in

Proibidos na Gravidez

Sempre surgem dúvidas sobre o que pode ou não ser usado na gestação, por isso resolvi fazer um post esclarecendo alguns pontos.

Lembrando que todo e qualquer produto utilizado pela gestante deve ter acompanhamento médico, certo? Então, peloamorrrrrrdedeosssss não faz a louca, viu?

 Os ácidos em geral são permitidos, desde que em quantidades pequenas e receitados por um médico. Dentre os permitidos encontram-se os ácidos de fruta  e o ácido glicólico, por exemplo.   O que não pode de jeito nenhum é o ácido retinoico, devendo ter uso suspenso no período gestacional e de lactação.

As depilações, inclusive com cera, podem continuar, mas deveriam ser evitadas, sobretudo no buço, pois na gestação há uma maior sensibilidade a luz solar , o que facilita o aparecimento de manchas. A depilação com cera comumente causa manchas, então, como precaução, é melhor evitar durante a gravidez.

Com relação aos cabelos, tinturas, luzes e mechas geram divergências. Alguns médicos liberam, outros liberam a partir do quarto mês e outros proíbem durante toda a gestação.

O posicionamento dominante diz que a partir do quarto mês podem ser usados tonalizantes e tinturas naturais. Muitos médicos não recomendam tinturas a base de amônia pois não se sabe ao certo se elas podem ou não ser absorvidas pelo couro cabeludo e penetrar na corrente sanguínea, afetando o bebê. Não custa lembrar que isso vale também para as descolorações de pêlos corporais, que devem ser evitadas.

Escovas progressivas, inteligentes, alisamentos, relaxamentos e procedimentos químicos similares são desaconselhados, pois não há garantias de que essas substâncias usadas nesses procedimentos não afetem o bebê.

Sol em excesso não é aconselhado justamente por causa das manchas. A gestante deve expor-se ao sol antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas, sempre com o uso de filtro solar. O filtro solar, aliás, deve ser usado todos os dias, principalmente no rosto e na barriga, que são as áreas mais propensas a manchas.

Hidratantes a base de uréia em altas concentrações  também são proibidos. O melhor é optar por hidratantes específicos para gestantes.

Cirurgias para tratamento de varizes devem ser evitadas. Falando em varizes, não custa lembrar que os sapatos de saltos altos devem ser evitados por causa do desconforto, das  dores nas costas, do inchaço nas pernas  e também para evitar o risco de quedas.

Por último, tem uma dúvida comum em relação as unhas, pois muito se fala que não se deve pintar as unhas na gestação. Nesse ponto, a opinião médica é basicamente unânime, pois a gestante pode sim pintar as unhas, devendo apenas tomar cuidado com a parte higiênica dos acessórios utilizados.

Bom, do jeito que eu sou cismada, controladora e natureba, se um dia eu engravidar, não faço nadaaaaaaaaaa, não uso nenhum produto químico e pronto! kkk

Beijos

Ju

 @JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

 https://www.facebook.com/JuLopesPE

 

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Dicas de Roupas para o ANO NOVO – C&A

Cuidados com os fios no verão