Eu adoro óleo de banho. Aliás, adoro TUDO de banho, e quanto mais demorado ele for, melhor!
Como tenho pouco tempo pra cuidar de mim, aproveito essa hora do dia pra fazer um verdadeiro ritual, com óleos essenciais, esfoliantes e tudo o mais que encontrar pela frente.
Por isso, nunca, mas nunca mesmo, deixo de usar óleo de banho, que deixa a pele macia, protegida e cheirosa.
Entretanto, capricho no hidratante depois, porque o óleo forma um filme de proteção na pele, impedindo a perda de água, mas não possui a capacidade de repor a água perdida.
O ideal é que se use SEMPRE óleos vegetais, que possuem propriedades benéficas para pele, protegendo-a e retendo água.
Os óleos minerais devem ser evitados, pois não são tão eficientes quanto os vegetais e podem causar alergias.
Apesar de usar todos os dias e não abrir mão, o correto é usar o óleo de dois em dois dias e caprichar na esfoliação, já que, por formar um filme protetor na pele, o uso diário pode acabar tampando os poros, deixando a pele oleosa e opaca.
Além disso, esse mesmo filtro protetor pode impedir a correta penetração dos ativos hidratantes utilizados posteriormente.
Pra quem não gosta da textura do óleo, mas não quer abrir mão dos seus benefícios, uma dica é acrescentar no hidratante de uso diário uma pequena quantidade de algum óleo vegetal, como o de amêndoas, de abacate ( é ótimo para cicatrizes e estrias), o de semente de uva ou o de murumuru.
Como sou meio viciada em óleos vegetais e uso pra muita coisa, acabo comprando em quantidade e acrescentando óleos essenciais (que proporcionam inúmeros benefícios!) para deixar com o cheiro que eu gosto (canela, jasmim, alecrim, lavanda, limão…), mas existem bons produtos de diversas marcas, tanto das mais caras quanto das mais baratas.
Beijos
Ju