Dossiê do Filtro Solar!

Quantas vezes já falei por aqui sobre filtro solar? Dezenas, com certeza, porque além de ser importante para a beleza, é também para a saúde, e com saúde não se brinca! Filtro solar é indispensável todos os dias, durante todo o ano, e não só durante o verão ou durante as temporadas na praia ou piscina.

Como, mesmo falando tantooo (não sei como vocês aguentam, de verdade!), vocês sempre enviam perguntas sobre o assunto, sobretudo sobre como usar e em qual quantidade usar, farei um “questionário de respostas”, ok?

O Sol Faz Mal?

O sol é um dos maiores agentes benéficos para a saúde humana. Sem o sol deprimiríamos mais fácil, ficaríamos mais tristes e teríamos muitos problemas com a síntese de vitamina D, já que o sol é a maior e mais eficaz “fonte” de vitamina D, sem a qual nenhuma suplementação seria de grande valor. É, o sol é fonte de vida, mas pode também ser fonte de envelhecimento e, pasmem, de câncer, se não nos expusermos na quantidade certa e nos horários errados.

protetor-solar-dicas-de-como-usar__Lindizzima-1

Os raios solares são responsáveis por 80% do envelhecimento cutâneo, o que é um porcentagem extremamente alta, além de causar manchas, queimaduras e, sim, câncer de pele. Então, que a exposição solar ocorra nos horários adequados, antes das 10hs e depois das 16hs, e com proteção solar.

O Que É, Afinal, O FPS?

O sol emite alguns tipos de raio e os filtros solares são obrigados a fornecer proteção contra dois deles, os raios UVA e UVB. Os raios UVA são os mais perigosos e causam mais danos, pois são os responsáveis pelo envelhecimento, pelas manchas e também pelo câncer de pele, enquanto que os raios UVB causam queimaduras e vermelhidão.

O FPS é o fator de proteção solar contra os raios UVB (existe o UVA, UVB e UVC), que é expresso em números, como FPS 15, 30 3 50, por exemplo. A numeração, ao contrário do que muitos pensam, não indica o grau de proteção, mas sim, simplificando, quanto tempo você pode tomar sol sem queimar.

Para efeito de exemplo, se você se queima após 10 minutos de exposição solar sem proteção, um filtro solar de FPS 10 te protegeria 10 vezes mais tempo do que isso, te mantendo protegido por 100 minutos. Assim, quanto maior o FPS, maior o intervalo de tempo que você fica protegido.

Com as novas regras para a comercialização de filtro solar, os protetores devem também oferecer proteção contra os raios UVA (FPUVA), que diz respeito ao tempo que a pele leva para pigmentar.

Vale lembrar que esse tempo que a pessoa leva para se queimar e para pigmentar a pele é bastante variável, mudando de pessoa para pessoa em função do tom de pele. Então, o FPS ideal para cada pessoa vai de acordo com a cor da pele e também com o seu grau de exposição solar, porque, por exemplo, uma pessoa que trabalha ao ar livre, e, portanto, mais exposta aos raios solares precisa de um FPS maior que uma pessoa que trabalha em um hospital, por exemplo.

Segue no próximo post!

Beijos

Ju Lopes

Dossiê do Filtro Solar!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.