Verão, praia, sol, calor… E com isso, queimaduras de pele, manchas, ressecamento, opacidade… É, o verão é mesmo uma maravilha, mas se não tomarmos os devidos cuidados, deixa rastros nem um pouco amyghos!
Agora que a temporada das festas e das praias passou (ops, o verão não acabou, mas as férias sim!), que todo mundo está voltando para sua rotina, que tal “dar uma geral” na pele?
A Pele Está Ressecada!
Para recuperar a pele do ressecamento intenso é preciso atacar em várias “frentes”, começando pelo banho. Evitem os quentes, já que eles acabam removendo a película de hidratação natural da pele, que é tudo o que você não precisa nesse momento.
Para a pele do corpo, o ideal é escolher um sabonete mais hidratante ou os mais neutros, que limpam sem agredir. E, ainda no banho, vale lançar mão de óleos vegetais, que impedem a perda hídrica (perda de água). Esses óleos ajudam, sim, só que eles só agem na superfície, então eles são, aqui, meros coadjuvantes.
Quanto aos hidratantes, é bom saber de antemão que aqueles mais simplesinhos não dão conta, porque a pele está muito ressecada, opaca, sem vida, então produtos que “lubrifiquem”, que é o que acontece com a grande maioria dos hidratantes, não adiantam, é preciso usar hidratantes com ativos potentes!
Procure produtos que contenham ureia, ácido hialurônico, ácido lático, ceramidas, AHA, ácido glicólico, hidrovitom, óleo de avelã e similares.
Evitem hidratantes com aromas ou corantes se a pele estiver sensibilizada, para não ter reações indesejadas. E lembrem-se que a melhor hora para passar o hidratante é após o banho, com a pele ainda úmida, pois isso potencializa a absorção dos ativos de tratamento.
A Pele Está Vermelha e Queimada!
Quem não usa filtro solar acaba com a pele queimada, ardida e avermelhada. Nesses casos, o melhor é usar hidratantes que recuperem a pele, como os que contêm pantenol, azuleno, aloe vera, ceramidas, aveia, alantoina, óleo de macadâmia, óleo de semente de uva, vitamina E, dentre outros.
As loções pós-sol, que são bem refrescantes e contêm ativos que acalmam a pele, também são ótimas pedidas.
E Se a Pele Descascar?
Quando se toma muito sol, sobretudo sem proteção, agride-se de forma intensa as camadas mais superficiais da pele, o que gera o famoso “descascar”, já que as células que foram destruídas precisam ser eliminadas. Nesses casos, não se deve puxar as pelinhas, porque isso causa manchas. O ideal é simplesmente esfoliar, mas com produtos pouco abrasivos, e esperar que a pele solte por ela mesma.
Manchou! E Agora?
Ainda essa semana farei um post sobre manchas causadas pelo sol e os melhores ativos para tratá-las, mas, de modo geral, o que se pode fazer é procurar um dermatologista o mais rápido possível. Enquanto isso não acontece, invista em produtos com vitamina C, que ajudam a manter as manchas “sob controle” e são extremamente benéficos para a pele, podendo ser usados por praticamente todas as pessoas. Além disso, capriche ainda mais no protetor solar para que as manchas não aumentem!
Beijos
Ju Lopes