Meninas!
Nós costumamos buscar culpados para tudo de errado que acontece e ficamos remoendo o passado, erros e arrependimentos, na tentativa de encontrar a razão para tamanha insatisfação que enfrentamos em todos os aspectos da nossa vida. Acontece que nossa infelicidade está mais relacionada à forma como encaramos os problemas e o que pensamos, do que às coisas que não realizamos.
O sofrimento é provocado por apego excessivo às mágoas passadas ou então por medo e preocupação diante do futuro. Quando aceitamos as coisas como elas realmente são – sem fantasiar ou exagerar – nossa percepção acaba se tornando mais aguçada e então paramos de culpar os outros por nossas dores, decepções e inseguranças.
A lição a ser aprendia aqui é: deixe o passado no passado, deixe o futuro para o futuro. Viva o aqui e agora, viva um dia de cada vez. Se não estamos conectados com o presente, acabamos perdendo muita coisa e a tendência é sempre se sentir como se deixasse escapar algo, ou como se a vida estivesse passando e você não estivesse fazendo nada. Daí surge a ansiedade, o estresse e a negatividade.
Quando vivemos o presente, estamos vivendo em plenitude e, para que isso aconteça, há a necessidade de conhecer quem realmente somos, nossa essência. Nós temos, dentro de nós, o poder de encontrar a paz, a harmonia e a tranqüilidade; quando tomamos consciência de que nossa vida é nossa responsabilidade e de que nós mesmos somos autores, então a vida passa a ser naturalmente plena, recompensadora e cheia de realizações.
Assim, parar de pensar no que poderia ter sido e não foi, no que poderá acontecer e no que deu errado, te ajuda a manter o foco e concentrar as energias no HOJE. Construir uma estrada sólida AGORA, plantar as sementes no HOJE, só faz com que o caminho se torne mais seguro e os frutos mais doces. Afinal, a vida é imprevisível e por mais planos que façamos, não há nada garantido. Tudo pode acontecer, inclusive nada. Então, o melhor a fazer é se conhecer, aprender a ser flexível e se fortalecer para estar preparada para tudo que vier pela frente.
Mas também não vamos deixar de fazer planos e sonhar, pois na vida tudo é questão de equilíbrio. Não dá para simplesmente sair curtindo o hoje, deixando tudo para o amanhã, achando que sempre haverá tempo, pois ele passa rápido e quando menos esperamos, o futuro já chegou e não realizamos nada.
Assim, busque conhecer a si mesma e descubra qual seu ponto de equilíbrio!
Alguns provérbios:
Muito poucos são os que vivem no presente; a maioria se prepara para viver mais tarde. Jonathan Swif
Muitas pessoas multiplicam seus males, comentando seu passado, preocupando-se com o futuro, em vez de viverem no presente. Alberto A. Lohmann
Para que nos preocuparmos com o passado ou interrogarmos o futuro quando o presente está cheio de oportunidades que reclamam a nossa atenção? Agens Turnbull
Nada possui mais valor do que o dia de hoje. Johann Wolfgang von Goethe
Ontem é história; amanhã, mistério; hoje é uma dádiva, e por isso chamamos de presente. Anônimo
Só um fantasma se embrulha no seu passado, explicando a si próprio com autodefinições baseadas numa vida já vivida. Você é aquilo que escolhe ser hoje, não o que escolheu antes. Anônimo
Beijos!
Amanda (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)