Quais os melhores exercícios para acabar com a celulite?
No inverno ou no verão, a celulite é uma das inimigas declaras da mulherada. Não é só na praia ou na hora de colocar um shortinho que ela fica realçada, na estação mais fria os furinhos também incomodam muita gente. No bumbum, na parte de trás das pernas, nas coxas, na barriga e no culote. Seja qual for a região do corpo que a celulite está, ela incomoda! Bom, a dica é mesmo partir para soluções. E no inverno é que as coisas acontecem!
Isso porque a maioria de tratamentos estéticos que eliminam de vez a celulite, devem ser feitos no inverno, quando a exposição ao sol não acontece. Mas não basta se encher de cremes, massagens, laser ou tratamentos como a radiofrequência ou o ultrassom. É preciso partir para a atividade física. Aliada à boa alimentação e aos tratamentos em clínicas de beleza, a atividade física consegue dar mais resultado em menos tempo.
Aumentando o nível de circulação sanguínea
Quando você pratica algum esporte, está aumentando o nível de circulação sanguínea no seu corpo. E áreas que têm acúmulo de gordura e retenção de líquido são onde não têm circulação e onde formam os temidos furinhos. Com a atividade física, essas áreas ganham circulação, as células de gordura se quebram e se dissolvem, sendo eliminadas pelo organismo junto com o líquido retido. Mais exercícios, menos celulite! É essa a regra!
Exercícios aeróbicos
A celulite nada mais é que os resíduos do organismo, resultados da alimentação com gordura. Quando você começa uma atividade, vai eliminar essas toxinas, além, claro, de emagrecer. Mas, para ter efeito, os exercícios devem ser feitos pelo menos três vezes por semana e, sempre, uma hora por sessão. Os mais recomendados são os exercícios aeróbicos, como bicicleta, jump, caminhada, corrida, aulas de lutas e natação. Elas conseguem ativar a circulação e dão resultados em um mês.
Caminhada, corrida e bicicleta, por exemplo, são as que mais queimam gordura. As células são destruídas e eliminadas pelo corpo. Mas, neste caso, é importante beber sempre dois litros de água, além de evitar frituras na alimentação. Só assim você vai perder peso e acabar com os furinhos. Já a natação, o jump (aquelas camas elásticas) e a hidroginástica, além de queimar gordura, são ótimas para fazer a drenagem no corpo, eliminando o líquido retido e são indicadas para mulheres muito inchadas.
Pilates e ioga também ajudam a amenizar a celulite, mas elas são indicadas às mulheres que não estão tanto acima do peso e que precisam apenas fortalecer o músculo para acabar com a celulite. As atividades fortalecem o corpo e ajudam a eliminar o aspecto casca de laranja da pele. Já a musculação precisa de cuidados! Se você puxar muito peso, vai aumentar a massa corporal e nem sempre vai eliminar a celulite. Quando a musculação é feita com muito peso, pode provocar o surgimento de toxinas ao corpo. Não retirando, assim, a celulite.
O melhor, em todos os casos, é buscar um acompanhamento médico ou com um profissional da saúde, como fisioterapeuta ou educador físico para fazer uma avaliação no seu corpo e ver qual atividade é mais recomendada para o seu caso de celulite e gordura localizada. Mas, lembre-se: nada melhor que começar agora, o tratamento completo para chegar no verão sarada e sem nenhum furinho no bumbum!