Bafafá: Selagem Térmica Cadiveu X Formol

Etaaa que essa reportagem do Fantástico tá rendendo, viu?

Na verdade, instalou-se um clima de insegurança geral e ninguém sabe exatamente em qual produto confiar.

Como já falei aqui da Selagem Térmica da Cadiveu, dezenas de meninas me indagaram sobre ela essa semana, tanto pelo e-mail quando pelo face e o que respondi lá é o mesmo que irei responder aqui, ok?

Não tenho nenhum vínculo com a Cadiveu, mas como adoro cabelo liso, virei fã da selagem térmica da marca e, por isso, indiquei aqui. Quando fiz o post relatando minha experiência com essa selagem, dezenas de meninas disseram que ela continha formol.

Foto: reprodução

Daí, entrei em contato com o e-mail da empresa e obtive a seguinte resposta:

Bom Dia Sra. Juliana,

Agradecemos o seu contato e a preferência por nossos produtos.

A Selagem Térmica não contém formol ou Glutaraldeído que é um derivado do formoldeído.

Qualquer dúvida estamos à disposição.

Conte sempre conosco,

BR Beauty Cosméticos

Camila Costa – Consultora – SAC

Repassei isso para vocês nesse post AQUI, mas muita gente continuou questionando a empresa. Diante da repercussão da reportagem do Fantástico, a Cadiveu emitiu uma nota para esclarecer de vez alguns pontos e tranquilizar as consumidoras.  Essa notinha, aliás, foi a Gláucia que me passou, lá no Face. Confiram:

Imagem : reprodução

 

Foto: reprodução

 

Foto: Reprodução

Bom, agora veio assinado e a Cadiveu garante que não trabalha com formol.

Acho válido reproduzir esse tipo de comunicado porque a coisa tomou, justificadamente, uma proporção gigantesca.

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br /https://www.facebook.com/JuLopesPE

 

Bafafá: Selagem Térmica Cadiveu X Formol
4 (80%) 7 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

82 Comments
  1. Ju, muito útil o comunicado e excelente posicionamento da empresa.
    Gostaria que você falasse sobre a escova fotônica, não vi muita difusão na mídia sobre esta técnica e acho o resultado excelente. Inclusive para cabelos grossos, como o afro, e mesmo para quem faz descoloração.
    Beijos

    1. http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=336112&modulo=968

      Fiscalização no Ceará autuou três estabelecimentos que comercializam cosméticos. A ação do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) fiscalizou distribuidoras e lojas, e apreendeu 376 unidades de Selagem Térmica.

      O produto da marca Plástica dos Fios foi apreendido por apresentar quantidade de formaldeído acima do permitido pela legislação da ANVISA.

      A análise do material coletado foi realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública, onde se verificou um percentual de 1,23% superior ao permitido pela legislação vigente.

      De acordo com o Decon, a fiscalização ocorreu a partir da denúncia de uma consumidora e do laudo técnico de órgão público especializado.

      O Ministério Público do Estado do Ceará iníciou a ação atráves da secretária executiva do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON/CE), Ann Celly Sampaio Cavalcante.

      Multa

      Os estabelecimentos autuados podem pagar multa que varia de R$ 567 à R$ 8,5 mil.

  2. Ju,

    Fiquei super interessada em fazer essa Selagem Térmica, mas não conheço nenhum salão que a faça… Vc sabe de algum salão no Rio de Janeiro que trabalhe com a Selagem???

    Beijos!

  3. Olá pessoal também usei a plástica dos fios da cadiveu e fiquei desconfiado por causa do odor e como a empresa onde trabalho tem laboratório trouxe uma amostra para ser analisada pois ainda não estou 100% satisfeita pra confiar que realmente não a formol no produto, quando estiver com o resultado em mãos publico a resposta aqui mas aqui no laboratorio só vou conseguir saber se tem ou não formol e não a quantidade se houver.
    bjus a todas

  4. tenho minhas dúvidas ainda. PORQUE NÃO PEDE AO FANTÁTICO PARA TESTAR A CADIVEU???????????????nãoestou confiante não pq só o formol alisa desse jeito…..

