Chegou o outono e com ele a pele acaba tendo novas necessidades, já que, apesar das temperaturas amenas, a baixa umidade do ar deixa o tempo seco e, de quebra, tem o vento frio, o que influi diretamente na saúde e beleza da pele, que tende a ficar mais ressecada nessa estação, o que é particularmente penoso para as meninas de peles secas e também para quem já tem a pele madura.
É essencial, nos próximos meses, evitar banhos longos e muito quentes, pois isso remove a camada de proteção natural da pele. Além disso, o uso de sabonetes neutros ou hidratantes são os mais indicados. E, lembrem-se, o nome é banho, e banho não deve durar, nesse caso, mais que dez minutos!
Ao terminar o banho, após enxugar o corpo, é essencial, com a pele ainda úmida, aplicar um hidratante mais potente. Quando aplicamos o hidratante com a pele úmida ele é mais bem absorvido e o seu efeito é potencializado.
Hidratantes potentes, como os que contêm ureia, lactato de amônio, manteigas e óleos vegetais e ceramidas são os mais indicados, pois a tendência é que a pele resseque bastante e fique “fubenta”, com partes esbranquiçadas.
A pele do rosto também merece cuidados diferenciados. Os produtos e cuidados são os mesmos, mas, no caso da pele seca e madura, é bom investir em hidratantes mais “fortes”, pois a pele pode ressecar de tal forma que fique descamativa.
A esfoliação é outro cuidado que precisa ser reforçado, já que ele remove as células mortas que ficam na camada superficial da pele e a deixam opaca, além de impedir a correta absorção dos ativos de tratamento. No corpo o ideal é que seja feita de 15 em 15 dias, e sempre seguida de hidratação potente. Contudo, se a pele estiver muito ressecada, evite a esfoliação, que pode, nesse caso, sensibilizar e ressecar a pele ainda mais.
No caso da esfoliação facial, se a pele for oleosa, dá para fazer duas vezes por semana, mas sempre com esfoliantes suaves, pouco agressivos.
Tônicos e demaquilantes não devem conter álcool, que agride a pele, resseca e, em seguida, causa efeito rebote, que a deixa mais oleosa ainda.
E, mesmo com o tempo mais frio, nada de esquecer de usar o filtro solar, hein? Filtro solar a gente usa todos os dias, durante todo o ano, sem interrupções, pois a incidência dos raios ultravioleta não cessa no outono nem no inverno.
Como o sol está mais “ameno”, é hora de procurar um dermatologista e investir nos ácidos, para renovar a pele, reverter os estragos do verão e deixá-la muito mais bonita! Além disso, também é hora de fazer peelings químicos, tratamentos clareadores e depilação definitiva, por exemplo, pois esses tratamentos não são bem tolerados no verão, já que não combinam com calor e exposição solar!
Na verdade os cuidados são, basicamente, os mesmos, basta ajustar uma coisinha aqui, outra ali e exibir uma pele deusa nas próximas estações!
Já “desencaixotei” meu ácido retinóico, amigo de todas as horas!
Beijos
Ju lopes