Tirar os pelinhos do buço e fazer a linha da sobrancelha são dois detalhes que nenhuma mulher ficar sem. Mas dói! E, claro, como todo o mundo da beleza, também tem várias opções para escolher qual a melhor técnica, a menos dolorida ou a mais eficaz. A depilação facial é necessária e pode deixar marcas vermelhas, manchas amareladas ou sensação de dor por mais de um dia quando não é bem sucedida. Por isso, antes de qualquer coisa, avalie quais são os métodos e como eles reagem à pele. Você deve também conversar com uma esteticista para ver qual das técnicas é mais indicada para o seu tipo de pelo e da sua pele.
Aquelas folhas prontas vendidas em farmácias ou mercados, por exemplo, é mesma técnica da cera friae mais fácil de ser usada em casa. É só uma fita pequena com pouco de cera que é aplicada no buço e você mesma puxa de baixo para cima, arrancando os pelos. O bom é sempre deixar no máximo 30 segundos de aplicação. Mais do que isso pode causar manchas. E sempre puxe a ponta do plástico de uma vez só e não em várias vezes, que pode causar vermelhidão na região.
A cera fria é usada, geralmente, em salões e não causa queimaduras. Por outro lado, se não retirada de uma só vez, pode causar inflamação na área do buço. É necessário fazer com uma especialista para que a cera não manche a pele. E vale também passar protetor solar depois da depilação, antes de sair da sala, pois a região está muito sensível e a exposição solar pode causar manchas. Ela dói mais que a cera quente e também mais que a fitinha.
A cera quente é a mais indicada, pois dilata mais os poros, diminuindo a dor e o problema com as manchas vermelhas depois da remoção dos pelos. É sempre bom a temperatura estar mais alta que a do ambiente, mas não perigosa ao ponto de queimar sua pele. Quando existe muita força na hora de tirar a cera da pele, há mais chances da região fincar inflamada depois da aplicação. A questão é sempre procurar uma profissional especializada para evitar problemas e não fazer em casa.
O bom desta técnica é que ela faz o pelo crescer mais devagar, levando mais de 15 dias para aparecer novamente e sempre mais fraco. Ou seja, você terá menos pelos com o passar do tempo. Já a cera fria leva cerca de 10 dias. Neste caso, também vale a proteção contra os raios do sol para evitar manchar e alergias.
Outra técnica bastante usada em casa ou nos salões é a pinça. Este método é mais indicado para tirar sobrancelha. O perigo: ficar tirando os pelos quando eles recém estão nascendo. Isso pode provocar irritações e inflamações na pele, deixando a área vermelha e nada bonita. Você precisa deixar a sobrancelha crescer para depois retirar o excesso. Quando usada da maneira certa, a pinça se torna uma grande aliada para alinhar a sobrancelha e acabar com aqueles pelos que aparecem no queixo e nos sinais, por exemplo. Tome cuidado para não quebrar o pelo e sim arrancá-lo de uma vez, puxando desde a raiz, dentro da pele. As chances de lesão sobre a pele são bem menores!