  5. Ai Ju…ainda bem que a Cadiveu se explicou…sim…pq nao tem formol ou glutaral ou qualquer outra coisa cancerígena…apenas CARBOCISTEÍNA

  6. Ai Ai Ju…ainda bem que a Cadiveu se explicou…sim…pq nao tem formol ou glutaral ou qualquer outra coisa cancerígena…apenas CARBOCISTEÍNA….QUERATINA…AÇAÍ…SILICONES….ATIVO E MAIS ATIVOS BONZINHOS PARA O CABELO…alooow…açai alisa cabelo desde quando??? e carbocisteína não quebra ponte de cistina nem aqui nem na CADIVEU…por Deus….não me chamem de burra…..tem gente pra tudo no mundo mesmo.

    1. Fernanda, isso é verdade…O que eu acho é o seguinte: a gente deveria ter acesso a lista de produtos que, comprovadamente quebram as pontes de cistina e alisam os fios. Só assim poderíamos, por nós mesmas, analisar cada produto!Bjoo

  7. Eu só acredito que não tem formol, se a Globo passar a comprar o produto diretamente desses fabricantes e mandar analisar como fez na feira do Rio. Agora tem que pegar os grandes, os tubarões que falam na cara dura que não usam formol e que o formol é colocado no salão. Pode até acontecer…mas duvido que um cabeleireiro vá comprar um produto que custa mais de 350,00 para ter que colocar formol para fazer efeito. Se ele terá que colocar formol no produto então para que comprá-lo? Se com qualquer blend ou uma boa máscara que custa em torno de 60,00 reais o kg se faz a escova de formol? É isso aí gente!!! Continue duvidando porque a maioria na ânsia do lucro fácil continua colocando formol nos produtos. Mas o culpado disso é o consumidor que acha que só o formol alisa e não quer usar outro produto porque é mais caro que o formol. O que não é necessário! Existe ativo que substitui o formol, só que é muito caro! Mas depende da responsabilidade de cada fabricante e como já disse a maioria só quer saber do lucro fácil. O lucro dos fabricantes com essas escovas já é um absurdo…

    Sou estudante de farmácia e estou me especializando em cosméticos.

    Um abraço a todas!!!

  8. Sim, nem tudo que tem cheiro é formol, mas quem trabalha com produtos químicos sabe bem o cheiro de formol.

    Me desculpem, mas aminoácido nenhum é forte o suficiente para romper as ligações necessárias para tornar o cabelo liso, isso é uma ilusão. Nem mesmo com o ácido glioxílico, que é sempre utilizado em conjunto com a cisteína.

    E o interessante é que esses produtos com cisteína são registrado como grau 1 na Anvisa (cosmeticos destinados a proteção ou tratamento dos fios que levam a denominação: Shampoo, Condicionador ou defrisante), enquanto produto que comprovadamente alisam são registrados como grau 2 (os que tem capacidade para modificar a estrutura capilar). Pelo registro na Anvisa, não deveriam alisar, se alisa, algo de estranho tem.

    Eu sou formada em engenharia química e conheço bastante gente trabalhando em indústria ou na área de análises. O que eu sei, porque me contaram, é que tem muita empresa com boa reputação, mas que adultera numeração de lotes quando algum dá problema (colocando o número de um que tenha saído bom), põe menos ingrediente ativo do que estipulado, utiliza ingredientes vencidos, ameaça demitir o empregado se ele reprovar algum lote (o que gera adulterações), etc. Com tanta coisa que já me contaram, eu é que não confio em nota da empresa. Eu confio é em análise independente, e de produto comprado, não de produto enviado pela empresa.

    1. Vanessa, que absurdo né? Como pode isso, gente? E o pior é que a gente fica a mercê de tudo isso…

  9. Pois é Ju liguei ontem lá no SAC para comentar sobre minha alergia e a Camila que me atendeu também garantiu não ter formol, ser liberado pela ANVISA mas disse que minha reação pode ter sido devido a um ACIDO contido na fórmula. Não sei se fiquei com mais medo por ouvir ÁCIDO ou FORMOL

  10. Tatiana Gomes disse:

    Nossa, são tantas informações que nem sei mais o que pensar, essa plastica que vc usa é aquela da embalagem lilas escrito plastica dos fios???
    Aparece tanta coisa na internet que estou sem saber o que pensar e fazer, já que como vc,amo cabelo liso, até pq o meu é uma coisa de armado.

