Novas Regras Para O Protetor Solar!

O verão já chegou e agora, mais do que nunca, não dá para descuidar do filtro solar que, como vocês já devem saber, tem novas regras. Já falei disso por aqui no verão do ano passado, mas não custa lembrar, até porque muita gente desconhece as tais das regras novas.

Valor Mínimo do Fator de Proteção Solar (FPS)

Até ano passado o valor mínimo do FPS era de 2, e aumentou para 6, o que ainda é pouquíssimo! É pouco porque os dermatologistas defendem que pra oferecer um grau de proteção mais eficaz, precisa ser de, no mínimo, 30 FPS.

A proteção Contra os Raios UVA corresponde a, no mínimo, 1/3 da proteção contras os raios UVB (FPS).

Com a nova regra, é preciso existir uma relação de proporção, comprovada pelo fabricante, entre a proteção contra os raios UVA e a proteção contra os raios UVB. Isso é muito importante, pois o FPS só diz respeito aos raios UVB, que são aqueles que causam queimaduras e vermelhidão, enquanto que o FPS UVA protege contra os raios UVA, que causam, dentre outras coisas, o envelhecimento.

Protetor-Solar-Rosto
Foto: Reprodução

Não Existe Mais Bloqueador Solar!

Como é impossível que um filtro solar ofereça 100% de proteção, está proibido que qualquer produto contenha a denominação de bloqueador solar ou de protetor com 100 % de proteção.

De Olho No Rótulo!

No rótulo ou na embalagem de todos os protetores solares deve vir o comunicado de que a reaplicação é necessária. A reaplicação deve ser feita, quando na praia ou piscina, a cada duas horas, ao sair da água, após transpiração excessiva ou após a prática de atividades físicas!

Torna-se obrigatório, ainda, comunicar na embalagem o nível de resistência do produto. Assim, para que no rótulo contenha as expressões “Resistente à água”, Muito Resistente à água” ou “Resistente à água/suor”, essas propriedades devem ser devidamente comprovadas.

Além Disso…

Essas são as regras novas, mas tem várias dicas, bem antigas, que valem comentar!

Mesmo usando filtro solar, o ideal é ficar de olho no relógio e fugir do sol entre as 10 e 16 horas. É, nesse intervalo o “bicho pega” e o melhor é se precaver, porque o sol causa envelhecimento e até câncer (de pele).

Nada de economia! Gente, fala sério, nada de aplicar uma gotinha e achar que está protegido, né? A quantidade média é de 2 ml por aplicação, então pode lambuzar o rosto todo, porque a camada precisa ser espessa.

Como Escolher o Melhor?

A escolha do filtro solar depende do seu tipo de pele, da cor da sua pele, da sua rotina, dentre outras coisas.

Se a pele for mista ou oleosa, o protetor precisa ser oil free, para ajudar no controle de oleosidade. Já as peles secas pedem protetores mais hidratantes.

As meninas mais claras precisam de um filtro solar com o FPS maior, já que a pele clara queima mais rápido e mais fácil. Já as meninas de pele escura são mais resistentes aos efeitos do sol, pois a pele escura não queima tão facilmente quanto a pele clara e, por isso, o FPS não precisa ser tão alto.

Para escolher o fator de proteção ideal é preciso prestar atenção também na sua rotina, porque é lógico que um salva-vidas, por exemplo, está muito mais exposto aos raios solares que um médico e, por isso, precisa de um fator de proteção maior.

Beijos

Ju Lopes

Novas Regras Para O Protetor Solar!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

2 Comments
  1. eliza maria panho disse:

    Uso filtro solar todos os dias ha muitos anos,e é um ótimo aliado contra o envelhecimento, eu diria ainda que é um dos melhores, antes de qualquer outro creme anti-idade.

    Beijos.

    ELIZA MARIA PANHO

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.