É fato que quase todos os cabelos precisam de produtos hidratantes, nutritivos, fortalecedores e reconstrutores. Entretanto, em cada momento o seu cabelo vai precisar mais de uma coisa do que de outra.
Quase todo cabelo precisa desses quatro passos (pode colocar fortalecimento junto de reconstrução também!), por causa da própria estrutura do fio, que é formado por, em média, 90% de proteína (aminoácidos, lembram?), água (hidratação), lipídios (nutrição), minerais e outras substâncias.
O Que A Hidratação Faz?
O que a hidratação fará é a reposição hídrica. Ou seja, vai repor água, que é sempre necessária independente do tipo de cabelo, já que os fios perdem “água” o tempo todo.
Quando há essa perda hídrica e não ocorre uma reposição de água, os fios ficam ásperos, ressecados, opaco, com frizz e sem vida.
Como e Quando Hidratar os Fios?
A hidratação deve ser feita com produtos que absorvam ou retenham água, que são os produtos umectantes e hidratantes.
Como o intuito é repor apenas água, não acho válido, para o dia a dia, investir alto em uma máscara hidratante. Claro que há exceções, como no meu caso, que estou com corte químico. Investi na Moi Moi, da L’Anza, que é a melhor máscara de hidratação/nutrição que já usei, porque meu cabelo tá “pobre de tudo” e ela hidrata, nutre e, de quebra, contém queratina de baixo peso molecular, e isso é um diferencial enorme.
Mas, para uso diário, indico máscaras mais simples e baratas, como a Máscara Hidratante da Eh Cosméticos (a azul!) a de Hidratação da Acquaflora (a preta) e a de Macadâmia, da Yenzah, que é de hidratação profunda.
Em situações normais, o correto é hidratar os fios uma vez na semana, sobretudo os cabelos mais volumosos, cacheados e que passaram por procedimentos químicos.
Em casos de corte químico, o que tem funcionado comigo é hidratar toda vez que lavo os fios, o que tem acontecido três vezes na semana. Vale lembrar que quando for fazer uma reconstrução o cabelo deve ser hidratado antes, para evitar que ele fique “duro”.
Quais São As Substâncias Hidratantes?
É importante conhecer os principais ativos hidratantes pra poder identificá-los nos rótulos dos produtos. As mais conhecidas e utilizadas são a lanolina, as vitaminas, o bepantol, o sorbitol, glicerina vegetal, lecitina, óleo de rícino e de jojoba (apesar de serem óleos, mas são mais hidratantes que nutritivos), elastina, extrato de jaborandi e outros extratos vegetais, aloe vera, colágeno, proteína de aveia, proteína de seda, proteína de soja (apesar de serem proteínas, são mais hidratantes), dentre outros.
A grande maioria das máscaras possuem ativos de mais de um tipo (fortalecedores, hidratantes, nutritivos, reconstrutores), mas o que determina se é mais uma coisa ou outra são os ativos que prevalecem, os que estão em maior concentração, que são os que vem escritos primeiro no rótulo.
Qual Comprar?
A melhor, para mim, como falei acima, é a Moi Moi! O melhor custo benefício é a azul da Eh Cosméticos, mas, de verdade, se o seu cabelo não estiver em petição de miséria compre a que estiver em promoção, e aproveite o que tem em casa, como bepantol líquido ou glicerina, pra potencializa a bendita!
Entenderam tudinho?
Beijos
Ju Lopes