Cuidando da Pele no Outono

Chegou o outono e com ele a pele acaba tendo novas necessidades, já que, apesar das temperaturas amenas, a baixa umidade do ar deixa o tempo seco e, de quebra, tem o vento frio, o que influi diretamente na saúde e beleza da pele, que tende a ficar mais ressecada nessa estação, o que é particularmente penoso para as meninas de peles secas e também para quem já tem a pele madura.

É essencial, nos próximos meses, evitar banhos longos e muito quentes, pois isso remove a camada de proteção  natural da pele. Além disso, o uso de sabonetes neutros ou hidratantes são os mais indicados. E, lembrem-se, o nome é banho, e banho não deve durar, nesse caso, mais que dez minutos!

Ao terminar o banho, após enxugar o corpo, é essencial, com a pele ainda úmida, aplicar um hidratante mais potente. Quando aplicamos o hidratante com a pele úmida ele é mais bem absorvido e o seu efeito é potencializado.

Hidratantes potentes, como os que contêm ureia, lactato de amônio, manteigas e óleos vegetais e ceramidas são os mais indicados, pois a tendência é que a pele resseque bastante e fique “fubenta”, com partes esbranquiçadas.

pele-no-outono

A pele do rosto também merece cuidados diferenciados. Os produtos e cuidados são os mesmos, mas, no caso da pele seca e madura, é bom investir em hidratantes mais “fortes”, pois a pele pode ressecar de tal forma que fique descamativa.

A esfoliação é outro cuidado que precisa ser reforçado, já que ele remove as células mortas que ficam na camada superficial da pele e a deixam opaca, além de impedir a correta absorção dos ativos de tratamento. No corpo o ideal é que seja feita de 15 em 15 dias, e sempre seguida de hidratação potente. Contudo, se a pele estiver muito ressecada, evite a esfoliação, que pode, nesse caso, sensibilizar e ressecar a pele ainda mais.

No caso da esfoliação facial, se a pele for oleosa, dá para fazer duas vezes por semana, mas sempre com esfoliantes suaves, pouco agressivos.

Tônicos e demaquilantes não devem conter álcool, que agride a pele, resseca e, em seguida, causa efeito rebote, que a deixa mais oleosa ainda.

E, mesmo com o tempo mais frio, nada de esquecer de usar o filtro solar, hein? Filtro solar a gente usa todos os dias, durante todo o ano, sem interrupções, pois a incidência dos raios ultravioleta não cessa no outono nem no inverno.

Como o sol está mais “ameno”, é hora de procurar um dermatologista e investir nos ácidos, para renovar a pele, reverter os estragos do verão e deixá-la muito mais bonita! Além disso, também é hora de fazer peelings químicos, tratamentos clareadores e depilação definitiva, por exemplo, pois esses tratamentos não são bem tolerados no verão, já que não combinam com calor e exposição solar!

Na verdade os cuidados são, basicamente, os mesmos, basta ajustar uma coisinha aqui, outra ali e exibir uma pele deusa nas próximas estações!

Já “desencaixotei” meu ácido retinóico, amigo de todas as horas!

Beijos

Ju lopes

Cuidando da Pele no Outono
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.