Categories: Cabelos

Agentes nocivos no shampoo – Parabenos

Quando fiz o post sobre a possibilidade de dispensar o uso do shampoo, pesquisei bastante os motivos que levam as pessoas a optarem por deixar de usar, pois, na minha cabeça, não entrava a ideia de limpar o cabelo com outra coisa que não fosse shampoo, vez que, de forma geral, nunca tinha imaginado o shampoo como sendo um vilão.

No entanto, estudando para o post, descobri que alguns compostos presentes na fórmula de alguns shampoos agridem muito os fios e o couro cabeludo e, na maioria das vezes, estas agressões não são perceptíveis por todas as pessoas (meu caso) de imediato.

Foto: Reprodução

Pensando nisso, resolvi fazer uma série de posts explicando para vocês sobre alguns agentes nocivos presentes nos shampoos que causam reações alérgicas.

O primeiro post é sobre os parabenos.

Quimicamente, os parabenos são resultado da junção de um oxiácido com álcool e sua função principal para os cosméticos em geral é a de conservante antimicrobiano, o que, por evitar a proliferação dos micróbios, faz com que o produto dure mais tempo.

Não é difícil identificar os parabenos na embalagem do shampoo, geralmente, a palavra é terminada em algo com “il”, no caso, o metil, benzil, butil, prepil, dentre outros “ils”.

O bafafá sobre os parabenos

Alguns tipos de parabenos são tóxicos e causam alergias e irritações.

As más línguas (escrevo más porque não há comprovação científica sobre o assunto) dizem que em alguns casos de câncer de mama detectou-se a presença de parabenos nos tumores.

Todavia, uma crítica foi feita pelo farmacêutico bioquímico Gustavo Boaventura, pois, no caso na detecção da presença de parabenos em tumores, não foram feitas análises em tecidos normais.

O que fazer?

Embora os parabenos não sejam os causadores do câncer de mama (repito, não há comprovações científicas que relacionem os parabenos com o câncer de mama), mas há estudos que apontam que alguns tipos de parabenos são tóxicos (butil, benzil).

Aos mais sensíveis, eles causam alergias e irritações, por isso, na dúvida, opte por produtos livre de parabenos (pode ser que na embalagem esteja escrito paraben free).

No Brasil, a Tânagra fabrica alguns produtos livres de parabenos e a Natura, fabrica todos livres de parabenos desde 2010.

Alguém sabe de mais alguma empresa?

Beijos.

Dani

Agentes nocivos no shampoo – Parabenos
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Xuxa Morena!
Bio Blindagem Keramax
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Ver comentários

  • Ok, usam-se produtos sem parabenos (aqueles que não são altamente tóxicos). Vão usar O QUÊ como conservante de substâncias como lipídios, proteínas, carboidratos etc. etc. etc.? Sem conservantes, os micro-organismos encontram um meio ideal para se proliferarem. Vão acabar trocando o parabeno por outro conservante, que também pode vir a causar alguma reação. Pensem nisso, pois nenhum produto é natural 100%, ou "alguma coisa-free" 100%, algum agente irritante ela vai ter, visto que estamos lidando com produtos químicos (químico, aqui, sinônimo de alguma coisa que foi produzida em laboratório; mesmo que tenha bases botânicas ou naturais, foi produzido a partir de processos químicos).
    Também foi determinado pela FDA (Food and Drug Administration) que o parabeno não oferece ameaça a saúde.

Postagens recentes

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

18 horas atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

3 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

7 dias atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

1 semana atrás

Progressiva numa parte do Cabelo?

Progressiva numa parte do Cabelo? Aposto que já ouviu falar de progressiva na raiz ou no fundo do cabelo, já…

1 semana atrás

Botox capilar: o que é? Como fazer e benefícios [2018]

O que é botox capilar Na onda da toxina botulínica, o popular botox, que tem como principal finalidade amenizar as…

1 semana atrás