  11. Ju… diante disso tudo sobre a plastica dos fios…. o que voce acha…. e vc faria denovo?

    1. Glaucia, isso gera muita insegurança porque a gente fica sem saber, sabe? Por hora estou analisando…

  12. katya Pinheiro disse:

    Gente pelo amor de Deus, não entendo o porque de tantos comentários, cada uma sabe qual produto fica bom ou não para seu cabelo não é mesmo? Lógico que esse produto em uns cabelos irão ficar lindos e para outros não vão funcionar, eu por exemplo irei fazer a selagem amanhã, vou ver se ficar bom vou continuar fazendo se não, não faço mais, simples assim. Para que complicação???? Vamos viver e ser feliz…. Bjss

  13. BOA TARDE PESSOAL,

    COMO HAVIA DITO LA EM CIMA ESTAVA ESPERANDO SAÍR O RESULTADO DA AMOSTRA QUE TROUXE PARA A MINHA EMPRESA ONDE TEM UM LABORATÓRIO MAS COMO DISSE AQUI NÃO FOI POSSÍVEL QUANTIFICAR A QUANTIDADE DE FORMOL NO PRODUTO MAS DEU PRA CONFIRMAR SE HÁ FORMOL OU NÃO E NO CASO TESTAMOS A CADIVEU E A BSK FORMULAÇÃO ANTIGA E A BSK OVERSTILL QUE´JÁ HAVIA VISTO COMENTÁRIOS AQUI NO BLOG. BOM OS RESULTADOS COMO PRA MIM JÁ ERA ESPERADO A CADIVEU POSSUI SIM FORMOL E A BSK TAMBÉM E NO CASO DA FORMULAÇÃO NOVA DA BSK É MUITO BEM MASCARADO USARAM UMA ESSÊNCIA MUITO BOA PORQUE DIFERENTE DAS OUTRAS VOCÊ NÃO SENTE CHEIRO NENHUM NADA MESMO AO CONTRÁRIO DA CADIVEU QUE SENTI ARDÊNCIAS NOS OLHOS CHEIRO FORTE ETC, PORÉM AS DUAS MARCAS POSSUEM FORMOL ISSO É FATO. AGORA CADA UM COM SUA CONSCIÊNCIA, ESTÁ AÍ O RESULTADO PROMETIDO.

    BJUS A TODAS!

    1. FATIMA JULIA BARREIROS disse:

      OLA ESTAVA LENDO O SEU POST E ACHEI MUITO BOM SOBRE A CANDIVEU ,SOU CABELEIREIRA E A CANDIVEU LEVA GLUTAL GOSTO DO EFEITO QUE ELA DÁ OS CABELOS MAI LEVA SIM GLUTAL, BJUSSS

  14. ALIAS PRA QUEM QUER SABER A BSK É DA MARCA DOUX CLAIR E TAMBÉM JURA DE PÉ JUNTOS QUE EU JÁ VI EM OUTROS BLOGS PESSOAS QUE ENVIARAM E-MAIL PARA A EMPRESA PERGUNTANDO SE HAVIA FORMOL A EMPRESA DAVA RODEIOS E MAIS RODEIOS E NÃO DAVA UMA RESPOSTA SATISFATÓRIA, BOM ISSO SERVE PARA FICARMOS DE OLHO BEM ABERTOS POIS AS EMPRESAS MENTEM DESCARADAMENTE E NÃO SE TEM MAIS NENHUM RESPEITO AO CONSUMIDOR FINAL QUE SOMOS NÓS.

    BJUS

  15. Raimundo Alves da silva disse:

    Sou cabeleireiro unissex já a cinco anos, já testemunhei casos e mais casos de mulheres perderem os cabelos por causa dos efeitos colaterais provocados por intervenções químicas nos cabelos, aqui na minha cidade o que tem de mulheres que já apresentaram as mais diversas reações alérgicas a todos e mais variados produtos de todas as marcas existentes no mercado, como eu sou alérgico a formol desde quando utilizávamos para higiene de ambiente em usinas de laticínios e granja de frangos e porcos. Hoje e dia não posso nem passar perto de produtos que contenham formol e outras substâncias tóxicas. Inclusive tem pouco que uma senhorinha muito leiga passou por um salão de uma cabeleireira que estava com apenas três meses de formatura e simplesmente a senhorinha perdeu todos os cabelos e está utilizando peruca. Daí a falta de informação, afinal de contas os profissionais cabeleireiros são leigos quando o quisito e se preocupar os perigos que essas substâncias podem provocar na pele das pessoas, é uma completa falta de respeito com os consumidores e consumidoras de produtos pra salão de cabeleireiros. E muitos profissionais na ânsia de ganhar muito dinheiro com as mais diferentes formas de alisar cabelos nem olham pra os perigos que correm tanto o profissional quanto os consumidores, essa é a minha opnião à respeito do asssunto formol.

