in

Plataforma vibratória muscular – para que serve

Plataforma vibratória muscular – Qual o objetivo de fazer?

plataforma vibratória muscular
Plataforma vibratória muscular – para que serve / Foto Reprodução “Blogs.okdiario”

Para quem nunca ouviu falar nesse equipamento, prepare-se. A plataforma vibratória muscular pode ser uma solução para quem deseja perder peso e também fortalecer a musculatura. Não são poucos os estudos que comprovam a eficiência da plataforma vibratória muscular, mas, atenção, muitos estudiosos observam que ela só vale se for encarada como treinamento complementar, ou seja, além da plataforma, é preciso fazer musculação, ou praticar dança, fazer caminhada. Enfim, é preciso outra atividade.

Sei que a sua pergunta é: mas como funciona a plataforma vibratória muscular? Vamos explicar. O aparelho tem diversos motores acoplados que fazem com que a plataforma se eleve e abaixe por até 50 vezes por segundo. E esse vai-e-vem é perfeito para o corpo, que, enquanto está na plataforma, tem de se equilibrar, já que há um aumento da carga gravitacional. O resultado é que temos a impressão de que há um aumento da gravidade e, por isso, temos de fazer um maior esforço muscular, deixando diversas partes do corpo mais fortes.

E o melhor é que quando se está na plataforma vibratória muscular é possível fazer diversos exercícios, aumentando ainda mais essa carga. Agachamentos, flexões, abdominais são apenas alguns deles, que ficam potencializados e produzem efeitos muito melhores para o nosso corpo.

Quais os benefícios da plataforma vibratória muscular

Os benefícios são imensos e vamos falar de apenas alguns deles.

Maior flexibilidade muscular:

Como a plataforma vibratória trabalha bem os músculos, é notável como ficamos bem mais ágeis e também mais dispostos, menos sujeitos a lesões e também ajudando na reabilitação de problemas já existentes.

Emagrecimento:

A plataforma vibratória muscular aumenta o metabolismo do organismo e isso significa que nosso corpo vai queimar mais calorias e ter mais energia não só para as atividades diárias como também para fazer mais exercícios.

Ossos:

Com o passar dos anos, é comum as pessoas perderem densidade óssea. Ao utilizar a plataforma vibratória em seus treinos, a boa notícia é que ela dá um estímulo anabólico, fazendo com que haja um aumento do nível dessa densidade.

Hormônios:

O GH, também chamado de hormônio do crescimento, é estimulado quando utilizamos a plataforma vibratória muscular. Isso porque o aparelho aumenta o nível de serotonina no corpo e reduz o cortisol.

Articulações:

Pessoas com diferentes tipos de problemas como osteoporose, artrite, diabete, remautismo e até mesmo fibromialgia podem se beneficiar da plataforma que ajuda a fortalecer a musculatura de diversas regiões do corpo e também dá maior estabilização e flexibilidade nas articulações.

Celulite:

A plataforma vibratória muscular, justamente por causa do aumento da circulação, também diminui edemas e também celulites, além de contribuir para a melhora da pele pelo aumento da produção de colágeno.

Coluna:

Dores lombares e na coluna também são amenizadas com a utilização da plataforma vibratória muscular. Porém, como essa é uma área do corpo extremamente delicada, é preciso procurar um especialista para que ele faça as indicações da melhor forma de utilização do aparelho.

Varizes:

Como um dos benefícios é o da circulação sanguínea, há uma melhora significativa no aspecto das varizes e também nas dores nas pernas.

Barriga:

Com a plataforma vibratória muscular é possível se chegar a uma barriga chapada. Mas o treino deve ser associado a uma dieta saudável e outro tipo de atividade física. Com todas essas ações é possível não só diminuir a gordura adiposa no abdômen, como também perder vários quilos e chegar ao peso ideal.

Plataforma vibratória muscular – contraindicações

Como todos os exercícios e atividades físicas, há algumas contraindicações. Veja quais são:

Se você está grávida ou em qualquer processo pós-operatório, nossa indicação é que você não utilize a plataforma vibratória muscular. Isso porque, as vibrações podem atrapalhar o processo de cicatrização. Pessoas que estão com processos inflamatórios cutâneos, trombose aguda, flebite, embolia, tumores, próteses, crises de hérnia e doenças cardiovasculares também estão proibidas de utilizar a plataforma vibratória.

Crianças menores de 12 anos ou idosos só podem utilizar a plataforma quando indicada por um especialista. Atenção, se você estiver em processo de estresse, ou cansaço extremo, não utilize a plataforma vibratória muscular sem consultar um médico.  Pessoas que têm crises de enxaqueca podem ter os sintomas piorados quando fazem exercícios na plataforma vibratória.

Exercícios na plataforma vibratória muscular

Confira algumas das atividades que podem ser feitas com o aparelho:

  • Pernas flexionadas  – ajuda a trabalhar músculos das costas, glúteos e pernas;
  • Pernas cruzadas – exercita músculos das pernas, ombros, lombar e abdômen;
  • Em pé – trabalha os músculos das costas, glúteos e o resto do corpo;
  • Sentado – exercita os músculos das pernas e glúteos;
  • Agachado – trabalha a musculatura das pernas, glúteos;
  • Uma só perna – trabalha músculos dos pés, pernas e glúteos;
  • Flexão de braços – exercita músculos do ombro, peito e braços;
  • Deitada com as costas no chão – exercita pés, pernas e glúteos;
  • Braço lateral – exercita os músculos dos pés, braços e ombros;
  • Ajoelhada – trabalha músculos da barriga, pernas e braços.

Aqui damos algumas das posições mais indicadas. O melhor é que você pode fazer um treino de meia hora, acelerando essas atividades e podendo perder até 400 calorias por  hora de malhação.

Se você está em dúvidas de como fazer seu treinamento com a plataforma vibratória muscular, se sozinha ou acompanhada, nossa indicação é que tudo vai depender do seu estilo. Se gostar de exercícios e do ambiente de academia, vai se adaptar bem no treino individual, mas se esse não for o caso, o melhor é chamar um amigo. Se não tiver qualquer intimidade com o aparelho, deve ser acompanhada por um professor para fazer o acompanhamento para que todos os exercícios saiam perfeitos.

E nada de, ao fazer os exercícios, ficar horas a fio como se não houvesse amanhã. Se forçar demais, o que poderá ocorrer é um cansaço muscular que vai acabar te desanimando para uma rotina na plataforma vibratória muscular. Lembre-se que a plataforma aumenta a flexibilidade, melhora o seu humor e é uma verdadeira injeção de bem-estar, graças à serotonina produzida por nosso corpo. Mas com um treino com hora marcada e sem exageros. Diante de tantas coisas boas, que tal começar agora a utilizar a plataforma vibratória muscular e tornar suas atividades físicas muito mais prazerosas?

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Now That’s a Killer Heel! Watch Jessica Kirkpatrick On The Red Carpet

Truques de Makeup que toda Mulher deve Saber