O melhor é escolher produtos em pó, compactos e sem textura cremosa”, afirma.

Uma vez por semana ou a cada quatro dias, Ana orienta fazer uma esfoliação com algas naturais e também com uma esponja vegetal, que ajuda a limpar e retirar uma camada de célula morta da pele. “A esfoliação ajuda a remover essa camada que já está carregada de oleosidade e sujeira, como poluição e resíduos de maquiagem e creme. A esfoliação pode ser feita com açúcar e mel, que é uma forma caseira e simples de limpar a pele”, dá a dica.

Depois desta esfoliação, a dica é usar um tônico apropriado para a pele oleosa, que ajuda a manter a pele hidratada e também melhora a aparência do rosto. Escolha um tônico que contenha na fórmula o ácido salicílico, que neutraliza a produção de sebo, sem agredir a pele”, afirma a especialista. Além deste ácido, cremes com ácidos retinoicos e glicólicos também são indicados e podem ser usados no uso diário e em casa. A orientação é sempre consultar um dermatologista antes de comprar o produto com uma destas composições.

Além da limpeza, esfoliação e uso de tônico, uma forma de combater a oleosidade é a hidratação. “As mulheres acham que hidratar a pele oleosa não é recomendado, mas é o contrário. Manter a pele hidratada é possível e necessário. Mas antes é preciso fazer todo este ritual de beleza. Na hora de hidratar, escolha cremes sem óleos na composição e de textura leve, que ajudam a manter a pele saudável”, afirma.

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kika @blogdakika

Patricinhaesperta.com.br

Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.