  16. Raimundo Alves da silva disse:

    Oi pessoal é eu novamente, É parece que as coisas não andam nada bem pro lado dos serviços de beleza, quando não é cirurgia plásticas que não dão certo é implantes de silicone que estão causando câncer, alisamentos de cabelos com produtos cancerígenos e brozeamento artificial em câmaras especializadas também cancerígenas. Eu sei é que os consumidores e consumidoras deve tomar as devidas precauções e se informar ao máximo que puder porque até bem pouco eu havia comentado com as minhas clientes a respeito de profissionais de salão de cabeleireiro reutilizar as embalagens de empresas de renome e engarrafar produtos feitos em fundo de quintal da mesma forma que o fantástico noticiou no dia 29/01/2011 informaram a mesma coisa que eu venho informando as minhas clientes. Gostaria que os leitores desse veículo de comunicação saibam que eu não sou um profissinal leigo na área em que trabalho amo a minha profissional e gostaria de prestar o melhor serviço possível pra sociedade.
    Assinado Raimundo Alves da Silva dono do Salão Rabelo & Silva Cabeleireiro Unissex em Capetinga MG.

  17. oi ju amei esse artigo porque sou cabelereira e uso a cadivel selagem tèrmica a um ano , minhas clientes amam assim como eu tb , mas sempre tive essa dúvida se contia ou n formol, inclusive depois do que saiu no fantástico fiquei preocupada em saber realmente a verdade pq ate p nos cabelereira eles garantem q n contem, o que a amiga disse ai em cima q carbocisteina n alisa é realmente verdade pq tenho ela em meu salão e ela reduz o volume p alisar vai depender muito do cabelo, agora cabe a nos cabelereira que usamos este produto da cadivel e que optamos por n usar formol QUE HOJE E MUITO DIFICIL,devemos procurar esclarecer isso com a empresa pq n podemos colocar nossa saude e as dos clientes em risco a camila ai em cima tb disse que fez o teste no laboratorio e que contia sim, mas sabe la a quantidade, pode ser que seja a que e permitida ou nao? fica a duvida no ar o que n pode vou mim informar melhor e assim que eu tiver um retorno aviso a todos. bjs

  18. Gostaria de sabre sobre, se é uma marca ou uma empresa, porque eu tambem faço selagem capilar,mas o cheiro é forte me disseram que não tem formol, fiquei desconfiada, então gostaria de sobre este produto.

  19. Parabens pela materia !! Eu sou cacbeleireira profissional a 5 anos então tenho uma enorme experiência com progressivas em geral.

    Vale lembrar que o produto que não contém FORMOL não vai alisar o cabelo e sim reduzir o volume! Eu não uso CADIVEL no meu salão pq sempre desconfiei!! Nós que estamos nesse meio sabemos qual produto podemos utilizar no cabelo da cliente,eu sou sempre muito sincera mas tem muito lugar ainda vendendo tratamentos como se não houvesse o tal formol e isso é muito perigoso para quem está ul=tilizando.

    Fica da consciencia de cada um.

