Autoestima

Oi mulherada!

Ontem falei sobre as crises de espelho, que são tão comuns em nossas vidas, e ela está diretamente relacionada com nossa autoestima. Mas o que é autoestima e o que fazer para manter ela em alta?

Bom, autoestima é o conjunto de sentimentos, percepções, pensamentos e comportamentos que temos em relação a nós mesmas. É a confiança que sentimos na nossa capacidade de realização, é o respeito e o amor a si, é a consciência do nosso valor. Tudo isso nos fortalece e nos torna mais aptas para lidar com os desafios, as críticas e as inseguranças do dia-a-dia.

Infelizmente, ela não tem em cápsulas nem tem receita pronta, e é preciso autoconhecimento, autoconfiança e amor-próprio, ou seja, é um investimento muito grande, mas que sempre vale a pena, pois como já disse aqui, nós somos nosso maior patrimônio e se nós não cuidarmos de nós mesmas, quem vai cuidar??!!!

A autoestima é construída ao longo da nossa infância e é muito influenciada pelo ambiente em que vivemos. Quando crescemos em um ambiente cheio de estímulos, onde somos aceitas do nosso jeito, sem críticas destrutivas, ameaças, manipulações, e onde somos estimuladas com elogios sinceros e expressões de afeto, a tendência é que nossa autoestima seja positiva.

Assim, se crescemos em um ambiente em que nossas necessidades básicas de aceitação, atenção, amor e expressão não foram satisfeitas, nossa autoestima fica meio que destruída, balançada. O melhor de tudo é que dá para reconstruir nosso amor próprio, mas é preciso muita dedicação, força de vontade e várias sessões de terapia.

Quando nossa autoestima está baixa, nos sentimos inseguras e incapazes, com uma necessidade enorme de agradar, receber aprovação e reconhecimento. Muitas coisas contribuem para nos colocar para baixo, como perdas, medos, timidez, comparações, altas expectativas, perfeccionismo, vergonha, carência, rejeição, abandono, culpa e críticas.

Desta forma, para manter nossa autoestima lá no alto, é preciso que estejamos sempre buscando nos conhecer, aprendermos a valorizar quem somos, identificando não só os defeitos mas também nossas qualidades, aprendendo também com nossos erros, dedicando tempo para cuidar do nosso corpo e da nossa alma, nos tratando sempre com carinho e amor. É importante também acreditarmos que somos especiais à nossa maneira e que temos potenciais a serem alcançados.

Quando nos tratamos com o respeito que merecemos, nossas inseguranças diminuem. Então, mulherada, nada de reparar só em defeitos, nada se ficar só reclamando, viu? Vamos nos amar! Querer e batalhar para ser feliz não é egoísmo!

Mais algumas dicas:

– Faça atividades que te dêem prazer: caminhada, dança, um passeio de barco, um banho de mar, ler um livro, passar um tempo cuidando do seu corpo, da pele, do cabelo… Assim, você se sente bem-cuidada e protegida;

– Invista em autoconhecimento: você vai conhecer seus pontos fracos e fortes, se fortalecer e crescer como pessoa;

– Desenvolva capacidades, descubra seus talentos e dons: você vai se sentir inteligente, preparada e confiante;

– Cuide do seu corpo com carinho, mas não se prenda só a isso. Liberte-se dos padrões de beleza e construa sua própria identidade estética, valorizando seus diferenciais.

Beijos!

Amanda (Amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Autoestima
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

6 Comments
  1. Crislaine Job disse:

    Oi Amanda!
    Seus posts são o máximo!!
    Adoro todos e tento aprender com cada um deles!!

    Beijãooo!

  2. Raquel Saraiva disse:

    Faço das suas palavras as minhas Crislaine!
    Seus posts Amanda, são tudo de bom!
    Parabéns!!

  3. Amanda ,
    Adooro tudo que você escreve , parece que vc adiivinha o que nós mulheres estamos querendo saber , entender etudo mais ..
    será que posso receeber esse livro por email? biks

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.