Como acabar com a sensibilidade nos dentes?

Uma das reclamações mais comuns no inverno é a hipersensibilidade nos dentes. Um café bem quentinho ou um vento gelado são capazes de causar arrepios na boca de muita gente. Essa sensibilidade dentária não tem idade certa para atacar e nem muitas explicações. Dizem os especialistas que ela é causada pelo contato de alimentos ou bebidas muito quentes, muito geladas ou muito ácidos com os dentes, que estão o esmalte mais fino que o normal. E isso acontece por várias questões. Por isso que tem dias que o dente parece estar mais sensível que em outros.

Quando a situação da boca está normal, ou seja, que você não tem nenhum arrepio ao ter contato com estes alimentos em diferentes temperaturas, é porque a camada que está ao redor do nervo do seu dente, está em boas condições. Essa camada se chama dentina, que protege o esmalte do dente e também a gengiva, que segura o dente preso. Quando o esmalte fica mais desgastado, essa proteção fica mais frágil. E você deve estar se perguntando: como o esmalte do dente fica desgastado? Pois bem, são vários fatores. Pode ser o mal uso de placas, a falta de higiene e o próprio tempo de vida. Com o passar dos anos, essa gengiva fica mais retraída e acaba ficando mais fina que o normal. E aí, mais uma vez o dente perde a proteção e sofre muito com a sensibilidade.

sensibilidade-dentes

Além deste desgaste natural da proteção dos dentes, os dentistas e super antenados no assunto, garantem que alguns fatores contribuem para que os dentes fiquem muito sensíveis e atrapalhem a alimentação e também a vida de homens e mulheres. Entre eles a falta de escovação ou a escovação inadequada. Por isso, a orientação é sempre escovar os dentes depois de cada refeição. Outra orientação é passar o fio dental pelo menos uma vez ao dia e consultar com o dentista para fazer uma avaliação a cada seis meses. Essas três maneiras são ótimas para evitar qualquer problema relacionado à sensibilidade dos dentes.

A ida ao dentista também pode detectar o problema de bruxismo, que interfere na sensibilidade e, assim, prejudica os dentes. Quanto mais cedo o problema for diagnosticado, menos arrepios você vai sentir. Além disso, evite consumir refrigerantes. Eles provocam uma espécie de erosão nos dentes, danificando a camada de esmalte e, assim, aumentando a sensibilidade. Evite também pasta de dente que seja muito abrasiva. Ela acaba sempre machucando não só a proteção dos dentes, como a gengiva e a língua. A gengivite é outra causa da sensibilidade nos dentes e só pode ser tratada com a ajuda de um profissional especializado.

Para evitar o problema, a recomendação dos dentistas é sempre usar uma escova com cerdas macias, que conseguem limpar bem a boca, sem machucar e nem interferir no esmalte dos dentes. Sempre que comer, escove os dentes em seguida. Isso evita problemas como cárie e também sensibilidade. E quando o assunto é creme dental, sempre procure um específico para dentes sensíveis.

Como acabar com a sensibilidade nos dentes?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Quais os benefícios dos vegetais brancos?
Como tratar a endometriose?
Tags: , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.