    bjs

    http://www.makeperfeita.com

  20. Boa tarde Juju!! Toda essa polêmica é muito bom, pois vejo que as pessoas estão mais esclarecidas!!! Se todas nós tivéssemos essa conduta desde o início, não teríamos chegado a esse ponto, de muitas pessoas com problemas por causa do formol.
    Eu tenho uma distribuidora, e DE JEITO NENHUM, eu trabalho com escovas com formol e muito menos com aquelas que dizem que não tem formol, mais tem! É muito simples saber disso, é só fazer consulta noa Anvisa!! Todos tem acesso a isso! Procure pelo nome e faça a consulta, eles dão na hora! Eu não sei se todas que estão aqui, conhecem a definitiva da GK Hair que se chama The Best! Essa é a única que não tem formol, ela não tem cheiro nenhum!!! Não faz fumaça, pode ser aplicada sem luvas, em crianças, gestantes e lactantes! Compatível com qualquer química, até henê!! Eu já trabalhei e trabalho com outras marcas sem formol…mas igual a essa eu nunca tinha visto! Os cabelos ficam com um liso natural e maravilhoso! Ela é a base de bio polimeros extraídos da lã da ovelha, e só vendo pra constatar o que eu estou dizendo.Ontem eu vi uma matéria em um blog charmoso look, vi no face, falando dessa escova maravilhosa!! Quem quiser me adicionar e constatar a matéria que fizemos no Senac,pois eles amaram!!! Pode mandar convite para Dejane Menezes que eu terei o maior prazer em esclarecer para todas!! Bjus minhas lindas e estarei aguardando TODAS na Hair Brasil!!!

  21. meninas , tambem amo cabelos lisos , mas nao lisos chapados mas e agora? sera qual e o bom produto? vcs ja sabem? obrigadinho

  22. Oi meninas eu uso a selagem termica da Cadiveu e adoro, comprei logo o litro e sem de 3 em 3 meses eu passo, não tive problema nenhum…
    Bjsss

  23. Fico cada vez mais indignadas c/empresa Como Cadiveu que ja teve seu produto denunciado no USA, Canada como produto com auto indice de Formol,eles estao com processo , continuam mentindo o Cacau Brazil, Plastica do fios tem formol e gluterol,se querem uma simples comprovacao cloque nas maos sem luvas voce tera uma ardencia sua mao ira queimar,o produto ardem os olhos e secam a garganta,vcs cabelereiras que usam e falam que e o maximo, estao se enganado e piuor colocando suas clientes em riscos, ja tive conhecimento de varias pessoas que foram parar no hospital por causa destes produtos , desculpe nao sao empresas idonias ,ja sairam ate na revista Isto E em grande materia sobre formol,nao acreditem em pessoas que trabalham na empresa elas estao la p /vender mas se der algum problema pulam fora como sempre..cadiveu Tem Formol meu cunhado eengenheiro quimico e a porcentagem e mais de 12% por isto que alisa……olho aberto…Fantastico so pega peixe pequeno estas empresas como cadiveu sempre pagou muito bem cabelereiros famosos o marketing e tudo… para esconder a verdade..

  24. Oi fiz selagem termica adorei fiz na paraiba sendo que moro no rio de janeiro pode me indicar um salão que faça com produtos cadveu.obrigada..

    1. A minha também fiz em João pessoa essa plástica dos fios da cadiveu quase morri, nunca mais faço essas progressivas, agora se eu for fazer qualquer alisamento que seja a velha e boa amônia prefiro previnir do que remediar.
      Essas progressivas dão a falsa sensação de cabelo tratado acontece que ela impermiabiliza o fio todo e com o tempo vai matando o fio aos poucos.

      Nem albumina e nem Arginina alisam sozinhas, aí tem coisa!

      A carbocisteína está em xarope de criança. Cabeleireiros pegaram este nome emprestado e inventaram uma escova que não existe — avisa Fernanda. — O que se vê é o glutaral, usado em hospitais como microbicida e até em baias de cavalos.
      Ou seja, o glutaral age igual ao formol; não atua na queratina e, portanto, não é um alisante. Apenas impermeabiliza o cabelo alisado através do secador, impedindo que ele volte a absorver a umidade.
      — Só que o cabelo fica danificado e quebradiçO.

      Essa é minha opinião já testei algumas e cheguei a conclusão NUNCA MAIS.

  25. Sou Kellly de Guaxupé/MG cabeleireira com 26 anos, parabéns eu adorei a matéria.Vocês todos (as) foram fantásticos sobre o tema de progressivas se hà formol ou não, Foram bem esclarecidos nas opiniões e afirmações.Obrigada, por existirem pessoas que amam a saúde, a vida, a natureza.Até o final deste ano 2012 espero ter meu próprio salão e usar progressiva que alisa sem formoldeído.Se alguém mais experiente na àrea de quimícas quizer me ajudar a encontra-los.Eu aceito indicações.Obrigada !