in

Colorações ✅ Diferenças, Como Agem, Durabilidade

Cabeleireira com 30 anos de experiência no mercado da beleza, e 10 anos como educadora em uma das principais marcas de produtos de beleza do mercado internacional, quero ajudar os profissionais no desenvolvimento de suas habilidades.
Como Escolher o Shampoo Certo 27 - Colorações ✅ Diferenças, Como Agem, Durabilidade
Colorações

Coloração Permanente, Temporária e Semi permanente

Olá pessoal, tudo bem com vocês.

Eu sou a Renata da Beleza na Íntegra.

O assunto de hoje eu tenho certeza que você colorista vai adorar – e você também cabeleireiro profissional na área da beleza – e você auxiliar de cabeleireiro, pois vamos aprender um pouquinho hoje sobre colorimetria. Estarei falando sobre os tipos de coloração, como elas agem, em que parte da fibra capilar elas atuam mais corantes, e quais os tipos de coloração que existem no nosso universo.

Primeiro, eu gostaria de explicar à vocês que existem três tipos de colorações diferentes, ou seja, três formas de colorir o cabelo e cada coloração com seu objetivo.

Mas você deve estar pensando, como assim, eu já vi milhares de colorações por aí. Não é disso que estou falando, muita calma aí, muita calma nessa hora. Estou falando que existem três formas de colorir o cabelo, resumindo então a 3 tipos de colorações.

Coloração temporária

Vou começar falando da coloração temporária. Como é que ela funciona e onde ela atua dentro do nosso fio de cabelo. Vejam só, simples de mais, essa é uma das formas mais simples de se colorir o cabelo.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

A coloração temporária atua apenas na superfície capilar, ou seja, age apenas nas cutículas. Ela tem uma característica aonde ela não vai clarear o cabelo, ela vai apenas depositar corantes, pigmentos.

IMG 0194 - Colorações ✅ Diferenças, Como Agem, Durabilidade
Coloração tonalizante

Coloração temporária não tem amônia

Isso porque a resumidamente a amônia é como se fosse assim uma espécie de chavinha que a ajuda abrir a porta pra entrar dentro do coração do cabelo, que é o nosso cortex, aonde está localizado os nossos pigmentos. Então, quando nós não temos a presença desta amônia, ou seja, deste agente alcalino, nós de fato não conseguimos penetrar de uma forma mais eficaz dentro do córtex do fio de cabelo. E isso faz também com que nós também não tenhamos um poder de clareamento por essa razão esse tipo de coloração temporária ela não clareia os cabelos.

IMG 0466 - Colorações ✅ Diferenças, Como Agem, Durabilidade
Coloração tonalizante

Eu não tenho como aplicar uma coloração temporária em um fio de cabelo que naturalmente ele tem a altura de tom 5, um exemplo, um castanho claro, e eu vou conseguir clarear esse cabelo?

Não!

Porque com coloração temporária eu consigo apenas depositar novas cores, novos corantes, no entanto, apenas na região da superfície capilar, ou seja, os corantes ficam alojados do lado de fora, eles não terão o poder de penetrar dentro do cortex do interior da fibra, ali no cimento intercelular.

IMG 1109 - Colorações ✅ Diferenças, Como Agem, Durabilidade
Coloração tonalizante

Coloração temporária: como funciona

A coloração temporária, portanto, atua na superfície, isto é, na cutícula. Ela não vai clarear o cabelo, vai apenas depositar o corante, isto é, uma nova cor, na região da superfície capilar. É sem amônia, que é um agente alcalino que é capaz de penetrar no córtex, isto é, no fio de cabelo.

Ela só é capaz de fazer o chamado efeito melange, que é a acoplagem de corantes na superfície capilar, principalmente de fios brancos, sem fazer a substituição da cor por uma nova, que é a função do corante. Desse modo, a medida que nós vamos lavando os fios de cabelo, ela vai saindo. A durabilidade vai variar muito em razão da quantidade de aplicação que você faz, da marca e do produto utilizado, da carga de corantes que existem naquela composição, da quantidade de fios brancos que você possui ou não.

