Hoje manhã, quando falei do sabonete de arroz, prometi escrever sobre o ácido ferúlico que, dentre outras coisas, reduz a oxidação das manchas e uniformiza a cor da pela.
Mas o que é o ácido ferúlico, de onde ele vem e pra que, exatamente, ele serve?
O ácido ferúlico é um potente antioxidante fenólico encontrado nas frutas e vegetais que tem por função protegê-los da oxidação ocasionada pelos radicais livres que são gerados, dentre outras causas, pelo estresse, pelo fumo e pela poluição.
Apesar de estar disponível em todas as frutas e vegetais, encontra-se o ácido ferúlico em maior quantidade no farelo do arroz e do milho.
Além de ser um antioxidante poderoso, esse ácido é fotoprotetor e atua diminuindo a absorção dos raios solares, tanto os UVA quanto os UVB.
Ele age formando uma barreira de proteção que impede a atividade dos radicais livres e reduz os efeitos dos agentes carcinogênicos gerados pela exposição da pele aos raios solares.
Outra coisa importante, é que o ácido ferúlico estimula a produção das enzimas citoprotetoras, inibe a atividade de algumas enzinas que dilatam os vasos sanguíneos durante a inflamação, gerando o aspecto avermelhado e, por fim, inibe a atividade de uma enzima chamada cicloxigenase-2, que é a responsável pela inflamação gerada pelos radicais livres, que causa manchas, flacidez cutânea, rugas e envelhecimento.
O ácido ferúlico protege o DNA celular, tem efeito anti idade, revitaliza e protege a pele dos efeitos do cigarro, do sol, da poluição e do ressecamento.
Quando associado com a vitamina E, tem seu poder fotoprotetor aumentado. Já quando a associação é com a vitamina C, há uma diminuição na formação de melanomas cutâneos, bem como a inibição de processos cancerígenos.
Esse ácido pode ser manipulado, em formulações com concentração de 0,1 até 0,5%.
Algumas marcas, como a Dermage e a Ada Tina, comercializam cremes revitalizantes e clareadores com essa substância.
Beijos
Ju
[email protected] /https://www.facebook.com/JuLopesPE