Porque Não Retirar As Cutículas?

Na grande maioria dos países, sobretudo os europeus, retirar a cutícula é um hábito que simplesmente não existe. O que se faz, por lá,  é hidratar a pele ao redor das unhas com produtos específicos e, sem seguida, empurrá-la para os cantos. Já por aqui a regra é bem diferente! Não só se retira a cutícula, como se acredita que sem isso é impossível que as unhas fiquem bonitas. Só que esse costume, tão comum por aqui, pode comprometer seriamente a saúde e a beleza da mulher.

A cutícula funciona como uma barreira de proteção, já que protege a unha dos micro-organismos e outros “invasores”, e retirá-la é fazer da unha um foco de doenças e de infecções, além de deixa-la mais fraca.

O atrito do alicate com a pele pode enfraquecer e agredir a matriz da unha, o que resulta em unhas quebradiças. Além disso, quando mais a gente retira a cutícula, mais grossa ela “nasce”, já que ela é feita de queratina e quando são retiradas o organismo tende a produzir ainda mais queratina para repor o que foi perdido.

O correto, pois, é fazer a unha sem retirar a cutícula, mas apenas empurrando-a e, caso seja necessário, removendo o excesso com um tipo específico de palito. Para quem usa diariamente, em casa, amolecedores de cutícula, a coisa fica muito mais simples.

Sim, usando amolecedores de cutículas, ou mesmo hidratantes, dá pra parar de remover as cutículas, preservar a saúde da unha e ainda mantê-la bonita, pois a medida que usamos produtos desse tipo, a cutícula fica mais “fina”, mais  fácil de ser empurrada e, aos poucos, menos perceptíveis.

cuticula-unha-alicate-1314048313123_564x430

Procurem produtos  ceratolíticos, que reduzem a produção de queratina e, por isso, deixam a cutícula mais fina. Os melhores hidratantes são os mais concentrados e bem potentes, como os feitos à  base de ureia.

Ir à Manicure é Seguro?

O correto é que os salões de beleza esterilizem seus materiais, oferecendo, assim, um serviço seguro para seus clientes. Contudo, o que se vê, na grande maioria das vezes, é que os salões, inclusive os grandes, não dispõem de equipamentos essenciais para a esterilização dos materiais utilizados, como a estufa ou a autoclave.

Muitos lugares, mesmo tendo os equipamentos necessários para a esterilização, não a fazem da maneira correta. O ideal, para instrumentos  de metal ou inox, como os alicates, é lavá-los com água e sabão, sendo “esfregados” com uma escova de cerdas macias, e em seguida enxágua-los, secá-los e, só depois, esterilizá-los.

Como ninguém pode garantir que os salões façam o procedimento da maneira correta, o mais seguro e higiênico é que cada pessoa tenho o seu “kit manicure”,  formado por alicate, lixas, espátulas e demais materiais.

Além das infecções, vale lembrar que existe a possibilidade, mesmo pequena,  de transmissão de doenças como hepatite B e hepatite C, que são doenças graves,  através do alicate contaminado. Portanto, caso use o alicate, leve  o seu de casa!

A coisa parece simples, mas é bom tomar cuidado, né?

Beijos

Ju Lopes

Porque Não Retirar As Cutículas?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

3 Comments
  1. Ricardo Ananias disse:

    Super educativo…..deve se tomar cuidado(s) mesmo ao irem em salões, sou homem mas sigo o blog (matérias) parabéns…..
    Gostaria que falassem sobre tônicos capilares, já usei muitos inclusive europeus pois morei lá tempinho, mas o tricofort sempre foi o melhor!….
    dicas?
    abraço a todos leitores
    Excelente carnaval!

  2. Lembrando que não tirar a cutícula é uma regra básica para pessoas que tiram os linfonodos por causa do câncer de mama. Bjs.

  3. Ju, adorei o post! Sou estudante de Medicina e somos recomendadas a não retirar as cutículas pois a retirada abre uma “porta de entrada” para diversas infecções por bactérias e fungos, principalmente em ambiente hospitalar onde a frequência desses “bichinhos” é muito maior. Diante disso, resolvi usar o amolecedor de cutículas da Granado, que é maravilhosooo! Resolveu o problema das cutículas e minhas unhas ficaram ótimas e diminuiu significativamente a descamação. O bom é que é um potinho que rende bastante e é encontrado na maioria das farmácias. O link (peguei no google imagens) com a foto da maravilha:

    http://www.coisasdemenininha.com.br/wp-content/uploads/2011/02/Cerinha-Granado.jpg

    Bjos!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.