No verão não tem opção: temos que ter cuidados especiais com os cabelos. Sol, mar, piscina… tudo isso pode aumentar o frizz, deixar o fio com pontas duplas ou ressecadas e desbotadar a cor. Para evitar esses problemas, existem segredos infalíveis! Anota, aí:
1 – Se durante o ano você faz hidratação uma vez por mês, agora é a estação pede uma máscara de tratamento pelo menos a cada 15 dias. Ou, se estiver na praia, a dica é fazer hidratação a cada 7 dias. A máscara vai evitar o ressecamento e aquelas pontinhas espigadas. Além desse cuidado, use um bom leave-in, silicone ou óleo antes e depois de entrar na água ou ir para o sol. Ah, precisa ter protetor solar!
2 – O couro cabeludo também precisa de cuidados especiais: para evitar acumular resíduos, a dica é sempre deixar o couro cabeludo secar bem, com a ajuda do secador em dias úmidos, e não lavar mais de uma vez por dia. Enquanto estiver no sol, a melhor opção é protegê-lo com um chapéu ou uma bandana.
3 – É preciso realizar algum procedimento capilar antes de ir à praia ou à piscina? É interessante fazer uma reconstrução térmica, a popular cauterização, para regenerar a estrutura do fio e preparar para a agressão que sofrerá no verão.
4 – Quem tem cabelos oleosos, a dica é fazer hidratação apenas uma vez por mês e passar fluídos com protetos solar antes de entrar no mar, apenas para não ficar com o aspacto quebradiço. Em cabelos coloridos, alisados ou com reflexos desde a raiz, é preciso aplicar hidratações específicas para esses tipos de fios.
5 – Quem tem fios coloridos ou com mechas, deve lembrar que a pigmentação pode desbotar mais rápido no verão. Por isso, além da máscara, é necessário usar produtos com fixadores de cor, além de evitar entrar muitas vezes no mar ou na piscina.