Agentes nocivos no shampoo – Parabenos

Quando fiz o post sobre a possibilidade de dispensar o uso do shampoo, pesquisei bastante os motivos que levam as pessoas a optarem por deixar de usar, pois, na minha cabeça, não entrava a ideia de limpar o cabelo com outra coisa que não fosse shampoo, vez que, de forma geral, nunca tinha imaginado o shampoo como sendo um vilão.

No entanto, estudando para o post, descobri que alguns compostos presentes na fórmula de alguns shampoos agridem muito os fios e o couro cabeludo e, na maioria das vezes, estas agressões não são perceptíveis por todas as pessoas (meu caso) de imediato.

Foto: Reprodução

Pensando nisso, resolvi fazer uma série de posts explicando para vocês sobre alguns agentes nocivos presentes nos shampoos que causam reações alérgicas.

O primeiro post é sobre os parabenos.

Quimicamente, os parabenos são resultado da junção de um oxiácido com álcool e sua função principal para os cosméticos em geral é a de conservante antimicrobiano, o que, por evitar a proliferação dos micróbios, faz com que o produto dure mais tempo.

Não é difícil identificar os parabenos na embalagem do shampoo, geralmente, a palavra é terminada em algo com “il”, no caso, o metil, benzil, butil, prepil, dentre outros “ils”.

O bafafá sobre os parabenos

Alguns tipos de parabenos são tóxicos e causam alergias e irritações.

As más línguas (escrevo más porque não há comprovação científica sobre o assunto) dizem que em alguns casos de câncer de mama detectou-se a presença de parabenos nos tumores.

Todavia, uma crítica foi feita pelo farmacêutico bioquímico Gustavo Boaventura, pois, no caso na detecção da presença de parabenos em tumores, não foram feitas análises em tecidos normais.

O que fazer?

Embora os parabenos não sejam os causadores do câncer de mama (repito, não há comprovações científicas que relacionem os parabenos com o câncer de mama), mas há estudos que apontam que alguns tipos de parabenos são tóxicos (butil, benzil).

Aos mais sensíveis, eles causam alergias e irritações, por isso, na dúvida, opte por produtos livre de parabenos (pode ser que na embalagem esteja escrito paraben free).

No Brasil, a Tânagra fabrica alguns produtos livres de parabenos e a Natura, fabrica todos livres de parabenos desde 2010.

Alguém sabe de mais alguma empresa?

Beijos.

Dani

Agentes nocivos no shampoo – Parabenos
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

11 Comments
  1. Na verdade eu evito tudo que tenha parabenos, desde protetor solar até shampoo, tambem quero saber de mais marcas que não usam.

    Já li uma dermatologista dizendo que parabenos são conservantes do passado e que devemos procurar as opções paraben free, foi uma forma elegante dela dizer que é bom não usar mesmo.

  2. Flávia Alves disse:

    Por favor pode me ajudar…gostaria de deixar meu cabelo da cor do poster dessa reportagem…já passei 6.1 agora passei 5.1 e todas as tentativas foram trajicas .me ajude agradeço.

  3. Os produtos da Bioextratus, pelo menos os da linha Pós Progressiva diz não ter sulfatos, silicones, parabenos e petroquímicos.

  4. Olá

    Tem uma marca chamada Waii que possui diversos produtos sem lauril e sem parabeno.
    Os preços são bem acessíveis e os locais de compra podem ser encontrados no site
    http://www.waii.com.br
    A marca de xampoos matrix tbm possui linha de produtos sem lauril

    Abs

  5. Ok, usam-se produtos sem parabenos (aqueles que não são altamente tóxicos). Vão usar O QUÊ como conservante de substâncias como lipídios, proteínas, carboidratos etc. etc. etc.? Sem conservantes, os micro-organismos encontram um meio ideal para se proliferarem. Vão acabar trocando o parabeno por outro conservante, que também pode vir a causar alguma reação. Pensem nisso, pois nenhum produto é natural 100%, ou “alguma coisa-free” 100%, algum agente irritante ela vai ter, visto que estamos lidando com produtos químicos (químico, aqui, sinônimo de alguma coisa que foi produzida em laboratório; mesmo que tenha bases botânicas ou naturais, foi produzido a partir de processos químicos).
    Também foi determinado pela FDA (Food and Drug Administration) que o parabeno não oferece ameaça a saúde.

  6. A Vita Derm tem linha de xampus e condicionadores sem parabenos e corantes. Os protetores solares da Sol de Janeiro também são livres de parabenos.

  7. A Multivegetal é uma marca que não tem nada que faz mal! Nem parabenos, nem nada. Chequem lá rs.

  8. Eu comprei uma máscara hidratante da bio extratus pós progressiva, ela é livre de parabeno e silicone. Acredito que o shampoo e condicionador tbm sejam.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.