Tratando Manchas na Pele Negra

Características da Pele Negra

A pele negra possui características próprias que, por um lado, a beneficia  e, por outro, acaba prejudicando-a.

É uma pele mais resistente, mais firme, que parece mais jovem e mais hidratada,  e que envelhece mais lentamente graças a proteção natural que ela possui, que decorre da quantidade de melanina presente nesse tipo de pele.

Isso é um fator bem importante, já que garante maior proteção contra os danos causados pelos raios solares, que são os maiores responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disso, a pele negra é, via de regra, mais oleosa que a pele clara, o que pode levar a problemas como foliculite e acne, por exemplo. A parte ruim é que é uma pele que tende a ter queloides e a apresentar reações inflamatórias quando submetida a traumas.

Assim, a pele negra precisa de cuidados diferenciados, e isso inclui os cuidados rotineiros, como lavar, tonificar, esfoliar, hidratar e proteger,  e os cuidados quanto aos tratamentos dermatológicos, como os lasers, por exemplo, pois há um maior risco de complicações, como manchas, cicatrizes e queloides.

BASE-pele_negra_

A melanina em maior quantidade, que ajuda a proteger a pele negra dos danos causados pelos raios ultra violeta, também causa manchas, pois a melanina tende a causar escurecimento da pele nos locais que sofreram algum tipo de trauma ou agressão, como queimaduras, acne, depilação e coisas do tipo. A maior quantidade de colágeno, que é também muito benéfica, pode ser prejudicial pois também facilita a hiperpigmentação e a formação de queloides.

O Uso de Laser Na Pele Negra

Essa maior quantidade de melanina, que é benéfica por um lado, é complicada por outro, como no caso do uso do laser, pois é uma pele mais sensível e que não reage bem com a energia do laser.

Os problemas mais comuns são a formação de manchas, que geralmente ocorre por causa do estímulo exagerado, e o risco de queimaduras, que decorre da sensibilidade desse tipo de pele.

O laser, seja ele de que tipo for, age através do calor, pois ele produz calor, e esse calor  intenso, e muitas vezes descontrolado, pode causar queimaduras em qualquer tipo de pele, mas atinge com mais frequência a pele negra por causa da afinidade que ela possui com os melanócitos. No mais, as sequelas são bastante comuns, e incluem manchas, claras ou escuras, de difícil tratamento.

Tratando as manchas

Dessa forma, caso exista a necessidade de tratar a pele negra, sobretudo em relação às manchas, é mais aconselhável optar por outras alternativas que não o laser, que pode até ser utilizado em alguns casos, desde que sejam lasers de baixa frequência, que são mais seguros e menos invasivos.

Pele-Negra

Dentro os tratamentos alternativos estão os peelings, que oferecem excelentes resultados no tratamento das manchas e uniformizam a pele sem causar transtornos como o laser, mas vale lembrar que o uso do filtro solar é obrigatório, mesmo sendo essa uma pele mais resistente aos danos solares.

Tratamentos Que Rejuvenescem

Se o problema estiver relacionado com marcas de expressão, rugas e demais sinais de envelhecimento, como a perda da tonicidade e da elasticidade da pele, o uso do laser pode ou não ser indicado, e mais uma vez tudo vai depender  do tipo de laser utilizado e do nível de energia por ele.

Atualmente já existem alguns tipos de laser que são mais seguros, como o laser fracionado de CO2, que tem como agente foco a água, o que gera uma evaporação mais rápida e uma desorganização das células da pele. Com isso, o organismo “responde” com a produção de mais colágeno, o que melhora a flacidez, a tonicidade, as marcas de expressão e as rugas.

Contudo, se a pessoa tiver histórico de queloides e hiperpigmentação, o ideal é procurar outras soluções.

A depilação

Falando em hiperpigmentação, é bom lembrar da remoção dos pelos a laser, uma dúvida que muitas meninas de pele morena e negra possuem. É seguro? Queima a pele? Causa manchas?

O laser que é utilizado para a remoção dos pelos é, via de regra, mais seguro, já que a sua energia é direcionada ao bulbo, distribuindo pouco calor na pele e, assim, preservando a melanina.

Hoje a depilação a laser tem sido muito indicada para esse tipo de pele pois ela tem uma maior propensão a formação de cicatrizes e da chamada hipercromia pós-inflamatória

No caso da depilação feita com cera ou com lâmina, é preciso tomar bastante cuidado para evitar um maior atrito, pois a irritação gerada pela depilação tende a manchar a pele, e a pele negra quando mancha é bem mais difícil de ser tratada.

Caso opte pelo uso do laser, seja na depilação, seja para o rosto, é bom observar os seguintes pontos:

1- Procure um dermatologista de confiança e de quem você tenha referências. O ideal é que essas referências sejam de pessoas com o mesmo tipo de pele.

2- Jamais faça uso do laser com outro profissional que não seja médico, pois esse profissional é quem está preparado para aplicar o laser e para lidar com as possíveis reações adversas.

3- Pergunte, pesquise, se informe. Tire, com o seu médico, todas as dúvidas relacionadas ao procedimento, as reações adversas, os riscos, o nível de “dor”, os cuidados antes, durante e depois, quais os possíveis resultados, quando eles vão aparecer e coisas do tipo.

4- Veja se existem tratamentos alternativos eficazes para o seu caso. Caso exista, opte por eles.

5- Mostre os produtos que vem usando para que o médico veja se é preciso ou não suspender o uso antes do laser.

6- Antes do procedimento evite a exposição solar direta, pois a pele não pode, de forma alguma, estar bronzeada quando da aplicação do laser.

7- Mesmo tendo a pele mais resistente aos raios solares, você vai precisar usar filtro solar potente todos os dias, e esse cuidado deve começar antes  do procedimento. No pós procedimento os cuidados se intensificam, já que a pele fica ainda mais sensível e susceptível a manchas.

Bom, o certo mesmo é, antes de optar por qualquer procedimento, conversar com um médico de confiança!

Beijos

Ju Lopes

Tratando Manchas na Pele Negra
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.