Muitas vezes observamos algumas clientes que já são mais senhoras em aqueles cabelos brancos um percentual relativamente grande e elas gostam de aplicar essa  coloração temporária com a finalidade de criar um efeito melange, ou seja, ela dá uma sensação ótima de que o cabelo está um pouquinho mais no tom acinzentado, mais prateado, fazendo com que além de não tirar aquele efeito amarelado que vai acontecendo pela própria oxidação dos radicais livres.

Digamos que você não conheça ou nunca tenha visto nenhuma prateleira de perfumaria, de supermercado ou você trabalha como profissional no seu salão de beleza e não conheça nenhum tipo de coloração temporária. Há muito tempo atrás, quando ainda existiam, algumas empresas produziam produtos que você lavava e era um shampoo com pigmento. Portanto, uma outra característica sobre a coloração temporária é que é só retirar da embalagem e aplicar nos cabelos.

Ela pode vir em forma de shampoo, em forma de uma emulsão cremosa, enfim. A empresa vai lançar um produto com a quantidade que eles acharem que o veículo de condução do corante seja mais viável àquela empresa em termos de resultados, de eficiência na parte superficial da cutícula.

Uma das características é de que não requer nenhum outro componente para fazer a mistura, pois elas já vem prontas. Esses shampoos, a medida que você vai lavando, vai criando uma sobrecarga de pigmentos, que vai dando aquele efeito cumulativo e vai revelando uma cor.

Entretanto, há muitos anos não vejo deste produto no mercado dessa empresa francesa. Na época, eu já devia ter uns 12 anos e já trabalhava em salão.

E Re, quais são os dois tipos de coloração que você citou aí no começo do vídeo?

IMG 1177 - Colorações ✅ Diferenças, Como Agem, Durabilidade
Coloração tonalizante

Coloração tonalizante: como funciona

Vou falar agora então pra vocês sobre a coloração tonalizante ou tom sobre tom. Algumas nomenclaturas variam dependendo do estado e da região porque algumas marcas e empresas nomeiam como semipermanente. Ao contrário da coloração temporária, a coloração semi permanente é um pouquinho diferente porque ela não vem pronta. Eu preciso fazer uma mistura com um agente revelador. Alguns profissionais ficam em dúvida se o agente revelador seria um oxidante creme, uma emulsão reveladora, qual a volumagem desse peróxido de hidrogênio. Eu sei que a gente sabe que existe tudo no nosso mercado mas como educadora eu não posso chegar pra você e falar: olha, você pode aplicar um tonalizante, ou seja, uma coloração tom sobre tom fazendo um mix com oxidante de 30 volumes fazendo um mix ou de 20 volumes.

IMG 1905 - Colorações ✅ Diferenças, Como Agem, Durabilidade
Coloração tonalizante

Por que razão que eu estou explicando isso pra você agora?

Porque quando eu faço como colorista a opção de aplicar cabelo da minha cliente uma coloração tom sobre tom significa que eu gostaria como profissional de preservar mais a fibra capilar, a saúde do fio de cabelo, a elasticidade, a coesão das escamas. Sendo assim, não faz sentido que eu profissional fizesse a opção de aplicar uma oxidante creme de 20 ou 30 volumes porque a quantidade de peróxido de hidrogênio existentes dentro naquela embalagem de oxidantes onde o volume é muito maior do que realmente necessito para revelar os corantes desse tonalizante e também para fazer a limpeza dos corantes e dos pigmentos naturais dentro do meu córtex.

Existem hoje no mercado reveladores específico para cada serviço que você vai fazer e no cabelo a sua cliente. Um tempo atrás só existiam os reveladores com uma única função que é o da emissão de reflexo daquele cabelo daquela cor de cabelo ou fazer um tom sobre tom crescendo e dando uma leve cobertura no cabelo branco.

