O selênio é um mineral de essencial importância para o organismo humano. Trata-se de um potente antioxidante, que protege as células dos radicais livres, que causam, dentre outras coisas, o envelhecimento. Os antioxidantes funcionam como um “sistema de defesa” do organismo, que controlam e detonam os radicais livres, “seres do mal” que além destruir células e causar o envelhecimento, contribui para o desenvolvimento de várias doenças graves, inclusive as crônicas.
Quando atua em conjunto com a vitamina E, o selênio protege as células do organismo contra os danos oxidativos e atua na inibição do efeito tóxico de alguns metais pesados. Há fortes indícios, ainda, de que ele atue como agente que protege o organismo de doenças como o câncer, a artrite e o enfisema, por exemplo. Não se deve esquecer que ele também é uma espécie de “antídoto” contra os sintomas da tensão pré-menstrual.
Além disso, o selênio estimula o sistema imunológico, melhora o funcionamento do fígado, ajuda a eliminar toxinas, protege o coração e faz a tireoide funcionar melhor.
Como é antioxidante, o selênio retarda o envelhecimento e, mais ainda, preserva a elasticidade da pele, o que evita a temida flacidez!
Estudos chineses sobre a ação do selênio na cura da doença de Keshan, que é um tipo de cardiopatia infantil, foram decisivos para a comprovação dos poderes do selênio, e descobriu-se, inclusive, que nos lugares onde há carência de selênio no solo, há um maior índice de cardiopatias e determinados tipos de câncer.
O Uso do Selênio Para Tratar a Pele
Como é um poderoso antioxidante, buscou-se logo meios de incorporar esse mineral em fórmulas cosméticas e foi aí que surgiu o bioselênio, ativo biodisponível que age profundamente na pele, neutralizando os radicais livres, garantindo maior elasticidade e evitando o envelhecimento precoce.
São essas propriedades “captoras” dos radicais livres que tornam o bioselênio um excelente ativo para formulações que visem a proteção da pele, como produtos anti-idade e protetores solares, por exemplo. No caso dos protetores solares, a eficácia é garantida, já que o bioselênio minimiza os efeitos causados pela radiação solar, pois neutraliza os radicais livres formados tanto pela radiação UVA quanto pela radiação UVB. Por causa do seu mecanismo de ação, ele consegue proteger a pele mais profundamente que os agentes físicos e químicos que “filtram” os raios solares.
Em Quais Produtos Se Pode Colocar o Bioselênio?
Esse ativo pode estar presente em todo tipo de produto para a pele, tanto em cremes, como em loções, géis, séruns e outros.
A concentração de uso indicada varia de 1 a 10%, dependendo do produto e da indicação de uso.
É um ativo interessante, que, pelo que pesquisei, não é caro (aleluia!) e pode ser adicionado em vários tipos de produtos para a pele, com finalidades distintas, podendo ser usado em qualquer idade. Acho uma boa para ajudar principalmente na proteção solar, coisa importante num país tropical como o nosso, no qual ficamos extremamente expostos aos efeitos nocivos dos raios solares durante todo o ano. Alguém aqui já fez uso?
Beijos
Ju Lopes