A micose de unha, conhecida como onicomicose, provoca o engrossamento da mesma, bem como seu escurecimento, isso sem falar das manchas brancas, do deslocamento das bordas e das deformidads, podendo evoluir para uma micose de pé, que causa, ainda, coceira intensa e descamação.
As micoses, conforme expliquei em post anterior, são causadas por fungos que tem seu crescimento estimulado em lugares quentes e úmidos, e, por isso são mais comuns no verão, mas podem ocorrer em qualquer época do ano.
Como são altamente contagiosas, deve-se evitar andar descalço em lugares úmidos, o uso de sapatps fechados, dividir os materiais de manicure e usar meias de náilon, dentre outras coisas.
O tratamento da micose de unha e de pé é feito com cremes manipulados à base de cetoconazol, que deve ser indicado por um médico especializado.
É um tratamento que demora bastante, pois a unha do pé, por exemplo, demora cerca de 1 ano para se renovar, e o tratamento deve ser mantido por todo esse tempo.
Para quem tem pés ressecados e ásperos, a saída é esfoliar os pés diariamente e aplicar em seguida cremes à base de uréia, lactato de amônia, liquor carbonis detergens e ácido glicólico para hidratar e afinar a pele.
O ressecamento é causado pelo excesso de peso, pelo uso de determinados tipos de sapato, pelo atrito do sapato com o chão e principalmente pela falta de hidratação.
Pé ressecado merece atenção imediata, pois pode evoluir para rachaduras e sangramentos que provocam dores intensas, sendo que esses casos serão tratadas com cremes cicatrizantes.
Os cuidados nem são difíceis, né meninas?
Beijos
Ju
@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br
https://www.facebook.com/JuLopesPE