No entanto hoje em dia nós temos mais percentuais diferentes de peróxido de hidrogênio e isso faz com que nós profissionais tenhamos possibilidade de diferentes serviços então nós poderemos fazer uma cobertura de branco mais eficiente para quem tem um percentual com até 50% de fio branco, por exemplo. Nesse caso utilizaremos aí um percentual que seja de 15 volumes, ou seja, um percentual um pouco mais alto, que não chega a ser de 20 volumes, mas é um revelador de estrogênio mais elevado. Então, consigo entrar mais dentro do córtex, remover mais os pigmentos naturais e consigo fazer uma acoplagem, isto é, uma revelação maior dos corantes do nosso fio de cabelo.

No caso de tom sobre tom, em sua maioria, o agente alcalino é a etalonamina, substituindo a amônia. O tonalizante atua dentro do cabelo, mas não no córtex, sendo depositado dentro do fio de cabelo, após a abertura das cutículas pela ação da etalonamina e do agente revelador, que é o peróxido de hidrogênio.

O tonalizante irá acoplar-se nos pigmentos já existentes no fio de cabelo, sem remover ou retirar um pigmento natural já existente.

Em comparação à coloração temporária, os tonalizantes tem uma durabilidade maior e em função dos dias de hoje, nós possuímos uma enorme variedade de percentual de peróxido de hidrogênio dentro das emulsões reveladoras.

Nós não temos aquelas situações onde, a cada lavada, o cabelo vai desbotando e saindo a coloração. No entanto, é claro que eles vão se perdendo a medida que nós vamos lavando os fios de cabelo, mas ela vai deixar um dentro uma pequena quantidade de pigmento residual.

A durabilidade vai ocorrer em razão da qualidade do pigmento que existe, da forma que a sua cliente trata esse fio de cabelo em casa, como é essa manutenção, se ela usa ou não shampoos e máscaras específicas para antioxidação, porque esse fato nós sabemos que isso vai realmente prolongar a durabilidade. Mas, em regra, 90% das empresas que fabricam produtos com tonalizante indicam que a durabilidade vai variar, em média, até 20 lavagens.

IMG 2222 - Colorações ✅ Diferenças, Como Agem, Durabilidade

Além disso, é possível clarear até um tom do fio de cabelo, que devem ser pigmentos naturais, e a realização de cobertura de brancos para quem possui até 50% de fios brancos em toda cabeça. Uma outra característica seria a mudança de cor, que é quando a cliente não gosta da cor natural do fio de cabelo, por achá-lo muito apagado, etc.

IMG 2361 - Colorações ✅ Diferenças, Como Agem, Durabilidade
Coloração

Coloração permanente: como funciona

Agora nós vamos falar um pouquinho sobre a coloração que acaba sendo uma das mais utilizadas, que é a coloração de oxidação ou coloração permanente. Eu vou explicar pra você exatamente o que é, o que faz com que essa colaboração seja um dos tipos de coloração mais utilizados pelas mulherese pelos cabeleireiros e quais são as suas características. Onde elas atuam e também qual é a diferença dela e comparar essa coloração temporária com a coloração tom sobre tom.

Vamos lá, então.

Agora nós vamos falar um pouquinho sobre a coloração permanente ou coloração de oxidação. É uma coloração também considerada como coloração permanente porque aquilo que é permanente ele permanece mas como o próprio nome já diz. Ela não sai, ficando até você recompor ou cortando o cabelo, ou optar pelo procedimento de limpeza de cor, decapagem, enfim. De forma natural ela não irá sair do seu fio de cabelo, ao menos que você vá a um profissional para que ela possa ver pra você um desses outros dois processos aos quais eu acabei de citar aqui.

IMG 2946 - Colorações ✅ Diferenças, Como Agem, Durabilidade
Coloração

Diferente das outras colorações, a coloração permanente atua no córtex, substituindo os pigmentos naturais do fio de cabelo. É por isso que ele é permanente, porque ela só vai sair de lá, mesmo com a ação dos radicais livres, a partir da aplicação de outro tipo de procedimento ou de outros produtos que seriam realmente capazes de fazer esta remoção desses corantes artificiais aplicados. Somente com a ação natural da ação dos radicais livres, isso não seria possível, pois não haveria a remoção total dos pigmentos.

