Como Saber Se O Seu cabelo Precisa de Hidratação?

É fato que quase todos os cabelos precisam de produtos hidratantes, nutritivos, fortalecedores e reconstrutores. Entretanto, em cada momento o seu cabelo vai precisar mais de uma coisa do que de outra.

Quase todo cabelo precisa desses quatro passos (pode colocar fortalecimento junto de reconstrução também!), por causa da própria estrutura do fio, que é formado por, em média, 90% de proteína (aminoácidos, lembram?), água (hidratação), lipídios (nutrição), minerais e outras substâncias.

O Que A Hidratação Faz?

O que a hidratação fará é a reposição hídrica. Ou seja, vai repor água, que é sempre necessária independente do tipo de cabelo, já que os fios perdem “água” o tempo todo.

Quando há essa perda hídrica e não ocorre uma reposição de água, os fios ficam ásperos, ressecados, opaco, com frizz e sem vida.

Como e Quando Hidratar os Fios?

A hidratação deve ser feita com produtos que absorvam ou retenham água, que são os produtos umectantes e hidratantes.

Como o intuito é repor apenas água, não acho válido, para o dia a dia, investir alto em uma máscara hidratante. Claro que há exceções, como no meu caso, que estou com corte químico. Investi na Moi Moi, da L’Anza, que é a melhor máscara de hidratação/nutrição que já usei, porque meu cabelo tá “pobre de tudo” e ela hidrata, nutre e, de quebra, contém queratina de baixo peso molecular, e isso é um diferencial enorme.

Mas, para uso diário, indico máscaras mais simples e baratas, como a Máscara Hidratante da Eh Cosméticos (a azul!) a de Hidratação da Acquaflora (a preta) e a de Macadâmia, da Yenzah, que é de hidratação profunda.

Em situações normais, o correto é hidratar os fios uma vez na semana, sobretudo os cabelos mais volumosos, cacheados e que passaram por procedimentos químicos.

Em casos de corte químico, o que tem funcionado comigo é hidratar toda vez que lavo os fios, o que tem acontecido três vezes na semana. Vale lembrar que quando for fazer uma reconstrução o cabelo deve ser hidratado antes, para evitar que ele fique “duro”.

Quais São As Substâncias Hidratantes?

É importante conhecer os principais ativos hidratantes pra poder identificá-los nos rótulos dos produtos. As mais conhecidas e utilizadas são a lanolina, as vitaminas, o bepantol, o sorbitol, glicerina vegetal, lecitina, óleo de rícino e de jojoba (apesar de serem óleos, mas são mais hidratantes que nutritivos), elastina, extrato de jaborandi e outros extratos vegetais, aloe vera, colágeno, proteína de aveia, proteína de seda, proteína de soja (apesar de serem proteínas, são mais hidratantes), dentre outros.

A grande maioria das máscaras possuem ativos de mais de um tipo (fortalecedores, hidratantes, nutritivos, reconstrutores), mas o que determina se é mais uma coisa ou outra são os ativos que prevalecem, os que estão em maior concentração, que são os que vem escritos primeiro no rótulo.

Qual Comprar?

A melhor, para mim, como falei acima, é a Moi Moi! O melhor custo benefício é a azul da Eh Cosméticos, mas, de verdade, se o seu cabelo não estiver em petição de miséria compre a que estiver em promoção, e aproveite o que tem em casa, como bepantol líquido ou glicerina, pra potencializa a bendita!

Entenderam tudinho?

Beijos

Ju Lopes

Como Saber Se O Seu cabelo Precisa de Hidratação?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

5 Comments
  1. Patricinha Esperta…. AdorooOoooooO…

  2. Juh me ajuda!!!
    Meu cabelo tem mechas,sao as primeiras qi eu fiz,(ah ele tem pregressiva).
    Ele ta duro,so qe nas mechas d tras na nuca esta muito ressecado. Eu nao sei mais oqi fazer.
    HELP-ME

  3. Ju eu uso a hidrataçao após o reconstrutor e deu super certo no meu cabelo…..

  4. Olá meninas, adoreiiii a materia e claro que uma boa hidratação no cabelo sempre é uma boa hein… Fiz no cabelo californianas, com descolorante, ai já viu neah, cabelo cumprido, descolorante e tinta só podia dar em ressecamento, fui em uma cabaleleira e ela me deu uma dica que deu super certo: usar azeite extra virgem com mascara capilar e deixar um tempinho… eu não sei explicar o que acontece e claro em qual tipo de caso isso se adequa, mas achei super legal, claro que não é muito azeite que se deve colocar, pq fica super oleoso o cabelo e se deve aplicar beeeeem longe da raiz… Ju adorei o seu site queria saber mais como tratar dos cabelos com tinturas… E uma dica de corte pra cabelos cumpridos com mais volume na região superior e na inferior os cabelos muchinhos sem vida… Obrigada e parabéns pelo site *—*

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.