Características da Pele Negra
A pele negra possui características próprias que, por um lado, a beneficia e, por outro, acaba prejudicando-a.
É uma pele mais resistente, mais firme, que parece mais jovem e mais hidratada, e que envelhece mais lentamente graças a proteção natural que ela possui, que decorre da quantidade de melanina presente nesse tipo de pele.
Isso é um fator bem importante, já que garante maior proteção contra os danos causados pelos raios solares, que são os maiores responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disso, a pele negra é, via de regra, mais oleosa que a pele clara, o que pode levar a problemas como foliculite e acne, por exemplo. A parte ruim é que é uma pele que tende a ter queloides e a apresentar reações inflamatórias quando submetida a traumas.
Assim, a pele negra precisa de cuidados diferenciados, e isso inclui os cuidados rotineiros, como lavar, tonificar, esfoliar, hidratar e proteger, e os cuidados quanto aos tratamentos dermatológicos, como os lasers, por exemplo, pois há um maior risco de complicações, como manchas, cicatrizes e queloides.
A melanina em maior quantidade, que ajuda a proteger a pele negra dos danos causados pelos raios ultra violeta, também causa manchas, pois a melanina tende a causar escurecimento da pele nos locais que sofreram algum tipo de trauma ou agressão, como queimaduras, acne, depilação e coisas do tipo. A maior quantidade de colágeno, que é também muito benéfica, pode ser prejudicial pois também facilita a hiperpigmentação e a formação de queloides.
O Uso de Laser Na Pele Negra
Essa maior quantidade de melanina, que é benéfica por um lado, é complicada por outro, como no caso do uso do laser, pois é uma pele mais sensível e que não reage bem com a energia do laser.
Os problemas mais comuns são a formação de manchas, que geralmente ocorre por causa do estímulo exagerado, e o risco de queimaduras, que decorre da sensibilidade desse tipo de pele.
O laser, seja ele de que tipo for, age através do calor, pois ele produz calor, e esse calor intenso, e muitas vezes descontrolado, pode causar queimaduras em qualquer tipo de pele, mas atinge com mais frequência a pele negra por causa da afinidade que ela possui com os melanócitos. No mais, as sequelas são bastante comuns, e incluem manchas, claras ou escuras, de difícil tratamento.
Tratando as manchas
Dessa forma, caso exista a necessidade de tratar a pele negra, sobretudo em relação às manchas, é mais aconselhável optar por outras alternativas que não o laser, que pode até ser utilizado em alguns casos, desde que sejam lasers de baixa frequência, que são mais seguros e menos invasivos.
Dentro os tratamentos alternativos estão os peelings, que oferecem excelentes resultados no tratamento das manchas e uniformizam a pele sem causar transtornos como o laser, mas vale lembrar que o uso do filtro solar é obrigatório, mesmo sendo essa uma pele mais resistente aos danos solares.
Tratamentos Que Rejuvenescem
Se o problema estiver relacionado com marcas de expressão, rugas e demais sinais de envelhecimento, como a perda da tonicidade e da elasticidade da pele, o uso do laser pode ou não ser indicado, e mais uma vez tudo vai depender do tipo de laser utilizado e do nível de energia por ele.
Atualmente já existem alguns tipos de laser que são mais seguros, como o laser fracionado de CO2, que tem como agente foco a água, o que gera uma evaporação mais rápida e uma desorganização das células da pele. Com isso, o organismo “responde” com a produção de mais colágeno, o que melhora a flacidez, a tonicidade, as marcas de expressão e as rugas.
Contudo, se a pessoa tiver histórico de queloides e hiperpigmentação, o ideal é procurar outras soluções.
A depilação
Falando em hiperpigmentação, é bom lembrar da remoção dos pelos a laser, uma dúvida que muitas meninas de pele morena e negra possuem. É seguro? Queima a pele? Causa manchas?
O laser que é utilizado para a remoção dos pelos é, via de regra, mais seguro, já que a sua energia é direcionada ao bulbo, distribuindo pouco calor na pele e, assim, preservando a melanina.
Hoje a depilação a laser tem sido muito indicada para esse tipo de pele pois ela tem uma maior propensão a formação de cicatrizes e da chamada hipercromia pós-inflamatória
No caso da depilação feita com cera ou com lâmina, é preciso tomar bastante cuidado para evitar um maior atrito, pois a irritação gerada pela depilação tende a manchar a pele, e a pele negra quando mancha é bem mais difícil de ser tratada.
Caso opte pelo uso do laser, seja na depilação, seja para o rosto, é bom observar os seguintes pontos:
1- Procure um dermatologista de confiança e de quem você tenha referências. O ideal é que essas referências sejam de pessoas com o mesmo tipo de pele.
2- Jamais faça uso do laser com outro profissional que não seja médico, pois esse profissional é quem está preparado para aplicar o laser e para lidar com as possíveis reações adversas.
3- Pergunte, pesquise, se informe. Tire, com o seu médico, todas as dúvidas relacionadas ao procedimento, as reações adversas, os riscos, o nível de “dor”, os cuidados antes, durante e depois, quais os possíveis resultados, quando eles vão aparecer e coisas do tipo.
4- Veja se existem tratamentos alternativos eficazes para o seu caso. Caso exista, opte por eles.
5- Mostre os produtos que vem usando para que o médico veja se é preciso ou não suspender o uso antes do laser.
6- Antes do procedimento evite a exposição solar direta, pois a pele não pode, de forma alguma, estar bronzeada quando da aplicação do laser.
7- Mesmo tendo a pele mais resistente aos raios solares, você vai precisar usar filtro solar potente todos os dias, e esse cuidado deve começar antes do procedimento. No pós procedimento os cuidados se intensificam, já que a pele fica ainda mais sensível e susceptível a manchas.
Bom, o certo mesmo é, antes de optar por qualquer procedimento, conversar com um médico de confiança!
Beijos