Além disso, eu preciso da ação de três elementos para a coloração: um agente alcalino, precursores de cor e do peróxido de hidrogênio.

Em outro vídeo, expliquei sobre uma tabela em que, a partir da escala, posso mensurar quando uma determinada substância que possui água, isto é, está em meio aquoso, pode ser tão alcalino ou ácido ou até neutro.

Vou colocar aqui embaixo para você assistir esse vídeo.

Expliquei que algumas colorações possuem um poder de alcalinidade maior do que outras. Algumas marcas que produzem coloração possuem amônia e outras possuem outras substâncias que são considerados agentes alcalinos. Dentro da embalagem de coloração, daquele tubinho da marca de sua preferência, terá na composição química um agente alcalino, que pode ser amônia ou outras substâncias. Além disso, esse produto é combinado com o peróxido de hidrogênio, que tem um grande potencial de trabalho na revelação dos precursores de cor, além de liberar os nossos pigmentos naturais.

Ou seja para cada tipo de procedimento que você vai fazer, você irá assim fazer a opção de um percentual de volumagem, isto é, um percentual de peróxido de hidrogênio dentro dessa gama que você está acostumado a trabalhar em seu salão. Já os precursores de cor nada mais são do que os corantes artificiais, revelando a cor quando entram em contato com o oxigênio. Seja o oxigênio em contato com o hidróxido de hidrogênio, quanto o ar que nós respiramos.

IMG 3442 - Colorações ✅ Diferenças, Como Agem, Durabilidade
Coloração

Desse modo, é necessária a combinação desses três elementos para que tenha ação da coloração permanente. Desse modo, o agente alcalino vai fazer a abertura das cutículas, abrindo caminho para os precursores de cor penetrem no córtex e, uma vez lá dentro, o peróxido de hidrogênio irá fazer uma faxina no córtex. Ficando um espaço vazio, os precursores de cor, que eram transparentes, começam a se arranjar naquele espaço e após ter contato com o peróxido de hidrogênio, ganhará a cor desejada que está dentro do tubo de coloração.

Não é só essa característica que a coloração tem. Além disso, tem o poder de clarear um cabelo natural em até dois ou três tons e, no caso de superclareadores, quatro tons. Dependendo da marca que você trabalha no seu salão, é possível clarear, além de 4 tons, meio tom.

Outra característica que eu tenho é que a cobertura de branco é de até 100%. Se você seguir à risca, sem queimar etapas, fazendo um bom diagnóstico, um cálculo do percentual de branco para não ter dúvidas.

IMG 3841 - Colorações ✅ Diferenças, Como Agem, Durabilidade
Coloração

Coloração permanente: manutenção

A durabilidade também vai variar de acordo com a manutenção dessa cliente. Não será fácil remover a coloração de oxidação ou permanente. Como o próprio nome dele já diz, somente com procedimentos capazes é que nós iremos conseguir alterar alguma coisa.

Bom, espero que eu possa ter esclarecido algumas dúvidas pra você colorista, aspirante ou auxiliar de cabeleireiro e cabeleireira.

Gostando, por favor, deixe seu like. Isso é importante.

Tendo alguma dúvida, deixe suas perguntas aí embaixo, faça seus comentários que eu, Renata da Beleza na Íntegra, vou tentar ajudar você a solucionar os seus problemas de colorimetria.

Até o próximo vídeo, meu muito obrigado e espero que vocês tenham gostado do vídeo.

Te vejo na próxima aula, muito obrigada e até lá.

Instagram: @renatagoulart.hair e @belezanaintegra

Escrito por Renata Goulart

Cabeleireira com 30 anos de experiência no mercado da beleza, e 10 anos como educadora em uma das principais marcas de produtos de beleza do mercado internacional, quero ajudar os profissionais no desenvolvimento de suas habilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como Escolher o Shampoo Certo 22 - Como Escolher A Volumagem Correta do Oxidante

Como Escolher A Volumagem Correta do Oxidante

Como Escolher o Shampoo Certo 28 - Ansiedade E A Quarentena: Meu Relato

Ansiedade E A Quarentena: Meu Relato