O Verão Detonou a Sua Pele?

Verão, praia, sol, calor… E com isso, queimaduras de pele, manchas, ressecamento, opacidade… É, o verão é mesmo uma maravilha, mas se não tomarmos os devidos cuidados, deixa rastros nem um pouco amyghos!

Agora que a temporada das festas e das praias passou (ops, o verão não acabou, mas as férias sim!), que todo mundo está voltando para sua rotina, que tal “dar uma geral” na pele?

A Pele Está Ressecada!

Para recuperar a pele do ressecamento intenso é preciso atacar em  várias “frentes”, começando pelo banho. Evitem os quentes, já que eles acabam removendo a película de hidratação natural da pele, que é tudo o que você não precisa nesse momento.

Para a pele do corpo, o ideal é escolher um sabonete mais hidratante ou os mais neutros, que limpam sem agredir. E, ainda no banho, vale lançar mão de óleos vegetais, que impedem a perda hídrica (perda de água). Esses óleos ajudam, sim, só que eles só agem na superfície, então eles são, aqui, meros coadjuvantes.

Quanto aos hidratantes, é bom saber de antemão que aqueles mais simplesinhos não dão conta, porque a pele está muito ressecada, opaca, sem vida, então produtos que “lubrifiquem”, que é o que acontece com a grande maioria dos hidratantes, não adiantam, é preciso usar hidratantes com ativos potentes!

Cuide-sua-pele-e-seu-cabelo-dos-estragos-do-sol

Procure produtos que contenham ureia, ácido hialurônico, ácido lático, ceramidas, AHA, ácido glicólico, hidrovitom, óleo de avelã e similares.

Evitem hidratantes com aromas ou corantes se a pele estiver sensibilizada, para não ter reações indesejadas. E lembrem-se que a melhor hora para passar o hidratante é após o banho, com a pele ainda úmida, pois isso potencializa a absorção dos ativos de tratamento.

A Pele Está Vermelha e Queimada!

Quem não usa filtro solar acaba com a pele queimada, ardida e avermelhada. Nesses casos, o melhor é usar hidratantes que recuperem a pele, como os que contêm pantenol,  azuleno, aloe vera, ceramidas, aveia, alantoina, óleo de macadâmia, óleo de semente de uva, vitamina E, dentre outros.

As loções pós-sol, que são bem refrescantes e contêm ativos que acalmam a pele, também são ótimas pedidas.

E Se a Pele Descascar?

Quando se toma muito sol, sobretudo sem proteção, agride-se de forma intensa as camadas mais superficiais da pele, o que gera o famoso “descascar”, já que as células que foram destruídas precisam ser eliminadas. Nesses casos, não se deve puxar as pelinhas, porque isso causa manchas. O ideal é simplesmente esfoliar, mas com produtos pouco abrasivos, e esperar que a pele solte por ela mesma.

Manchou! E Agora?

Ainda essa semana farei um post sobre manchas causadas pelo sol e os melhores ativos para tratá-las, mas, de modo geral, o que se pode fazer é procurar um dermatologista o mais rápido possível. Enquanto isso não acontece, invista em produtos com vitamina C, que ajudam a manter as manchas “sob controle” e são extremamente benéficos para  a pele, podendo ser usados por praticamente todas as pessoas. Além disso, capriche ainda mais no protetor solar para que as manchas não aumentem!

Beijos

Ju Lopes

O Verão Detonou a Sua Pele?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.