Fiz um post hoje sobre os benefícios da vitamina C para a saúde, e como ela é tudo de bom pra pele, achei que seria legal falar sobre isso.
Sim gente, a vitamina faz muito mais do que prevenir o resfriado e turbinar o sistema imunológico! Ela, resumindo, não só retarda o envelhecimento, já que é um antioxidante poderoso, como também clareia, ilumina, revitaliza, estimula a regeneração celular e uniformiza a pele. Ou seja, é amiga da nossa beleza!
E tem mais, tem muito mais, aliás!
A vitamina C estimula a síntese de colágeno, que é o grande responsável pela elasticidade e sustentação da pele. O mecanismo de tudo isso ainda não está esclarecido, mas muitos estudos vêm sendo feitos pra decifrar o funcionamento disso, mas é fato certo que a uso da vitamina C tópica leva a um aumento substancial na produção do colágeno. Desconfia-se que isso ocorre porque são muitas as enzimas que estão relacionadas com a produção do colágeno que precisam da vitamina C pra fazer seu trabalho “como se deve”, de modo que quanto maior o aporte de vitamina C, melhor será a produção do colágeno.
É legal ressaltar isso porque está relacionado com a firmeza da pele, o tratamento das estrias e tantas outras coisas que muito nos interessa.
A Vitamina C É Um Potente Antioxidante!
Se tem uma coisa que ninguém discute, porque é fato certo, é o poder que tem a vitamina C na proteção contra o envelhecimento, sobretudo contra o envelhecimento precoce, tanto que é o segundo ativo mais usado topicamente, ficando atrás apenas do ácido retinóico, queridinho dos dermatologistas. Como combate os radicais livres, melhora as defesas da pele, vez que age fortalecendo a imunidade das células da pele. Mas, além disso, ela também possui uma ação hidratante e melhora o tônus da pele, o que contribui, e muito, para o prolongamento da juventude cutânea.
Além de combater os danos já instalados, a vitamina C é extremamente eficiente como medida preventiva, vez que o seu uso regular previne o desgaste cutâneo e proporciona uma cútis muito mais bonita, e por muito mais tempo.
A Vitamina C Clareia, Ilumina e Uniformiza a Pele!
Uma das coisas mais legais da vitamina C é que ela ajuda a clarear e iluminar a pele. A sua ação clareadora se dá porque ela inibe a fabricação de determinado pigmento, sendo, por isso, uma boa coadjuvante no clareamento das manchas e na uniformização do tom da pele. Sua ação é bem menor que a da hidroquinona, que é até hoje o clareador mais usado, mas ela tem o benefício de não causar os efeitos colaterais nem um pouco interessantes da hidroquinona.
Há quem use a vitamina C em conjunto com outros clareadores e há quem use somente ela, que mesmo tendo uma ação mais suave e um pouco mais demorada, é segura e proporciona bons resultados, sobretudo em pessoas que não toleram os clareadores à base da hidroquinona.
A Vitamina C Ingerida Também Ajuda?
Um questionamento bastante comum em relação a vitamina C é sobre o papel dessa vitamina quando, ao invés de usada topicamente, oriunda dos alimentos. Será que ela contribuiria ou não para o combate ao envelhecimento? A resposta é sim, mas vale lembrar que o efeito da vitamina C tópica é infinitamente maior do que da vitamina C originada dos alimentos. É fato que quando ingerimos a vitamina C, o organismo passa a utilizá-la para a síntese do colágeno, que é a grande responsável pela firmeza e também pelo tônus da pele, além de ser, também, uma arma eficiente no combate aos radicais livres, que são causadores do envelhecimento.
Contudo, a vitamina C de uso tópico possui uma concentração máxima bem superior, cerca de 20 vezes mais do que quando ingerida, o que significa que, para esses casos, é mais potente.
Outra coisa que vale ressaltar, e isso é de fundamental importância, é que a vitamina C é bastante vulnerável vez que oxida e sofre alterações que reduzem a sua eficácia quando em contato com o ar. É por esse motivo, aliás, que a embalagem na qual a vitamina C será acondicionada tem tanta importância. O ideal é que sejam embalagens com tampa em pump pra evitar o contato com o ar, mas pode-se também conservar a vitamina C dependendo dos outros ativos da formulação.
De toda forma, é preciso ficar de olhos bem abertos ao escolher o produto, já que quando oxida, a eficácia dessa vitamina é comprometida e ela pode passar a fazer mal à pele, vez que transforma-se em uma agente oxidante, que acaba trazendo mais radicais livres para a pele ao invés de combate-los.
Qual é Melhor? Manipulada ou Industrializada?
Existe um outro questionamento bastante comum, talvez pela diferença de preços, em relação a vitamina C industrializada e a vitamina C manipulada. Seria essa segunda uma opção segura?
Aqui tudo vai depender dos ativos e formulações que protejam ou não a integridade da vitamina C, além da embalagem, que, como falei acima, é determinante pra que ela não oxide.
A grande maioria dos produtos manipulados que contém vitamina C já vem com tecnologias de micro partículas que estabilizam esse ativo, como as nanoesferas, por exemplo. Existem também ativos com boa estabilidade, como é o caso do ascorbosilane C, uma mistura da vitamina C com o silício orgânico que garante a estabilidade e faz com que o ativo consiga penetrar nas camadas mais profundas da pele, sendo, portanto, mais efetivo.
A vitamina C microemcapsulada, que é bastante comum hoje, é também uma forma de proteção da degradação, e muitas cremes industrializados e manipulados conseguem conter até 20% dessa vitamina, um percentual muito bom.
Mas, qualquer que se a versão, o melhor é seguir a indicação do seu dermatologista, que é a pessoa mais adequada para orientar nesse sentido, pois cada pele possui uma determinada necessidade, e, além disso, sabendo o histórico da sua pele, o dermatologista pode orientar quanto às associações que mais beneficiem, como as que contém mais ativos antioxidantes.
Beijos
Ju Lopes