Além da hidratação, que já felei várias vezes, o cabelo crespo, assim como qualquer outro, precisa de uma série de cuidados.
Assuntos nesse artigo
Uma das formas mais eficazes de manter o volume do cabelo crespo sob controle é um bom corte, que jamais deve ser reto. O corte reto não funciona nesse tipo de cabelo porque o resultado será um cabelo “triangular”, com o comprimento e pontas extremamente volumosos. Assim, cortes desconectados, com repicados ou degradês suaves são os mais indicados, já que ajudam a “distribuir” o volume de maneira mais “igual” e a deixar o resultado mais harmônico.
Mesmo que você more em um lugar muito frio, não lave os fios com água quente, pois ela causa ainda mais ressecamento, o que é um problema para esse tipo de cabelo, que é naturalmente ressecado. A melhor temperatura é a ambiente, levemente morna. Pra quem acha que isso é “besteira”, vale lembrar que, em muitos casos, o cabelo não responde bem a uma determinada máscara justamente porque os fios estão sendo lavados com a água na temperatura errada. É, esse é um detalhe que faz toda a diferença!
Quando estiver lavando os fios, experimente fazer uma massagem circular, com a ponta dos dedos, no couro cabeludo e veja como o cabelo ficará mais bonito. Isso acontece porque, além de ajudar na limpeza dos fios, a massagem vai estimular a circulação do couro cabeludo e, consequentemente, estimular a produção da oleosidade natural dos fios.
Escolher o shampoo correto para esse tipo de cabelo é um processo simples, e a dica é investir sempre em linhas específicas, que contenham ativos hidratantes e nutritivos, como óleos e manteigas vegetais. Caso, além de crespo, o cabelo seja submetido a algum procedimento químico, como alisamentos, permanentes ou tinturas, o shampoo ideal é aquele indicado para cabelos crespos e quimicamente tratados.
Um erro muito comum em quem tem cabelo crespo é acreditar que é preciso usar condicionador na raiz do cabelo. O condicionador, e dos bons, é essencial, mas jamais deve ser aplicado na raiz, e sim no comprimento dos fios. Não se deve, também, deixar o condicionador no cabelo, pois isso não o mantém mais hidratado como muita gente acredita, mas, ao contrário, torna-o opaco e sem vida.
Após lavar os fios e remover, com a toalha, o excesso de umidade, aplique uma boa quantidade de creme de pentear nos comprimento dos fios e use um pente de “dentes” largos (eles reduzem a chance de quebra, comum nesse tipo de cabelo, e ainda mantém a “eletricidade”controlada) para pentear os cabelos. Opte pelos produtos mais concentrados e que contenham ativos nutritivos na formulação.
Além dos creme de pentear, pode-se usar outros tipos de finalizadores para modelar e controlar os fios, como mousses, ativadores de cachos, intensificadores de brilho e reparadores de pontas, por exemplo, que ajudam, ainda, a controlar o arrepiado.
Tomando esses cuidados, o seu cabelo, com certeza, vai esbanjar saúde e beleza!
Beijos
Ju Lopes
Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…
Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…
Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…
Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…
Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…
Progressiva numa parte do Cabelo? Aposto que já ouviu falar de progressiva na raiz ou no fundo do cabelo, já…